As aventuras de um Ubunteiro nas entranhas do OpenSuse.

Iniciado por Madrigal, 27 de Julho de 2007, 20:44

tópico anterior - próximo tópico

Madrigal

Segundo dia

Graças a uma apostila indicada no fórum (http://www.susebr.org/icoslau/GuiaNvidiaSuSELinuxrev01.pdf), consegui instalar o driver da NVidia. :-)

Para testar se tudo ia bem, coloquei pra funcionar o Efeito 3D, funcionou, mas fazendo rodar o cubo ou obtendo o efeito de chuva, a tela fica piscando, como se estivesse falhando alguma coisa... é algo para relatar no fórum de lá.

Outro teste foi instalar o Second Life, o maneira de instalar o jogo foi idêntico à maneira do Ubuntu, ocorreu tudo bem.

Por enquanto é isso, não mexi com mais nada, agora com as dicas aqui de novos repositórios, vou verificar como instalar o aMSN.

Madrigal

Terceiro dia
Comecei o dia dando uma pesquisada sobre o OpenSuse tal como me aconselharam por aqui...

As seguintes páginas são obrigatórias antes mesmo de instalar, teria me poupado muita perda de tempo:

http://www.guiadohardware.net/analises/opensuse-10/ (Agradeço ao HD883 pela indicação).
http://www.guiadohardware.net/analises/opensuse-10/gerenciamento-pacotes-repositorios.html
http://www.guiadohardware.net/artigos/repositorios-opensuse-10

Conforme a sugestão do Pain, adicionei os repositórios Guru e Packman. Foi o suficiente para poder instalar o aMSN.

Com isso percebi que o OpenSuse vem quase sem repositórios, não vem nem mesmo com os repositórios oficiais, temos que nós mesmos adicionar um a um, o que não chega a ser muito chato.

Ao tentar ligar o aMSN, faltou um arquivo chamado TLS, mas uma breve pesquisada no Google foi suficiente para eu resolver o problema.

Na hora de usar a webcam... não reconheceu (no Ubuntu, Big Linux e Kurumin encontra automático). Fui pesquisar um pouquinho e cheguei nesta página: http://www.guiadohardware.net/dicas/webcam-opensuse-10.html
Seguindo os passos consegui instalar os drivers adequados, e está 100% agora.

Já estou mais familiarizado com o OpenSuse, consegui instalar os codecs para o Totem, nenhuma dificuldade, pois os codecs são os mesmos que se deve procurar para fazer funcionar no Ubuntu.

Resolvi também a segurança excessiva de ter que colocar senha se ficava algum tempo sem mexer no sistema:
computador -> Centro de Controle -> seção aparência -> protetor de tela
Desmarque a opção "Travar tela quando a proteção de tela estiver ativa"

Ainda falta resolver o tal de chaveiro, quando abro o Evoltution, tem que colocar a senha... quero tirar isso.

Por enquanto é isso...

allanrock

É os repositórios tem que ser adcionados manualmente mesmo, de acordo com os programas que você for utilizar, uma coisa que notei é que após adcioná-los o Yast vai se tornando lerdo cada vez que vc abre, pois ele checa todas as fontes.....

No meu caso como tenho apenas 384 Mb de RAM, desabilitei serviços como, ZMD, Beagle e alguns serviços do KDE, só pesquisar no fórum deles tem bastante material lá.. e mesmo assim não ficou assim uma ferrari.. hauhauhaua

Madrigal

Descobri algo que é muito legal, o site http://benjiweber.co.uk:8080/webpin/ faz uma pesquisa pelo repositório necessário, como por exemplo, digita o nome de um programa qualquer, e mostra qual o repositório a acrescentar.

Será que o Ubuntu tem serviço de busca de repositório desse jeito? Ponto para o OpenSuse...

celsofaf

Citação de: Madrigal online 29 de Julho de 2007, 22:13
Descobri algo que é muito legal, o site http://benjiweber.co.uk:8080/webpin/ faz uma pesquisa pelo repositório necessário, como por exemplo, digita o nome de um programa qualquer, e mostra qual o repositório a acrescentar.

Será que o Ubuntu tem serviço de busca de repositório desse jeito? Ponto para o OpenSuse...

Não sei. Como você mesmo disse, o OpenSUSE vem quase sem repositórios por padrão, e você tem que ir adicionando. No Ubuntu os repositórios oficiais são bastante completos (mais de 21 mil pacotes para o Feisty), e eu não sei se o que você disse faz merecer pontos para o OpenSUSE :). Lembre-se que, por outro lado, temos o Automatix (eu nunca usei, mas existe!) e tem mais coisa também no http://www.getdeb.net/.

Continue com seu teste. Boa sorte!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

HD883

Amigo Madrigal, desinstale por completo o zenworks/rug  que é uma bela bosque, felizmente no proximo 10.3 vai vir sem ele. Não vai sentir a falta dele- o yast é excelente. Se sentir saudades do apt-get do ubuntu, use o smart.
Se quiser que o sistema fique ainda mais rapido desinstale também o beagle.
Boa sorte!

Madrigal

Quarto dia

Citação de: HD883 online 30 de Julho de 2007, 12:17
Amigo Madrigal, desinstale por completo o zenworks/rug e beagle

Tentei desinstalar este rug, e o Beagle, e outros arquivos relacionados, mas deu mensagens de dependências ausentes, então deixei quieto.

