Novato no Ubuntu - é verdade que o Ubuntu dispensa o uso de anti-vírus?

Iniciado por diogocv, 01 de Julho de 2007, 15:47

tópico anterior - próximo tópico

diogocv

Pessoal, finalmante consegui instalar o Ubuntu aqui no meu pc e estou com dúvidas. Vi em vários lugares pessoas comentando que não há necessidade de usar anti-vírus com o Ubuntu. Isso é verdade? O Ubuntu é tão seguro assim? E quanto a anti-spyware's e Firewall's, também não preciso utilizá-los?

Ah, e outra coisa: como eu instalo o Opera no Ubuntu, alguém sabe?

Obrigado.

rjbgbo

Sobre os vírus amigo, se empolgue ñ, é claro que a arquitetura do Linux benefecia a segurança e a estabilidade, por causa do uso sistemático de senhas e e diversidade de distribuições.

Imagine um SO sendo um armário c/ gavetas: o windows além das gavetas também tem um ropeiro, que despeja coisas de formas bagunçada.

O Linux ñ mantem tudo em gavetas, qdo se retira algo tira a gaveta e tal. Ponto p/ a estabilidade.

Mas vírus hj, por ser pouco usado ñ se tem isso no Linux, mas q medida que interesse cresça... Mas ai também está o caso das senhas e da variedade das distribuições.

Olhe só esse exemplo:

Dos spywares, tem progrmas p/ isso no Linux, sim.

E são muito mais eficazes do que os do windows, mas conforme for sua conexão nem te aconselho usar.

O meu provedor mantém o firewall dele, então nem instalo nada de firewal por aqui no Ubuntu, senão acho que mal posso pegar arquivo via p2p. hehehe

Bem vindo ao Ubuntu.

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

VB5

rjbgbo,

de fato a firewall *já* está instalada e rodando em seu Ubuntu - IPTables... o que se instala é o Firestarter, um "front-end" para configurá-la a gosto. Eu tenho uma firewall de hardware no roteador e não dispenso a do Ubuntu - seguro morreu de velho...  ;)

Quanto a vírus e spyware, você tem toda a razão. Vale a pena só se você tem dual-boot com Windows (para proteger este último), assim como para evitar enviar inadvertidamente alguma dessas coisas para um amigo ao repassar um e-mail. Mas fora isso... é difícil.

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

rjbgbo

Citação de: VB5 online 02 de Julho de 2007, 20:57
rjbgbo,

de fato a firewall *já* está instalada e rodando em seu Ubuntu - IPTables... o que se instala é o Firestarter, um "front-end" para configurá-la a gosto. Eu tenho uma firewall de hardware no roteador e não dispenso a do Ubuntu - seguro morreu de velho...  ;)

Quanto a vírus e spyware, você tem toda a razão. Vale a pena só se você tem dual-boot com Windows (para proteger este último), assim como para evitar enviar inadvertidamente alguma dessas coisas para um amigo ao repassar um e-mail. Mas fora isso... é difícil.

( ),

VB5

Valeu VB5 pelas dica.

Sobre o firewall, tô seguindo uma norma do meu provedor via rádio, qdo eles ligaram o meu sistema, ainda no PC antigo, c/ o Windows 2000 Professional (p/ mim superior em estalbilidade ao XP).

Por isso mantenho tudo s/ firewall no meu dual boot, infeliz/, ainda. E sou cuidados, monitoro o PC e pouca coisa vejo, no possante windows xp, uso o spyboot.

Sobre o antivírus, desde que passei p/ banda larga abandonei os clientes de email, faço tudo via webmail, deixo esse trabalho sujo por conta do servidor.  ;D

Mas suas observações são de grande valia, p nós iniciantes no Linux.

VB5

rjbgbo,

em primeiro lugar, não estou nesta secção do fórum por acaso...  ;D Só comecei a usar o Ubuntu há coisa de seis meses, sou totalmente iniciante.

Concordo que o W2000, embora meio pesado, é mais estável e seguro ( especialmente em redes) que o XP, pelo tipo de permissões que utiliza.

Sobre o antivírus, desde que passei p/ banda larga abandonei os clientes de email, faço tudo via webmail, deixo esse trabalho sujo por conta do servidor.

Certo, mas não confie demais nele...  ;)  o meu deixa passar toneladas de spam, a maioria destinado a instalar Trojans. Uso o Thunderbird, porque gosto de manter arquivadas e classificadas todas as mensagens em minha própria máquina, e ele usa um algoritmo bayesiano para identificar essas drogas - é extremamente eficiente.

Sobre o uso da firewall no Ubuntu, só posso dizer que já cansei de pegar o "tio Gates" ( isto é, a M$$) batendo em portas altas ( 40 mil e tantos) da minha máquina, mesmo estando no Linux... não vou dar  mole!...  >:( >:(

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

rjbgbo

Caro, VB5

Me responda uma dúvida que apareceu

CitarSobre o uso da firewall no Ubuntu, só posso dizer que já cansei de pegar o "tio Gates" ( isto é, a M$$) batendo em portas altas ( 40 mil e tantos) da minha máquina, mesmo estando no Linux... não vou dar  mole!...

