Autor Tópico: Memória!!  (Lida 3737 vezes)

Offline Linceth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Memória!!
« Online: 09 de Dezembro de 2005, 10:33 »
Olá amigos! Estou utilizando o Ubuntu 5.10, está tudo rodando uma beleza, porém venho notando uma coisa. Ele consome muita memória. Não via isso em outras distribuições que utilizava o KDE. É apenas uma informação. Até mais!

Offline rafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Memória!!
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2005, 02:58 »
Como você mediu a utilização de memória para chegar a essa conclusão? Qual programa foi utilizado? Ou foi apenas na espera vendo no relógio de pulso mesmo?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Memória!!
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2005, 09:09 »
Bem, não entendi se o colega acima quis fazer uma brincadeira através de ironias eu estava falando sério.

Vamos aos fatos.


Já foi discutido aqui no Fórum essa característica do Ubuntu em consumir muita memória. Isso ocorre por três motivos.

O primeiro é que ele carrega muitos módulos desnecessários na memória na hora do boot. Você pode tentar desabilitá-los depois para deixar ele mais leve. Você pode fazer isso na "unha" ou através do BUM (que por sinal me parece não estar funcionando bem no Ubuntu 5.10 -  ainda não testei).

O segundo: Se você notou bem, após o boot, o Ubuntu já utiliza cerca de 120MB de RAM sem ao menos você ter chamado nenhum programa. Essa quantidade de RAM só vai aumentando a medida que você vai  usando o sistema, mesmo você tendo fechado o programa. Isso ocorre porque no Linux ele procura usar ao máximo a memória física (RAM), até ela estar cheia - vamos colocar assim; só então ele começa a usar a memória virtual (Swap). Resumindo, ele usa a memória física como memória virtual até onde ele pode. Portanto ao chamar um programa ele não só aloca memória para o programa como também para a memória virtual que ele provavelmente utilizaria, mas tudo na memória física (RAM). Mesmo você fechando o programa, ele vai liberar a parte da memória do programa, mas não libera a virtual. Daí você não vê a memória baixando muito após ter fechado o programa. O Linux faz isso para maior desempenho do sistema. Em quanto que no Windows mesmo com memória RAM livre ele faz uso da memória virtual, o Linux procura usar ao máximo a memória física antes de usar a virtual. Que é muito mais lenta. Isso é ótimo em sistemas com muita memória como o meu. Não sinto o sistema ficar lento de jeito nenhum. Agora imagine um sistema com pouca RAM, vai ser o contrário. Pois logo ele vai ter "enchido" a RAM e partido para a SWAP. Como sou daqueles usuários que sempre está com muita coisa aberta ao mesmo tempo, procurei fazer o melhor investimento para o meu caso. Comprei muita RAM mesmo com todo mundo me falando que era besteira. Foi a melhor coisa que eu fiz. Não quero mais saber de PC desmemoriado. É comum o meu Ubuntu estar usando 350MB de RAM e nada do Swap. Se chamo o LimeWire então ele pula fácil para os 450MB (isso com um monte de coisas abertas ao mesmo tempo), porque ele usa JAVA, que é muito pesado.

O terceiro: O módulo responsável pela leitura do consumo de memória atualmente utilizado não é preciso. Já estão trabalhando num upgrade dele para maior precisão.



Como é que eu vejo isso tudo? No Ferramentas de Sistema > Monitor do sistema . Na aba recursos, você vê a memória Física e virtual que ele está usando, além do uso do processador e da rede. E na aba processos você vê todos os programas que estão carregados ou "dormindo" (estão em cache na memória física ou virtual) durante aquele momento. É aí o ponto de partida para você saber o que você quer ou não desabilitar para que ele use pouca memória.

A colocação de facilidades no Linux para competir com o Windows, faz com que o sistema consuma muito mais RAM que antigamente. O problema é que ainda se faz muita propaganda que Linux roda bem em máquinas com poucos recursos. Aí o pessoal quer usar uma Distro Linux com as facilidades  do Windows (ou seja, uma distro atual) mas com Hardware de 10 anos atrás ou mais. Daí fica difícil. De qualquer maneira, mesmo em distros consideradas pesadas (como o Suse e o Ubuntu), elas consomem menos RAM que o Windows. E não vão ficando lentas com o passar dos meses do sistema instalado, o que ocorre com o Windows por causa da bagunça que vira o registro dele. Tente abrir muitos programas no Windows XP para você ver para onde salta o uso da memória RAM e da Swap, e faça o mesmo no Linux e compare.

