Problema com alto uso de memória RAM

Iniciado por downloader__, 11 de Julho de 2007, 23:04

tópico anterior - próximo tópico

downloader__

Olá pessoal aqui no meu PC tenho instalado o Kubuntu 7.04 Feisty, há algum tempo venho observando que ele esta com um uso excessivo da minha memória RAM, coisa que eu não acho normal, pois no Windows que  tem aqui no PC o uso de memória é bem inferior ao que tenho aqui, usando o Kubuntu, então como ainda sou iniciante decidi postar aqui no Fórum pra ver se alguém me ajuda a resolver o problema, estou sem Swap nenhum aqui, agora estou decidindo a fazer um.

Pentium 4 HT 2 processadores de 3.0 GHz
1024 Mb RAM
80 Gb HD
GeForce nvidia 6800, 256 Mb
[img=http://img478.imageshack.us/img478/8067/kubuntu1ed2.th.png]

clcampos

Tem que ver ai o que esta comendo toda esta memória, porque de repente pode ser só cache. Aqui comigo (que tenho 1 Gb de RAM) acontece o mesmo, veja:

$ free
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:       1026196    1007004      19192          0      41716     358832
-/+ buffers/cache:     606456     419740
Swap:       522072      33828     488244
$
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

downloader__

Bom cara aqui eu não percebo lentidão nenhuma, mas se isso fosse no Windows com certeza ele estaria parado, nem com o beryl ligado e eu fazendo efeitos eu tenho lentidão, mas eu gostaria mesmo de criar um swap para ajudar minha memória, tenho o QTParted, mas não tenho nem idéia de como utiliza-lo  ::)

clcampos

Pois é, se não tem lentidão deve mesmo ser cache/buffer todo este uso ai.

Para criar o swap acho que basta diminuir o tamanho da sua partição do Ubuntu (exatamente no tamanho que quer a swap) e colocar a nova partição como swap e ai criar a linha no arquivo /etc/fstab.

O meu tá assim:

UUID=5198a782-327a-4c81-9474-57be1b479b9b none            swap    sw

Você vai ter que trocar UUID=5198a782-327a-4c81-9474-57be1b479b9b pelo dispositivo relativo à sua partição (/dev/algumaCoisa).
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

downloader__

Aí cara hoje eu liguei o PC e olha só como é que ficou minha memória.
Citar$ free
Mem:       1035604     538408     497196          0      18740     289240
-/+ buffers/cache:     230428     805176
Swap:            0          0          0

clcampos

Citação de: downloader__ online 12 de Julho de 2007, 13:17
Aí cara hoje eu liguei o PC e olha só como é que ficou minha memória.
Citar$ free
Mem:       1035604     538408     497196          0      18740     289240
-/+ buffers/cache:     230428     805176
Swap:            0          0          0

Qual o tamanho da partição do swap que você criou, qual o dispositivo em /dev representa esta partição, e como esta seu arquivo /etc/fstab?
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

rjbgbo

Amigo, tem muitos tópicos aqui no fórum sobre o tema memória, te indico 2:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,2274.msg12302.html#msg12302
http://www.ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=971&postdays=0&postorder=asc&highlight=mem%F3ria&start=0

O fato é que também ainda ñ me acostumei muito, mas lendo esses tópicos, entre outras matérias sobre esse tema encontradas via Google, entendi que o modo do Linux trabalhar é diferente.

Ele vai 'acumulando' registros na memória cache (virtual) de programas...

Qdo se fecha um programa permanece esse tal registro, p/ que no caso do usuário voltar a usá-lo logo depois, o mesmo iniciar mais rápido. Coisa de Linux.

também os cache de navegadores vão p/ essa memória cache. Neste caso conforme o navegador que vc usa, seria bom uma configuração p/ usar menos o tal cache.

Bom aqui comigo, noto o seguinte em 1GB RAM e 1,1GB SWAP, no Firefox já devida/ configurando p/ usar menos cache, dependendo do site vejo que a mem. cache cresce, também o synaptic, atualização do Ubuntu... O programas nem tanto. Fico meio assustado, mas já me acostumei. No caso o Ubuntu joga na SWAP mesmo, mas em torno do 3% aqui comigo. E ñ sinto nenhuma instabilidade no sistema.

Pelo menos é isso que entendi.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

downloader__

Citação de: rjbgbo online 12 de Julho de 2007, 14:34
Amigo, tem muitos tópicos aqui no fórum sobre o tema memória, te indico 2:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,2274.msg12302.html#msg12302
http://www.ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=971&postdays=0&postorder=asc&highlight=mem%F3ria&start=0

O fato é que também ainda ñ me acostumei muito, mas lendo esses tópicos, entre outras matérias sobre esse tema encontradas via Google, entendi que o modo do Linux trabalhar é diferente.

Ele vai 'acumulando' registros na memória cache (virtual) de programas...

Qdo se fecha um programa permanece esse tal registro, p/ que no caso do usuário voltar a usá-lo logo depois, o mesmo iniciar mais rápido. Coisa de Linux.

também os cache de navegadores vão p/ essa memória cache. Neste caso conforme o navegador que vc usa, seria bom uma configuração p/ usar menos o tal cache.

Bom aqui comigo, noto o seguinte em 1GB RAM e 1,1GB SWAP, no Firefox já devida/ configurando p/ usar menos cache, dependendo do site vejo que a mem. cache cresce, também o synaptic, atualização do Ubuntu... O programas nem tanto. Fico meio assustado, mas já me acostumei. No caso o Ubuntu joga na SWAP mesmo, mas em torno do 3% aqui comigo. E ñ sinto nenhuma instabilidade no sistema.

Pelo menos é isso que entendi.
Valeu aí pela dica, vou dar uma olhadinha, clcampos eu ainda não criei uma swap ainda vou começar a aprender um pouco para depois eu cria-la.