su e sudo. su é possível...

Iniciado por Tonux, 15 de Junho de 2007, 20:42

tópico anterior - próximo tópico

Tonux

Boa noite

Tenho lido que não é possível usar o su na consola. Pois eu consigo. Atribuí, mais tarde, uma password na conta root e funciona. :)

Outra coisa: tenho que reservar algum espaço mínimo obrigatório na partição root (/) para que o sistema funcione, como  no caso do  windows?

Obrigado.

VB5

Tonux,

ao instalar o Edgy reservei 15 GB de disco para ele ( o que, creio, inclui a /swap); até hoje, e apesar de instalar um monte de coisas, até um simulador de vôo completo e dois editores de áudio, mal uso 3.7 GB...  ;D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

ppfb

Sim. Ao instalar o SO você deve definir, no mínimo, o espaço de duas partições obrigatórias: o / e o swap.

O primeiro (/) é aonde vão ficar instalados os programas e todas as contas de usuários, ela depende de quanto HD você quer que seu linux use.

E o swap é uma extensão da memória RAM. Geralmente usa-se a mesma quantidade de memória que você possua, ou caso você tenha muita memória, metade dela é o suficiente...

celsofaf

Citação de: Tonux online 15 de Junho de 2007, 20:42
Tenho lido que não é possível usar o su na consola. Pois eu consigo. Atribuí, mais tarde, uma password na conta root e funciona. :)

Alternativamente:
sudo su
E você vira raíz.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

clcampos

Citação de: celsofaf online 15 de Junho de 2007, 23:27

Alternativamente:
sudo su
E você vira raíz.

Para aqueles que tem preguiça de digitar sudo a cada comando e não quer diminuir o nível de segurança de seu sistema atribuindo uma senha para o root basta no início da sessão digitar sudo -s que todos os comandos passam a ser executados com permissões de root (mudando até o prompt de comando). Mas lembrem-se que o perigo é maior, afinal você vai poder remover algo com facilidade já que normalmente não existem perguntas de confirmação (por exemplo). 

Usem, mas com parcimônia.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Tonux

Citação de: celsofaf online 15 de Junho de 2007, 23:27

Alternativamente:
sudo su
E você vira raíz.

Basta-me só escrever su na linha de comandos + [enter] , pede-me a password, escrevo-a + [enter] e já está, estou como root!

celsofaf

Citação de: clcampos online 16 de Junho de 2007, 17:03
(...) afinal você vai poder remover algo com facilidade já que normalmente não existem perguntas de confirmação (por exemplo).

Para evitar este tipo de coisa, coloquei a seguinte linha tanto em ~/.bashrc quanto em /root/.bashrc:

alias rm="rm -i"

Deste modo, a cada vez que eu executar 'rm' para apagar alguma coisa, será na verdade executado 'rm -i', que exige confirmações a cada arquivo e diretório a ser removido. :) Claro, se você tem muita certeza de que deseja apagar algo, é só usar 'rm -f', pois a opção -f anula a opção -i e força a execução das suas ordens.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

clcampos

Citação de: celsofaf online 16 de Junho de 2007, 18:23
Citação de: clcampos online 16 de Junho de 2007, 17:03
(...) afinal você vai poder remover algo com facilidade já que normalmente não existem perguntas de confirmação (por exemplo).

Para evitar este tipo de coisa, coloquei a seguinte linha tanto em ~/.bashrc quanto em /root/.bashrc:

alias rm="rm -i"

Deste modo, a cada vez que eu executar 'rm' para apagar alguma coisa, será na verdade executado 'rm -i', que exige confirmações a cada arquivo e diretório a ser removido. :) Claro, se você tem muita certeza de que deseja apagar algo, é só usar 'rm -f', pois a opção -f anula a opção -i e força a execução das suas ordens.

Você fez bem celsofaf, eu tenho o infeliz costume de usar o rm acompanhado dos parametros -rf e vai indo tudo bem, mas sei que ainda pode me trazer sérios transtornos. Já passou da hora de forçar uma mudança de atitudes.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

pinduvoz

Eu sou dá turma que prefere gráficos, então costumo usar o Nautilus como root (gksudo nautilus, ou via scripts tipo "root here"). Mas reparei uma coisa fazendo isso: a pasta "/root" tem uma sub-pasta ".Trash" que guarda o que eu apago. Essa, então, não seria uma vantagem em usar o modo gráfico?
:: Linux Registered User nº 439378 ::

pinduvoz

Só mais uma coisa.

Os maníacos por segurança em Linux devem ler isso aqui:

http://www.guiadohardware.net/artigos/310/
:: Linux Registered User nº 439378 ::