As aventuras de um Ubunteiro nas entranhas do OpenSuse.

Iniciado por Madrigal, 27 de Julho de 2007, 20:44

tópico anterior - próximo tópico

Eunir Augusto

Citação de: allanrock online 08 de Dezembro de 2007, 19:13
Citação de: sylvester online 08 de Dezembro de 2007, 18:32
Citação de: allanrock online 08 de Dezembro de 2007, 18:10
Tô de Suse 10.3 por aqui... e por enquanto tá "SuSse...."

Só a comunidade brasileira achei meio devagar (com todo respeito, vai ver não pesquisei direito....) ... :)
Tenta a portuguesa de Portugal - sempre responderam às minhas duvidas.
www.susept.com

Valeu a dica.. to sabendo já... só comentei... na verdade acho que no Brasil não é muita gente que usa o Suse mesmo (se comparado ao Ubuntu...) ...

amigos, a melhor comunidade do OpenSUSE que conheço, no Brasil, é a http://www.susebrasil.org/

Tem até uns artigos meus por lá  :D  :D  :D

O último artigo que postei, acho que foi o "Mudando o OpenSUSE 10.3 para pt-BR após instalação", por causa desse misto entre pt e pt-br do 10.3

Mas por enqto vou de Suse nao  ;) Boa sorte pra vcs

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

edempoa

Eu migrei do Open Suse para o Ubuntu. O OpenSuse realmente é uma ótima distro, mas uma boa parte dos benefícios desta distro só podem ser sentidas por quem usa pc's em rede com máquinas Windows, ele conversa muito bem com Windows!

Como não era o meu caso, isso não fazia diferença aqui. De fato o Yast é muito completo. O Saw é meio bugado. Ele achava que eu estava usando o driver vesa sendo que estava com o nvidia e compiz ligados e instalado pelo One-Click-Install

Mas o Yast é muito mais lento que o apt-get. Muitos programas vinham com bug's, não era uma distribuição muito estável, por isso acabei indo para o Ubuntu, por enquanto estou satisfeito.

Mas realmente as dúvidas do amigo que fez o tópico não são nada mais do que dúvidas de quem não conhece o sistema, apenas isso.

Supermouse

a impressao que da é que todo mundo do forum que usou o OpenSUSE (incluindo eu, o Galactus e mais uns outros) não gostou dele...

eu não sei se é porque ele era lento, com umas configurações meio nada a ver, ou os foruns eram meio ruims, mas eu nao aguentei mais de uma semana com o OpenSUSE.

quanto ao aprender linux, o Slackware é uma baita distro para esse fim. Eu estava usando ela até o inicio da semana, e é muito boa, mas eu me estressei porque cada programa que vc vai instalar tem que compilar dos fontes ou ficar um tempão na net procurando pacotes... o apt-get é tão mais facil...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Madrigal

Citação de: Supermouse online 10 de Dezembro de 2007, 12:28
cada programa que vc vai instalar tem que compilar dos fontes

É uma frustração que tenho, não ter conseguido aprender compilar programa da fonte... ainda gostaria de poder baixar qualquer coisa do site superdownloads.com.br e instalar, não ficar dependente de ter um .deb ou outro pacote pré-configurado. Realmente me sinto com a inteligência limitada... mas quem sabe um dia me dá um clique e aprendo. ::)

Eunir Augusto

Citação de: Madrigal online 10 de Dezembro de 2007, 23:51
Citação de: Supermouse online 10 de Dezembro de 2007, 12:28

É uma frustração que tenho, não ter conseguido aprender compilar programa da fonte... ainda gostaria de poder baixar qualquer coisa do site superdownloads.com.br e instalar, não ficar dependente de ter um .deb ou outro pacote pré-configurado. Realmente me sinto com a inteligência limitada... mas quem sabe um dia me dá um clique e aprendo. ::)

www.guiafoca.org
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Chucknoris

CitarInserir Citação
Citação de: Supermouse em Ontem às 12:28

É uma frustração que tenho, não ter conseguido aprender compilar programa da fonte... ainda gostaria de poder baixar qualquer coisa do site superdownloads.com.br e instalar, não ficar dependente de ter um .deb ou outro pacote pré-configurado. Realmente me sinto com a inteligência limitada... mas quem sabe um dia me dá um clique e aprendo. Virando os olhos

O legal do linux é que a gente vai evoluindo aos poucos, aprendendo a configurar algumas coisas em linha de comando, hoje mesmo me deparei com uma maquina com windows xp que não iniciava mais e aquela magnifica tela azul dizia que para minha segurança o windows tinha sido desativado. Será que os vírus do windows tabem infectam seres humanos? Bom se é para minha segurança eu fico feliz, mas eu gostaria de saber o por que, e tambem gostaria de poder instalar Linux em todos computadores que eu mexo.
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

edempoa

Um site que me ajudava muito quando usava Slackware era o Linuxpackages.com

Vi que ele não está mais no ar, alguém sabe que fim ele levou?

achteutis

CitarDisposto a não ser apenas um entendido de Ubuntu, e sim de Linux como um todo, decidi trocar de distro principal a cada mês, e a minha primeira "vítima" é o OpenSuse.

vou seguir teu exemplo. mas vou de virtual box. fico no ubuntu mesmo. e vou começar aos poucos - nada de slackware por enquanto. novato, heheh...
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

edempoa

A melhor distro par aprender é o gentoo.

