Música livre é Jamendo

Iniciado por glaubergoncalves, 02 de Junho de 2007, 16:19

tópico anterior - próximo tópico

glaubergoncalves

Sei que já se falou do Jamendo por aqui, mas acho que essa matéria merece um novo tópico:

Música livre é Jamendo

17 de maio de 2007

O site permite baixar músicas, escrever resenhas, recomendar obras, debater e, mais importante, fazer doações aos músicos.
Sérgio Amadeu da Silveira

Willian Gibson lançou, em 1984, um livro de ficção chamado "Neuromancer". Seu sucesso arrasador talvez tenha ocorrido devido à sua capacidade de captar as tendências do mundo virtual e da cibercultura, um movimento social em expansão. A palavra ciberespaço, termo hoje utilizado pelos cientistas e acadêmicos, foi inventada por Gibson nessa obra. A existência de um espaço formado no interior das redes informacionais, criado em "Neuromancer", foi fundamental para liberar o pensamento criativo, na ficção e na pesquisa científica, seja para os irmãos Wachowski formarem o cenário em que Neo e Morpheus atuavam contra a Matrix, seja para o cientista social Manuel Castells entender o que estava ocorrendo na sociedade em rede.

Já faz algum tempo, em uma entrevista na prestigiada revista "Wired", Willian Gibson soltou uma frase emblemática e brilhante: "o remix é a verdadeira natureza da cibercultura". Como assim? Gibson defende que a cultura digital é a cultura da recombinação, da reconfiguração, da remixagem, do sample, do velho embutido no novo, que se torna ultranovo. As redes informacionais não só permitem o remix, como ele é a essência das redes. O hipertexto, o texto descontínuo, não-linear, repleto de pontes e ligações, pode ser continuamente vinculado a outros textos e a outros sites. Para onde o hipertexto nos leva? Para o espaço de uma grande remontagem e recombinação. A linguagem hipertextual e as redes são naturalmente recombinantes e permitem o crescimento contínuo.

A digitalização da música ocorreu quase em paralelo à digitalização do texto. A soma de sons, imagens e hipertextos assegurada pela web gerou um ambiente de hipermídia e de remixagem generalizado. Mas repare que, antes mesmo de ser digital, a música (o som em geral) sempre foi naturalmente recombinante. Enquanto os textos tinham que ser copiados e reescritos em outros suportes físicos, os sons eram muito mais livremente manipulados. Sem necessidade de nenhum outro suporte, qualquer garoto podia recombinar várias composições, letras e melodias diferentes em seu cérebro e cantá-las em seguida. Eu sempre fiz isto. Adorava juntar o samba de Cartola com Pink Floyd e com um conjunto de música sueco-indiana chamado Mynta.

Com a expansão das redes digitais, a música voltou a fluir como fluía em nossa imaginação. Na internet, a música está sendo constantemente recriada em uma grande sinapse coletiva, passando de computador em computador, pelos celulares e laptops, impulsionada pela velocidade do protocolo de troca de arquivos digitais BitTorrent. Usando o Audacity, um software de edição de áudio inteiramente livre, qualquer um pode remixar sons e, usando um simples microfone, criar seu próprio audiocast ou podcast (versão para i-pod). Impressionante! André Lemos, um dos principais e talvez o principal pesquisador da cibercultura no Brasil, escreveu, em agosto de 2005, um artigo intitulado Ciber-Cultura Remix. Nele, Lemos dizia ter feito uma busca no Google e encontrado mais de 4.940.000 referências para a palavra podcasting. No dia 2 de maio de 2007, fiz a mesma busca e encontrei 34.000.000 referências da mesma palavra. Em menos de dois anos, tivemos um crescimento de mais de 500%.

