Ubuntu em thin clients

Iniciado por lucash_br, 26 de Julho de 2007, 16:50

tópico anterior - próximo tópico

lucash_br

Olá, é possivel instalar o Ubuntu em um thin client com HD de 256mb? Pode ser qualquer tipo de instalacao, com qualquer ambiente grafico. Tentei com o alternate cd e com o convencional e nao consegui. Infelizmente so tenho 256 mb disponiveis. Se nao for possivel, alguem tem alguma dica de distro, sem ser o damn small??
abraços!

arlei

Olá amigo, seja bem vindo.

estes dias estava lendo uma noticia sobre um tal de PXES, que desconheço por completo, mais é uma "micro" distribuição Linux com este propósito que vc necessita.

http://pxes.sourceforge.net/

T+
Arlei

lucash_br

Obrigado pela resposta. Ja tinha olhado ele, o problema é q os thin clients terão um (micro)hd, com sistema, quero faze-los independente de servidor. Antigamente existiam opções de instalacao dos pacotes pra enxugar o maximo possivel o sistema, porem só a instalação base do ubuntu ja mata os meus 256mb de disco... Daí a razao para eu procurar a ajuda, se é possivel instalar com menos do que isso.

kenshin6x

lucash_br

Coloquei na msg original qualquer um menos o damn small! Mas valeu mesmo assim.
(Se nao for possivel, alguem tem alguma dica de distro, sem ser o damn small??)

Citação de: kenshin6x online 26 de Julho de 2007, 17:13
voce pode instalar o Damn Small Linux
http://www.damnsmalllinux.org/

dudu_ubuntun

ola, seja bem vindo ao forum

eu uso thinclients, como thinclients ou seja, apenas dao boot remoto no ltsp.

vc deve ter uma memoria flash e ta querendo instalar nessa memoria flash (que faz o papel de hb) alguma distribuição linux.

pois bem, 256 mb convenhamos nao é mta coisa, mas acho q dá pra fazer alguma coisa sim

como vc ocnhece tem o dam small linux, mas também tem o Puppy Linux, também mto pequeno e por fim a dizinha q gosto mto e quebra um galho as vezes, vc pode considerar ainda as versoes antigas do kurumin, ate a 4.2 ele era projetado para caber num mini-cd (190 mb) e por ai vai.

acho  q vc deve pensar no que quer rodar, quais os aplicativos, OOo, firefox, etc, nos diga qual a utilização e quem sabe dá para remasterizar o cd do ubuntu, retirar mta coisa deixando apenas o q vc precisa realmente rodar, protanto, remasterizar o cd do ubuntu é outra alternativa.

por fim, vale considerar a capacidade do processador e da tua memoria, thinclients bons vem com no max 800 hz e 256 de ram, isso é pouco para o ubuntu normal.

mas nos diga la, o que vc esta pensando em usar de programas e teste as opções q disse acima ;0

um abraço

lucash_br

Dudu:

Obrigado pela sua resposta!
O q vc disse é exatamente minha situaçao, maquinas de 800mhz, so q com 512 de ram e hds flash de 256mb. Sobre as distros q vc mencionou, a opçao pelo Ubuntu se deve a facilidade de instalaçao/manutencao, com relacao inclusive na detecçao do hardware, ja q vao placas wireless.
Resumindo, gostaria do ubuntu pq ele é o q se encaixa melhor.
O damn small/kurumin, sendo o primeiro excelente nao tem um apt bacana, e o kurumin, bem.... e razoavel, porem procuro algo mais robusto.
A aplicaçao q pretendo rodar é o wine, q vai abrir um exe de 2.5mb em delphi, nada mais do q isso. Sem oofice, firefox, nada....
Das opçoes q cogitei são realmente usar o thin client pra carregar imagem de boot do servidor, e usar o X, ou entao remasterizar o ubuntu, porem somente em ultimo caso....
tem alguma outra sugestao?

lucash_br

Olá Flea,
Ja tinha visto esse link, mas q ele se refere a versao 5.1, o q nao seria tao interessante. Mas mesmo assim, resolvi tentar a uns dias atras e nao consegui... Alem disso o projeto acho q parou.

Citação de: Flea online 26 de Julho de 2007, 21:47
https://help.ubuntu.com/community/InstallingUbuntuLite

dudu_ubuntun

bom, como disse eu uso thinclients como thinclients, acho q no seu caso o ltsp cairia como uma luva, a unica questao seria a wireless, mas enfim, considera a hipotese de remasterizar o ubuntu server e rodar o openbox e o programa q vc precisa, mas eu ainda aposto em ltsp rsrs

t+