Como eu faço pra fazer uma faxina no ubuntu

Iniciado por waldirgbarros, 16 de Junho de 2007, 21:54

tópico anterior - próximo tópico

waldirgbarros

Como eu faço pra fazer uma faxina geral no ubuntu, pra retirar coisas que eu nao use, pra deixar o ubuntu mais rapido.
Quais os comando que eu tenho que aplicar no Terminal?
Obrigado

VB5

waldir,

além de, claro, remover os programas desnecessários (  ;D ), você pode usar algo como isto:

- Para retirar do cache do APT os pacotes baixados para instalação:
   sudo apt-get clean
   sudo apt-get autoclean
- Para retirar dependências que sobraram de pacotes retirados:
   sudo apt-get autoremove

Creio que há procedimentos semelhantes para o aptitude, se é que estes já não resolvem.

Não é uma resposta completa, mas espero que ajude.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

waldirgbarros

Obrigado pela resposta e espero mas dicas sobre os comandos que faço pra desabilitar, limpar arquivos e deixar o ubuntu mais leve e mais rapido

Obrigado

VB5

Uma vez que o Ubuntu não necessita desfragmentação nem limpeza de registro como o Windows, não sei muito mais o que haveria a fazer. Acho que não compreendi bem o que você quer dizer com "desabilitar" ou "limpar arquivos"...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

waldirgbarros

Seria diminuir coisas, arquivos desnecessarios ou inicialiazaçao de programas, coisas assim que possa pesar o sistema deu pra entender. Diminuir o peso do sistema operacional para ele rodar mais leve, suave e rapido.
Obrigado

zoroastro

é uma 'solução' que vc vai precisar de paciencia, mas é isso daqui..

vai no synaptic, aqui está em 'Seções', mas aí pode estar selecionado outra forma de se ver os Pacotes. vá em 'Status', vai aparecer vc selecionando 'Todos', selecione 'Instalados', e veja os pacotes instalados e veja quais vc nao tem interesse em usar, claro nao remova os pacotes do sistema LOl
ateh mais ;)

VB5

Ao contrário do Windows, o Linux não costuma acumular lixo, tipo os "arquivos azuis" acumulados na pasta Windows a cada atualização. Você pode verificar em Sistema>Preferências> Sessões o que está sendo carregado no boot e excluir o que não queira. Os comandos que citei removem dependências não mais utilizadas ( o equivalente às .DLL do Windows). Além disso, não creio que seja necessário mais nada. Você está encontrando problemas de lentidão no boot ou no desempenho do sistema em geral?

VB5

pinduvoz

Tem mais uma coisa que dá para fazer, relativa ao espaço ocupado no disco: usar "limpar dados pessoais" no menu "Ferramentas" do Firefox (ou pelo atalho "Ctrl+Shift+Del"). Vai abrir um menu de contexto onde vc. pode escolher o que quer excluir (eu costumo manter somente as senhas, pois só salvo aquelas "bestas"). Algumas vezes, esse comando remove mais de 100 megas de lixo aqui.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Kamei Hyoga

O Analisador de Utilização do Disco é uma boa tmb, pra achar aquela pasta contendo arquivos gigantes que vc nem lembrava que ainda existia.