Saindo do fedora mais preciso de ajuda para instalar os programas.....

Iniciado por tiamati, 26 de Junho de 2007, 00:15

tópico anterior - próximo tópico

tiamati

mysql-query-browser
mysql-administrator
java
NetBeans

Será que alguém pode me ajudar

no fedora usava o comando yum.. mais
estou muito desepcionado com o fedora.. baixei o

DVD do Unbuntu 7 e estou gostando
sõ não como resolver esses problemas

se alguem puder ajudar
agradeço !

podem me contactar pelo fórum ou msn
marciofermino2003@hotmail.com

muito obrigado.. e conto com ajuda

clcampos

apt-get é o comando do Debian, e portanto do Ubuntu, que irá te ajudar a instalar os pacotes desejados.

Você pode usar:

Para instalar:

$ sudo apt-get install pacote.deb

Ou

$ sudo aptitude install pacote.deb

Para desinstalar:

$ sudo apt-get remove pacote.deb

Ou

$ sudo aptitude remove pacote.deb

Leia o conteúdo do comando man apt-get e saiba mais, e aqui no fórum também tem bons textos sobre os comandos em questão.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Eunir Augusto

opa, tiamati, tudo bom?

primeiramente, bem vindo  ;)

nao conheço o Fedora (só por nome)

nao sei te ajudar em todos, pois os pacotes aqui no Ubuntu sao pelo Synaptic, mas alguns links consigo te ajudar hehe

1- O Flash Player: abre um site qquer pelo FFox que rode ele, ex: www.charges.com.br O procedimento de instalação pelo browser é identico ao do Win  ;)

2- O Java: http://wiki.ubuntu-br.org/Java

3- O Skype: http://wiki.ubuntu-br.org/GuiaFeisty#head-fe62e4f0538838a316a478386f99e1be3896c75e

(Apesar que pro Skype tem um software padrao, igual para o Picasa tem o F-Spot, que funciona muito bem e utilizo todos os dias  ;))

Para o Msn, o Gnome do Ubuntu vem com o Gaim (o Pidgin ainda não está disponivel nos repositorios oficiais, portanto nao é aconselhável) e o Kubuntu (com Kde) roda o Kopete msmo, mas eu uso o Kopete no Gnome sem problemas.

O Fedora é da Red Hat, neh? Fiquei com duvida. Aqui nós do Ubuntu somos filhotes do "esquema" do Debian.

Portanto, ao invés do yum, tudo aqui gira em torno de:

sudo atp-get install ...

ou

sudo atptitude install ...

sendo que este instala um monte de bibliotecas automaticamente

do Netbeans e os "Sqls" ai nao sei te dizer  :-\

no mais, seja bem vindo e qquer coisa estamos à disposição  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

gabriel0085

Dá uma olhada nesse link:

http://www.guiadohardware.net/guias/08/index2.php

É um tutorial sobre instalação de programas no ubuntu ou outras distribuições baseadas em debian.

tiamati

por isso estou gostando do ubuntu.

Olhem só

Notei que minha maquina ficou bem mais rapida doque no fedora

olha a configuracao.

NoteBook Pavilion DV6000

2 Processaodres Turion 64 1.,8
2gb de meméria
hd 120
Geforce 256

AGORA SÓ O DETALHE.

Eu só consigo rodar sistemas 64

Preciso muito de ajuda...pois vou ter que remover o firefox que esta para 64 e rodar um para 32 tem como ???

olhem só tenho certa experiencia com linux .. usei por mais de 2 anos o fedora... mais ununtu esta me surpreendendo !

se alguem com msn poder ajudar
marciofermino2003@hotmail.com

dei uma olha no synaptic ( acho que é isso) e vi consegui instalar sem problemas o AMAROK, K3B , E OS MYSQL QUE EU PRECISAVA

agora tem como eu baixar esses pacotes e grava-los no cd ??

nao quero ficar comparando ate porque me decidi vou usar ubuntu..
mais no fedora eu mudei 1 script ai ele baixar e criava um diretorio depois era so gravar..

digo isso oq fuço muito por ser desenvolvedor java.. as vezes tenho ate que montar servidores.. ai ja viu.. pode ser que da pau

Obrigado !!

Tiamati - O Dragão

tiamati

disse tudo issso tive que instalar a versao 64 a maquina so roda 64

Eunir Augusto

Citação de: tiamati online 26 de Junho de 2007, 08:15
disse tudo issso tive que instalar a versao 64 a maquina so roda 64

tiamati, muitas pessoas aqui do forum conseguiram instalar a versao 32 em pcs 64.

eu particularmente nunca utilizei a versao 64  :-\

Pelo que li, ela da muita incompatibilidade, comparada com a versao 32 (sempre leio comentarios do genero qdo estou navegando pelo forum)

Tenta rodar o LiveCD da 32 e ve se sua maquina aceita. Será muito + facil pra vc (e pra todos que tenham pc 64)  ;)

No mais, vc consegue todos os suportes oferecidos pela comunidade no link:

http://www.ubuntu-br.org/suporte

Cara, boa sorte. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

gabriel0085

Citardei uma olha no synaptic ( acho que é isso) e vi consegui instalar sem problemas o AMAROK, K3B , E OS MYSQL QUE EU PRECISAVA

agora tem como eu baixar esses pacotes e grava-los no cd ??

nao quero ficar comparando ate porque me decidi vou usar ubuntu..
mais no fedora eu mudei 1 script ai ele baixar e criava um diretorio depois era so gravar..

tiamati,

o apt-get guarda um cache com todos os programas instalados pelo synaptic.

