Acesso Remoto ao Ubuntu via Windows

Iniciado por rodrigo.dm, 26 de Junho de 2007, 08:05

tópico anterior - próximo tópico

rodrigo.dm

Olá, galera.
Estou com uma dúvida: como faço para acessar meu desktop de casa (onde utilizo o Ubuntu 7.04) pelo computador do meu trabalho (Windows XP). Já compartilhei a área de trabalho do meu Ubuntu (em Sistemas -> Preferencias) e na máquina do meu trabalho tenho o VNCViewer instalado.

Obrigado.
Rodrigo Dias.

dudu_ubuntun

bom dia,

se vc não precisa da parte gráfica e somente o modo texto resolve teu problema instale o pacote openssh-server no ubuntu e no windows  procure pelo programa putty.exe, o putty é o melhor cliente ssh para windows, se vc precisa do desktop mas nao exatamente da mesma sessão instale o nx seguindo as dicas desse link http://www.guiadohardware.net/artigos/355/ , no ubuntu baixe e instale o client, o node e o server, no windows apenas o cliente, se por fim vc precisa mesmo acessar o desktop para acesso remoto usa o vnc mesmo, a unica coisa q vc precisa q ainda não fez foi pegar o ip (clique em aplicações, acessorios, terminal e digite ifconfig, teu ip deve ser algo do tipo 200.156.35.69 ou 201.X.X.x) digite o ip no vncviewer e pronto, lembre-se também de liberar as portas no firewall.

rodrigo.dm

Citação de: dudu_ubuntun online 26 de Junho de 2007, 08:47
bom dia,

se vc não precisa da parte gráfica e somente o modo texto resolve teu problema instale o pacote openssh-server no ubuntu e no windows  procure pelo programa putty.exe, o putty é o melhor cliente ssh para windows, se vc precisa do desktop mas nao exatamente da mesma sessão instale o nx seguindo as dicas desse link http://www.guiadohardware.net/artigos/355/ , no ubuntu baixe e instale o client, o node e o server, no windows apenas o cliente, se por fim vc precisa mesmo acessar o desktop para acesso remoto usa o vnc mesmo, a unica coisa q vc precisa q ainda não fez foi pegar o ip (clique em aplicações, acessorios, terminal e digite ifconfig, teu ip deve ser algo do tipo 200.156.35.69 ou 201.X.X.x) digite o ip no vncviewer e pronto, lembre-se também de liberar as portas no firewall.

Muito obrigado, dudu_ubuntun. Como eu preciso acessar o desktop para acesso remoto, quero utilizar o vnc mesmo. Eu já sei o ip da minha maquina de casa (ubuntu). So que quanto eu digito: 200.5.x.y:5900 ele dá uma mensagem "Failed to connect to server". Você sabe me dizer porquê ?

Valeu,
Rodrigo.

arlei

Olá rodrigo.dm,

como é sua conexão a internet em casa?
Vc tem que ver isso, pois muito provavelmente se for por roteador terá que redirecionar este tráfego para sua maquina local.

T+
Arlei

rodrigo.dm

Citação de: arlei online 26 de Junho de 2007, 11:56
Olá rodrigo.dm,

como é sua conexão a internet em casa?
Vc tem que ver isso, pois muito provavelmente se for por roteador terá que redirecionar este tráfego para sua maquina local.

T+
Arlei

Olá, arlei.

Olha, em casa eu eu tenho um roteador sim, da LinkSys. Neste caso como faço ? Por exemplo, se meu ip externo for 200.44.55.66 e o ip interno desta maquina for 192.168.1.100, como faço para acessá-la ?

Valeu,
Rodrigo Dias.

arlei

rodrigo.dm,

cada fabricante tem sua forma de implementar isso, mais normalmente basta vc acessar seu roteador pela interface web e fazer um FORWARD do tráfego desta porta para a mesma porta do seu IP interno.

Acho que o link abaixo lhe será útil, embora no manual do seu roteador talvez vc também encontre como fazer.

http://www.abusar.org.br/

Va no site e procure pelo seu modelo ou outro semelhante que normalmente não é dão diferente assim de um para outro.

T+
Arlei

rodrigo.dm

Citação de: arlei online 26 de Junho de 2007, 12:13
rodrigo.dm,

cada fabricante tem sua forma de implementar isso, mais normalmente basta vc acessar seu roteador pela interface web e fazer um FORWARD do tráfego desta porta para a mesma porta do seu IP interno.

Acho que o link abaixo lhe será útil, embora no manual do seu roteador talvez vc também encontre como fazer.

http://www.abusar.org.br/

Va no site e procure pelo seu modelo ou outro semelhante que normalmente não é dão diferente assim de um para outro.

T+
Arlei

Ok, arlei. Obrigado pela dica. Mas eu também estou tentando acessar uma outra maquina com o Ubuntu que nao utiliza roteador, somente um modem ADSL. Neste caso também esta dando a mesma mensagem de erro. Será que é pq a rede aqui do meu trabalho tem um proxy ?