Tirando isso, tentei fazer com que a partição Windows montasse automaticamente, mas não deu certo... coloquei no fórum do Suse a questão e aguardo resposta.

allanrock

Isso tudo você pode fazer via DVD ou CD na instalação/atualização, dê boot e marca os pontos de montagem e os pacotes que você não quer instalar ou retirar... pelo menos eu fiz assim e deu certo... ;D

Madrigal

Citação de: allanrock online 30 de Julho de 2007, 23:40
Isso tudo você pode fazer via DVD ou CD na instalação/atualização, dê boot e marca os pontos de montagem e os pacotes que você não quer instalar ou retirar... pelo menos eu fiz assim e deu certo... ;D

Pois é, mas fiz isso com a partição do Ubuntu e um outro, mas já que deixei de lado o do Windows, não vou reinstalar pra isso... vou editar o fstab.

Após criar o diretório /mnt/windows, crescentei a seguinte linha mas não deu certo:
/dev/hda1 /mnt/windows ntfs noauto,users,exec,ro,umask=000 0 0

celsofaf

Citação de: Madrigal online 31 de Julho de 2007, 08:52
Pois é, mas fiz isso com a partição do Ubuntu e um outro, mas já que deixei de lado o do Windows, não vou reinstalar pra isso... vou editar o fstab.

Após criar o diretório /mnt/windows, crescentei a seguinte linha mas não deu certo:
/dev/hda1 /mnt/windows ntfs noauto,users,exec,ro,umask=000 0 0

Você tem como checar se tem o ntfs-3g instalado? Se for o caso, no seu fstab, troque ntfs por ntfs-3g.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Polaco

Como já disseram, remova a tranqueira que é o Zen, não serve pra nada se você utilizar o YaST para adicionar ou remover pacotes, aliás, nem use o YaST, o Smart é anos-luz melhor que ele, muito mais rápido e para quem vem do Ubuntu é bastante familiar. ;)

Eu tenho um caso de amor e ódio com o SUSE, gosto da distribuição, fiquei longe dela um tempo após a Novell ter tomado conta da distro, e agora instalei novamente a 10.2 para ver como anda a minha antiga distro. Dá pra se dizer que fora a "gnomização" do sistema, ele continua bom, não perfeito, mas como sempre foi, acima da média.

Eu sou meio suspeito para falar, mas experimente o KDE, que é a "alma" do SUSE. O GNOME sempre teve um tratamento ruim, que pelo pouco que vi, mudou um pouco com a entrada da americana Novell na jogada.

Sobre o login automático, é a última opção da instalação, quando o sistema pergunta o login do usuário ele dá a opção de login automático. ;)

Se você quiser algo como o Automatix, experimente o GetSetReady que nossos irmãos portugueses desenvolveram, ele ainda está em estágio inicial de desenvolvimento (bem inicial!) porém já é funcional, vale a pena dar uma olhada.

http://my.opera.com/Ricardo%20Belfiglio/blog/opensuse
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Mythus

Citação de: Madrigal online 30 de Julho de 2007, 22:32
Tentei desinstalar este rug, e o Beagle, e outros arquivos relacionados, mas deu mensagens de dependências ausentes, então deixei quieto.

Beagle é uma ferramenta de busca que consome um pouco o computador, mas me impressiona nos resultados. Tanto que um dos programadores do Beagle foi trabalhar pro Google Desktop Search, mas como ainda não tive tempo de ver esse último programa, nem posso fazer uma comparação entre um e outro.

Quando se pesquisa com o Beagle você pode fazer uma busca simples ou usar conectores boleanos e o resultado é dividido em seções: documentos, diretórios, conversas, websites, imagens, compromissos, etc.
Abraços,

Madrigal

Citação de: Polaco online 31 de Julho de 2007, 10:48

Se você quiser algo como o Automatix, experimente o GetSetReady que nossos irmãos portugueses desenvolveram,..
http://my.opera.com/Ricardo%20Belfiglio/blog/opensuse

Uma invenção portuguesa mas feito em inglês... vejo que não são só os brasileiros que não valorizam a nossa língua... :P

Vou instalar, valeu pela dica.

Madrigal

Parei com a experiência com o OpenSuse há um mês mais ou menos, pois me dei por satisfeito.

De conclusão, digo que se não existisse o Ubuntu, é provável que eu estaria usando o OpenSuse... mas eu pessoalmente acho o Ubuntu com muito mais suporte em português.

O OpenSuse não tem opção de minha segunda língua, que é o Esperanto. O Ubuntu na instalação já o tem como opção.

Deixei pra trás algumas pendências sem solução, como o tal chaveiro que pedia senha, e não consegui instalar algo para renomear vários arquivos de uma vez, como o mvb.

Quando eu voltar a ter mais tempo e disposição, irei experimentar outra distro, ou mesmo tentar novamente ter desenvoltura com o OpenSuse ao nível que tenho com o Ubuntu, pois como dou aula particular de informática, tenho que saber mexer em distros diversas.

Eunir Augusto

Citação de: Madrigal online 14 de Outubro de 2007, 01:45
Parei com a experiência com o OpenSuse há um mês mais ou menos, pois me dei por satisfeito.

Ei, Madrigal, diz uma coisa: o OpenSuse realmente é "muito pesado"? Pergunto pois esta é a fama, e que faz eu evitá-lo, já que meus hardwares são sempre modestos. Vc teve essa impressão?

Citação de: Madrigal online 14 de Outubro de 2007, 01:45
O OpenSuse não tem opção de minha segunda língua, que é o Esperanto. O Ubuntu na instalação já o tem como opção.

Esperanto?? ??? Como diziam os Titãs: "Ninguém sabe falar Esperanto! Miséria, miséria em qquer canto!" Caraca, tu é a primeira pessoa que conheço que sabe Esperanto! Que legal!  :D  :D

Obrigado, Madrigal. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)