Se eu instalar o firewall do Ubuntu, o Firestarter, dará problemas no uso do Amule? Já liga a respeito, gostaria de saber mais.

Do tal webmail, já fui alertado sobre o perigo também, mas assim como vc prefere ter no seu HD ou outra mídia suas msg, eu prefiro deixar no servidor, pois as vezes uso preciso acessar meus contatos de outro pc, então acabo correndo esse risco consciente.

Magneto

Citação de: rjbgbo online 03 de Julho de 2007, 21:46
Caro, VB5

CitarSobre o uso da firewall no Ubuntu, só posso dizer que já cansei de pegar o "tio Gates" ( isto é, a M$$) batendo em portas altas ( 40 mil e tantos) da minha máquina, mesmo estando no Linux... não vou dar  mole!...

Se eu instalar o firewall do Ubuntu, o Firestarter, dará problemas no uso do Amule? Já liga a respeito, gostaria de saber mais.

Do tal webmail, já fui alertado sobre o perigo também, mas assim como vc prefere ter no seu HD ou outra mídia suas msg, eu prefiro deixar no servidor, pois as vezes uso preciso acessar meus contatos de outro pc, então acabo correndo esse risco consciente.

Não vejo problemas em instalar a GUI do firewall, eu pelo menos nunca precisei configurar novamente, já que é apenas para não ter que fazer tudo pelo console.

daskrs

Citação de: rjbgbo online 03 de Julho de 2007, 21:46
Caro, VB5

O firestarter não da problema nem no Amule nem em nenhum outro programa P2P.
É só ficar atento as portas utilizadas em cada programa, já que o firestarter trabalha com IPs e Portas, e não com executáveis como os firewalls do windows.
então no Amule por exemplo, vc tem que liberar 2 portas, a do Emule e a do Kad.

A minha única duvida é se o firestarter é ou não um frontend para o iptables, eu procurei no site do firestarter e não achei essa informação.

VB5

rjbgbo,

com o Firestarter instalado, você pode determinar quais serviços são permitidos - e para quais máquinas ou redes - quais portas podem ser usadas, etc... É um pouco mais difícil que na ZoneAlarm, por exemplo ( uma ótima firewall para Windows), na qual você escolhe os programas que têm acesso à Internet e define "zonas de segurança" (isto é, intervalos de IPs) que podem ter acesso à sua máquina. Entretanto, acho o Firestarter muito mais seguro, pois o acesso fica muito mais precisamente controlado. Para usar o Amule ou outro programa P2P, você terá que liberar a(s) porta (s) usada (s) por ele, e tudo bem. Claro que uma vez aberta a porta,  o que entrar por ela é outro problema...  ;D Mas sim, é possível.

Quanto ao webmail, hoje em dia é um mal necessário. Se você está viajando e entra num cybercafé para olhar o correio, não quer que suas mensagens fiquem gravadas ali, é claro...  mas como você disse, basta estar consciente do que faz. se ficou alguma dúvida ( que eu possa responder, claro...), estamos aqui.

( ),
VB5

VB5

daskrs,

A minha única duvida é se o firestarter é ou não um frontend para o iptables, eu procurei no site e não achei essa informação.

estou vendendo o peixe como comprei...   ;D Li isso aqui no fórum, e me pareceu lógico. De todo modo, como tenho outras duas máquinas em rede, era uma necessidade, portanto instalei-o; vem funcionando perfeitamente.

VB5

rjbgbo

Valeu amigos pela dica, vou experimentar o Firestarter.

Depois falo as minhas observações por aqui

rjbgbo

Citação de: rjbgbo online 04 de Julho de 2007, 20:24
Valeu amigos pela dica, vou experimentar o Firestarter.

Mas real/ é preciso de um firewall, minha conexão é via rádio IP fixo.

No meu amule sempre acusa a presença de router e firewall

VB5

Acho que a questão não é se é *realmente necessário*... como disse, no Linux o risco é muito menor, mas não se pode dizer que seja nulo. Se vírus praticamente não existem ou não conseguem instalar-se, é uma coisa; mas uma possível invasão é outra, e qualquer sistema pode ser invadido. Ao que tudo indica, seu provedor já tem uma firewall, mas não vejo porque não ter também a sua, já que não atrapalha em nada. Para usar uma imagem medieval, melhor que um fosso com jacarés é ter DOIS fossos com jacarés...  :D :D

( ),

VB5

rjbgbo

Caro VB5, tô fazendo uma pesquisa no fórum e entre vários tópicos, achei:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=11297.0

Onde fala sobre o comando: sudo iptables -L

Executei o mesmo por aqui no meu pc caseiro, o resultado segue abaixo:

Chain INPUT (policy ACCEPT)
target     prot opt source               destination         

Chain FORWARD (policy ACCEPT)

Chain OUTPUT (policy ACCEPT)