Não precisa nem usar ele exatamente haha

Só instalar ele já vai abrir novos horizontes que você nem imaginava.

achteutis

CitarA melhor distro par aprender é o gentoo.

valeu, vou baixar.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.

Eunir Augusto

Citação de: edempoa online 11 de Dezembro de 2007, 23:37
A melhor distro par aprender é o gentoo.

rapaz, fora aprender não consigo ver utilidade no Gentoo, sério msmo. vou te dar um exemplo: no fds, pra vc relaxar, vc nao vai querer ficar compilando codigo binário por portage, certeza, e no trabalho vc não vai dispor de tempo de ficar "ajustando" o Gentoo ao teu modo. Imagine, por exemplo, vc ficar 50 minutos ou mais compilando via portage um FF  :o em ambiente corporativo é inviável, e no fds, se vc não quiser aprender linux de verdade, não perca tempo com Gentoo.

resumindo: Gentoo = ame-o ou deixe-o (será um grande achado, ou uma grande perda de tempo)

apanhei a deixar ele redondo, e descobri que tem 400 milhões de formas de fazer a msma coisa, na configuração dele. quem usa Gentoo, me diga se com vc aconteceu a msma coisa: vc instalou varias vezes, e em cada vez vc viu que existia uma forma mais facil (ou menos dolorosa... hehe) de fazer o q tu tinha feito, e vc não consegue saber se está mais facil, ou menos dificil, melhor ou pior hehhehe

essa foi minha curta experiencia, mas o edempoa disse verdade: abrirá novos horizontes hehe

[ ]s

Supermouse

edempoa:

o site linuxpackages.com mudou para linuxpackages.net

mas eu ouvi dizer q ele nao é confiavel. os pacotes nao sao feitos em instalações limpas, entao as vezes tem umas dependencias estranhas, além de suspeitas de pacotes com rootkits. o ideal é o slackbuilds.org, q tem scripts pra criar pacotes a partir dos fontes. é o ideal, pq compilar na mão depois é um stress pra manter...

achteutis:

a instalação do gentoo é a mais dificil entre todas as distros, tirando a Linux From Scratch, q nem é uma distro... até mesmo o Slackware tem um assistente de instalação, ele só é mais trabalhoso pra manter depois. o Gentoo nao tem nada de assistente, é tudo na mão mesmo...

Eunir:

Gentoo é útil. Ele permite uma grande flexibilidade do sistema, e ao mesmo tempo possui pacotes compilados de programas maiores para esses casos. Ele é até mesmo usado em diversos servidores ou maquinas especializadas, devido ao seu enorme poder de personalização. Um administrador entendido em Gentoo pode instalar um servidor com exatamente os serviços q ele quiser (vc pode capar totalmente um programa, ou encher de opções extras. em pacotes pré compilados, vc vem com um padrão definido pelo criador do pacote), e usuários domésticos avançados podem aproveitar o aumento de desempenho q a compilação e remoção de partes inuteis dos programas podem proporcionar...

eu mesmo só nao estou usando o Gentoo agora porque meu tempo anda extremamente curto, e eu acabei de sair do Slackware... mas eu tenho aqui meu DVD com o stage4 da minha maquina pra botar o sistema rodar a hora q eu quiser...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Eunir Augusto

Citação de: Supermouse online 12 de Dezembro de 2007, 00:27

eu mesmo só nao estou usando o Gentoo agora porque meu tempo anda extremamente curto

Supermouse, assino embaixo do q tu disse. realmente há casos específicos em que o Gentoo é a melhor pedida. mas quase todos nós sofremos da síndrome da falta de tempo  :D  :D  :D

qtas vezes vc nao podia fazer algo melhor do q tu fez, mas acabou fazendo o melhor q dava no tempo q tu tinha pra fazer, me diz?  :D  :D  :D

abraços, amigo  ;) boa noite e até amanhã

Piras

O problema desta história de compilar é que isto faz cada vez menos sentido. Compilar hoje em dia só faz sentido mesmo para quem não dispõe de pacote binário ou se este instala uma versão antiga demais, muito defasada em termos de funcionalidades. Agora, em termos de desempenho mesmo, eu penso que a diferença entre uma distro compilada para arquiteturas i386, i486, i586 ou i686 é cada vez menor.

E para quem deseja uma distribuição que desafie o administrador/usuário a aprender, acho que a LFS (Linux from scratch) tem a virtude de oferecer um desafio muito mais completo que o Gentoo, com a vantagem de dispor de uma controle de qualidade mais rigoroso e, portanto, maior estabilidade. Afinal, quem está aprendendo não deve ficar lidando com defeitoziinhos bobos.

achteutis

bem, baixei o gentoo. mas ainda não vou experimentá-lo. preciso firmar mais conhecimento, entender melhor as coisas. gosto de ser prudente, e de entender os passos que estou dando. agora nas férias talvez me divirta um pouco. mas já andei brincando, não mais que isso, com outras coisas, fáceis, tipo dreamlinux e DSL. muito legais, tanto que acabei puxando odesign do dreamlinux pro meu desktop - dock embaixo, painel em cima, bordas das janelas com botões arredondados. gostei também do fluxbuntu. mas todos esses em live CD - tirando o fluxbuntu que instalei por uma noite no virtualbox e adorei. quero tirar um tempo pra estudá-los. baixei também um knoppix, legla também. material pra estudo. ainda chego no gentoo e no slackware, ou mesmo LFS, quem sabe, hehehehee... :D