Ficam na pasta: "/var/cache/apt/archives"

É só gravar os ".deb" em cd e instalá-los, com um duplo clique, em qualquer máquina com ubuntu.

Para automatizar esse processo você pode usar o aptoncd:
http://aptoncd.sourceforge.net/

agente100gelo

Eu estou com dual boot Fedora 7 64 e Ubuntu Feisty 64 :)

Passei por algumas experiências, dá uma olhada no link abaixo e vê se te ajuda:
http://navegantes.org/index.php?title=ubuntu_feisty_7_04_em_notebook_amd64&more=1&c=1&também=1&pb=1
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Eunir Augusto

gabriel0085, criei um topico com sua dica hehe

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21847.msg118768.html#msg118768

ficou pratico d+

mas me diz uma coisa: se eu apagar esse cache, eu libero espaço no hd, sem prejudicar meu pc em nada? obrigado

[ ]s

gabriel0085

Citarmas me diz uma coisa: se eu apagar esse cache, eu libero espaço no hd, sem prejudicar meu pc em nada? obrigado

Pode apagar tranquilamente.
O apt-get guarda esses arquivos para uma possível reinstalação, dessa forma não sendo necessário baixá-los novamente na internet.
Depois de apagar os arquivos, se você quiser reinstalar algum programa, o apt vai fazer um novo download, apenas isso. O que há nessa pasta são apenas os instaladores.

-----------------------

Há 3 maneiras de liberar esse espaço no HD excluindo o cache do apt:

1. sudo apt-get clean

2. Pelo synaptic: configurações > preferêcias > arquivos > "apagar arquivos de pacotes do cache"

3. Ir na pasta e excluir manualmente.

Eunir Augusto

Mythus

O Fedora perde mais um filho  :'(

Citação de: tiamati online 26 de Junho de 2007, 00:15
estou muito desepcionado com o fedora..

Até o FC3, o Fedora também tinha apt-get, eu mesmo só mudei pro yum no FC4. Mas você ficou decepcionado com o que?

O Ubuntu também tem seus problemas (eu odeio mortalmente o jeito com que ele lida com os usuários), tanto que você num mesmo ambiente X não pode abrir um aplicativo gráfico de outro usuário. Tipo:
localuser@localhost:~$ su remoteuser
Password:
remoteuser@localhost:~$ gedit
X11 connection rejected because of wrong authentication.
The application 'gedit' lost its connection to the display localhost:10.0;
most likely the X server was shut down or you killed/destroyed
the application.
remoteuser@localhost:~$ sudo su -
Password:
root@localhost:~# gedit
cannot open display:
Execute "gedit --help" para ver a lista completa de opções de linha de comando disponíveis.
root@localhost:~#

Tirando isso e outras coisinhas (trocar "rpm -Uvh" por "dkpg -i", por exemplo) , acredito que você não terá nenhuma dificuldade com Ubuntu, a não ser a saudade dos system-config-* maravilhosos do Fedora.

Eu também sou tentado a usar o Ubuntu como Desktop, mas ainda não levei nenhum golpe baixo do Fedorento. ;)

No mais, eu recomendo uma leitura da ampla documentação que o Ubuntu tem.
Abraços,

Eunir Augusto

Mythus, meu amigo Dino, jogo rapido: qual documentação é melhor? do ubuntu ou do fedora?

abraçao t++

Mythus

Citação de: Eunir Augusto online 26 de Junho de 2007, 10:09
Mythus, meu amigo Dino, jogo rapido: qual documentação é melhor? do ubuntu ou do fedora?
Eu teria sérios problemas éticos, emocionais, sociais, familiares e profissionais para te responder essa pergunta.  ;D

Mas posso dizer que somando fatores como competitividade e desenvolvimento de um bom produto linux para alcançar uma pluralidade (ou melhor, "uma universalidade") de perfis de consumo, não existem outras distros além dessas duas.

Não que não hajam outras distros boas, porém ou as outras possuem uma ou mais áreas deixadas de lado ou não conseguem atingir qualquer tipo de usuário.

Quanto especificamente ao tópico documentação: existem dois complicadores: Ubuntu é muito mais novo que o Fedora e recentemente mudou o sistema de inicialização para Upstart, mas como veio do Debian então muito de lá se aproveita; o outro aspecto é que o Ubuntu caiu muito mais do gosto do brasileiro do que o Fedora então é mais fácil achar documentação em português. Mas, no geral, ainda não vi nenhuma pergunta colocada aqui no forum que não exista documentação pronta para ambas as distros.

Mas em termos de documentação, isso eu posso dizer, a minha predileta é a do Gentoo. Aqueles ali fazem obras primas!

(Tive que editar porque só depois entendi qual era a pergunta -- hehe -- li com pressa e entendi errado)
Abraços,