Mas e a Riaa, a poderosa associação das gravadoras norte-americanas? Como ela encara o fenômeno da música na rede, da produção coletiva de áudios, o compartilhamento de sons? Simplesmente, ela é contra. Essa associação considera qualquer compartilhamento de música um ato de pirataria. Na verdade, a Riaa quer manter os gigantescos lucros da velha indústria de fonogramas, mesmo que, para tal, tenha que tentar bloquear a essência e a natureza das redes informacionais. Segundo a Electronic Frontier Foundation, uma ONG que defende a liberdade de expressão na internet, a Riaa abriu mais de 18 mil processos criminais contra adolescentes, alguns de 12 anos. Qual o crime? Compartilhar músicas! Absurdo.

Como reação a esse movimento obscuro, contra os valores da solidariedade e da colaboração, contra essas iniciativas anticriativas, antimixagens e, portanto, avessas à cultura digital, é que surgiram iniciativas como a do movimento creative commons. Com ele, artistas liberam suas músicas na rede, permitindo que seus fãs conheçam, ouçam, recortem e até refaçam as suas obras. Neste cenário, surgiu um repositório de músicas livres que podem ser compartilhadas velozmente pelo BitTorrent. É o Jamendo. Música livre na rede.

No site do Jamendo, com versão em várias línguas, inclusive em português, as pessoas podem baixar músicas, escrever resenhas sobre os álbuns, artistas ou conjuntos que quiser, e pode participar de fóruns de discussão. O Jamendo também possui um sistema de recomendações que permite aos usuários encontrar mais facilmente novidades que sejam do seu gosto e estilo. E os fãs podem saber onde sua banda preferida está, e quando ela irá realizar um show. O mais genial do Jamendo, contudo, é o sistema que possibilita a qualquer pessoa fazer doações aos músicos. É muito importante reforçar soluções como o Jamendo (veja o link abaixo). Imperdível.

Por que aderir já
Jamendo é a única plataforma que combina:
• Uma plataforma legal que protege os direitos dos artistas (graças às licenças Creative Commons).
• Grátis, simples e acesso rápido à música, para todos.
• Uso das mais novas tecnologias peer-to-peer.
• A possibilidade de fazer doações diretas aos artistas.
• Um sistema de recomendações adaptativo, baseado no iRate, para ajudar os ouvintes a descobrir novos artistas, de acordo com suas preferências pessoais e outros critérios como localização.

www.jamendo.com — Jamendo
http://project.cyberpunk.ru/lib/neuromancer/ — Para ler "Neuromancer", mas em inglês.
www.eff.org — Electronic Frontier Foundation

Fonte: Revista ARede

Peter Parker

Já baixei uns albuns no Jamendo e realmente a qualidade é muito boa, tanto o bitrate das músicas quanto as bandas.
Vale a pena.

jamiro

Adorei a dica - novos sons, novos horizontes, novas experiências, novas viagens... 8)

glaubergoncalves

E pra quem, como eu, usa o Rhythmbox pra ouvir/organizar suas músicas, é só ir em Editar>>Plug-ins e ativar a integração com o Jamendo, que dá acesso ao acervo do site tanto para download quanto para ouvir em streaming:

Reparem na quantidade de artistas e álbuns, uma imensa gama de estilos... todas músicas livres, licenciadas em Creative Commons. Músicas que podem ser ouvidas, baixadas e compartilhadas com outras pessoas sem que se fique com o peso de estar fazendo algo ilícito, pois ao contrário de alguns outros tipos de licença a Creative Commons incentiva que a cultura e o conhecimento produzidos sob sua proteção sejam compartilhados e difundidos.

Coiote

Eu já conhecia o site e realmento é muito bom. No momento eu estou ouvindo uma cantora francesa chamada ''Sehene''. O estilo é pop/rock e o timbre de voz dela as vezes lembra um pouco o da shakira. Recomendo!

jamiro

Citação de: glaubergoncalves online 03 de Junho de 2007, 01:16
   E pra quem, como eu, usa o Rhythmbox pra ouvir/organizar suas músicas, é só ir em Editar>>Plug-ins e ativar a integração com o Jamendo, que dá acesso ao acervo do site tanto para download quanto para ouvir em streaming:

Reparem na quantidade de artistas e álbuns, uma imensa gama de estilos... todas músicas livres, licenciadas em Creative Commons. Músicas que podem ser ouvidas, baixadas e compartilhadas com outras pessoas sem que se fique com o peso de estar fazendo algo ilícito, pois ao contrário de alguns outros tipos de licença a Creative Commons incentiva que a cultura e o conhecimento produzidos sob sua proteção sejam compartilhados e difundidos.

