É preciso atualizar?

Iniciado por Gréga, 09 de Julho de 2007, 21:27

tópico anterior - próximo tópico

pinduvoz

Walkir:

As partições no Linux são identificadas de maneira diferente.

No Windows você tem o drive "C:" para a primeira partição do HD, drive "D:" para a segunda partição ou segundo HD e assim vai. Já no Linux, para um HD IDE, a primeira partição será indicada como "hda1", a segunda como "hda2" e assim vai. Mudando de HD IDE (e não de partição), teremos hdb1, hdb2 etc.

Então, para saber quais são suas partições basta ir ao "menu locais", escolher "computador", clicar com o direito do mouse nos ícones de HDs (se tiver mais de um), escolher "propriedades" e ir à aba "volume", onde pela descrição do "ponto de montagem" dá para associar cada ícone à respectiva partição.

Outra maneira é via Terminal, pelo comando "df" (df + enter), cujo resultado será a lista de partições (dentre outras informações).

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Walkir

Olá pinduvoz

No meu caso apareceu isso aqui:
Sist. Arq.           1K-blocos      Usad Dispon.   Uso% Montado em
/dev/hdc1             37728456   5630412  30181492  16% /
varrun                  128040       224    127816   1% /var/run
varlock                 128040         0    128040   0% /var/lock
procbususb              128040        92    127948   1% /proc/bus/usb
udev                    128040        92    127948   1% /dev
devshm                  128040         0    128040   0% /dev/shm
lrm                     128040     33788     94252  27% /lib/modules/2.6.20-16-generic/volatile

isso quer dizer que só tem uma partiçao, sem home, sem swap nem nada? ???

Um abraço^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

pinduvoz

Sim, vc. só tem uma partição de dados, mas isso não quer dizer que vc. não tenha uma partição Swap.

Abra seu Terminal e digite

cat /etc/fstab | grep swap

Se aparecer uma mensagem como a abaixo, vc. tem uma partição swap.

UUID=e7ba61d6-ef80-463f-99b2-713ab7e6d6af     none      swap    sw              0       0

Outro jeito de olhar suas partições é pelas "Informações de Hardware" no menu "Sistema" -> "Preferências". Procure por "IDE Device", sob o qual estará seu HD e respectivas partições.

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Walkir

Valeu mesmo Master Pinduvoz.

Apareceu isso que vc falow :D

Abraço a todos^^

IgorM0L

Eu também tive experencia desse tipo.
Até li um artigo interessante como: Caçando mitos - Fazer upgrade do 7.04 pelo 6.06 não da problemas.
O mito forá detonado! Dá problema sim, então faça que nem eu: instale do zero.

Sobre a /home em partição separada após já ter instalado tudo em apeas uma, tem um tutorial dentro da própria Comunidade Ubuntu Brasil, em sua Wiki;
Eis o tutorial: http://wiki.ubuntubrasil.org/ColocarHomeEmNovaParticao?highlight=%28Colocar%29

Walkir

Valeu pela ajuda Igormol, acho que vai ser bem útil^^

Abraço

arlei

Citação de: igormol online 11 de Julho de 2007, 21:08
Eu também tive experencia desse tipo.
Até li um artigo interessante como: Caçando mitos - Fazer upgrade do 7.04 pelo 6.06 não da problemas.
O mito forá detonado! Dá problema sim, então faça que nem eu: instale do zero.

Sobre a /home em partição separada após já ter instalado tudo em apeas uma, tem um tutorial dentro da própria Comunidade Ubuntu Brasil, em sua Wiki;
Eis o tutorial: http://wiki.ubuntubrasil.org/ColocarHomeEmNovaParticao?highlight=%28Colocar%29

Putz, bem lembrado Igormol.

Eu mesmo ajudei a criar esta página e sou o mantenedor nem me lembrei de indica-la ao Walkir.  :P

T+
Arlei