Quando tinha o meu sistema em Dual Boot eu fiz isso. Mesmo com o pessoal chorando que o sistema usa muita memória, posso garantir que o Linux usava a metade da quantidade de memória que o Windows usava, isso com muitas aplicações abertas ao mesmo tempo.

Dá uma lida nesse tópico comprido que você vai entender tudo melhor:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=971&postdays=0&postorder=asc&highlight=limpar+mem%F3ria++ubuntu&start=0

Abraços.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
Memória!!
« Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2005, 22:52 »
Você pode compilar o kernel da sua máquina deixando só os módulos que realmente você usa, dai ele não vai ficar subindo módulo que tu nunca vai usar.. Aqui depois que carrego o sistema, é um consumo de 32mb, que ainda acho muito alto, pois não compilei o kernel deixando ele bem "limpinho".. Não custa nada tentar, inclusive a inicialização da sua máquina (carregamento do ubuntu) vai ficar mais rápido, já que ele vai encontrar os módulos correspondentes ao seu hardware mais facilmente :D
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Memória!!
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2005, 23:30 »
Citação de: "dealer"
Você pode compilar o kernel da sua máquina deixando só os módulos que realmente você usa, dai ele não vai ficar subindo módulo que tu nunca vai usar.. Aqui depois que carrego o sistema, é um consumo de 32mb, que ainda acho muito alto, pois não compilei o kernel deixando ele bem "limpinho".. Não custa nada tentar, inclusive a inicialização da sua máquina (carregamento do ubuntu) vai ficar mais rápido, já que ele vai encontrar os módulos correspondentes ao seu hardware mais facilmente :D



Grande Dealer. Quer dizer que 32MB de RAM é muito?  :shock:

Cara onde eu aprendo a recompliar o Kernel só com os módulos que eu preciso?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline fabiodsp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
    • http://www.flickr.com/photos/fabio_dsp
Memória!!
« Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2005, 23:35 »
Sendo assim, como é q funciona exatamente essa coisa toda de:

1- Desabilitar os módulos desnecessários? Por onde posso fazer isso?

2- Como eu faço para compilar o kernel para deixá-lo "bem limpinho" para o meu sistema? Eu tenho de estar conectado a internet?

Seria uma tarefa bastante interessante de se executar, não acham!!!

Vlw!

Offline rafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Memória!!
« Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2005, 00:04 »
Vc pode tentar instalar o programa rcconf pelo synaptic e depois dar uma passada no site:

http://doc.gwos.org/index.php/Speed_up_boot

Os vermelhos são os "indicados" a serem desabilitados. Dah um conferes, por essa dica jah é possivel dar uma leve otimizada no sistema.

No tópico http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=2056 tem mais algumas dicas.
 :wink:

Offline Shyko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Memória!!
« Resposta #7 Online: 03 de Agosto de 2007, 23:47 »
Alguém sabe me dizer por que os números de memória consumida mostrados em Monitor do Sistema e pelo comando 'free' não batem?

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Memória!!
« Resposta #8 Online: 05 de Agosto de 2007, 14:45 »
Talvez você não esteja sabendo ler o comando "free".

No exemplo abaixo a memória ram livre está registrada na parte em negrito:


Citar
 
                  total         used         free     shared    buffers     cached
Mem:        256132     252424        3708            0       3404      52576
-/+ buffers/cache:     196444      59688
Swap:       658656     166624     492032





Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Memória!!
« Resposta #9 Online: 05 de Agosto de 2007, 14:47 »
Agora reparei que esse tópico é de 2005 e nada tem a ver com sua dúvida.

De uma próxima vez eu recomendaria que você fizesse uma pesquisa na ferramenta de busca do fórum, e caso não encontrasse uma resposta que resolvesse seu problema, criasse um novo tópico com sua nova dúvida.


Qualquer dúvida é só postar que teremos o maior prazer em te ajudar sempre que pudermos.

De qualquer forma bem vindo ao ubuntu e bem vindo ao fórum.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2007, 14:49 por gabriel0085 »