Há como fazer isso no Listen?

Jamiro.

vitor

A dica realmente é muito boa, e tem muitas bandas brasileiras por lá! A maioria pelo que eu vi é francesa, muito boas também por sinal!
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Coiote

Citação de: jamiro online 25 de Junho de 2007, 10:41

Jamiro.

Infelizmente não.

kErNeL_sCrIpT

Ressuscitando o tópico hehehe...

É que só agora descobri esse site extraordinário e conheci bandas excelentes e continuo conhecendo, o Jamendo™ já virou rotina para download de música pra mim agora hehehe, muito bom! Eu estava procurando umas músicas GPL pra por como trilha de fundo de vídeos/tuto-vídeo que pretendo fazer no Kdenlive e upar pro YoutTube™, e um colega do fórum passou essa dica. São músicas na íntegra  - de artistas independentes - e até álbuns inteiros pra baixar!! :o e o melhor é que se pode compartilhar com quem quiser desde de que se respeite a licença Criative Commons :)
Conheci músicas diferentes e muito interessantes, recomendo a todos os apreciadores de boa música! :D

Ha, já vi cinco membros de lá com avatares Tux ;D E um com um avatar do Filme Open Source Elephants Dream ;D A comunidade Linux parece marcar presença lá, e já peguei um álbum pra baixar em OGG :D e também já vi WAV por lá :D

Definitivamente, gostei desse comunidade! :D

BlackMoon

Opa, só conheci esse site ontem. Já baixei vários albuns, realmente é um site bom bom. Aprovado. XD

Piras

Citação de: Coiote online 25 de Junho de 2007, 21:59

Jamiro.

Infelizmente não.

E o pior é que, ao contrário do Exaile, o Listen não suporta plugins, o que impede os usuários de agregarem novas funcionalidades a um programa cujo desenvolvimento anda em ritmo bem lento. Estou um pouco cético a seu respeito: parece que outro "óbito" se aproxima.

sylvester

Citação de: Piras online 18 de Fevereiro de 2008, 02:08
Citação de: Coiote online 25 de Junho de 2007, 21:59

Jamiro.

Infelizmente não.

E o pior é que, ao contrário do Exaile, o Listen não suporta plugins, o que impede os usuários de agregarem novas funcionalidades a um programa cujo desenvolvimento anda em ritmo bem lento. Estou um pouco cético a seu respeito: parece que outro "óbito" se aproxima.
Eu até simpatizei mais com o listen que o exaile, mas a verdade é que hoje prefiro o exaile exactamente por isso. O listen parece que não anda para a frente, e o exaile hoje é bem completo.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Piras

Eu também gostava muito do Listen. A princípio estranhei um pouco sua interface gráfica, mas depois, quando me acostumei, notei que era muito prática. Na minha opinião é a interface gráfica mais prática entre os grandes reprodutores de música GNU/Linux. Mas a última versão veio com alguns probleminhas que estão longe de solução já que o desenvolvimento anda quase parado. Então mudei-me para o Exaile, para tentar me acostumar com ele, mas sinto falta do Listen.

kErNeL_sCrIpT

Galera, acabei de achar um(a) artista(s) dedicado(a)(s) ao GNU/Linux!!!! Ouvi só uma faixa até agora mas achei incrível ;D! E os nomes das músicas não podiam ser mais convenientes hehehe, show! (Queria saber que programas ele(a)(s) usa(m) ::))

Aqui:

http://www.jamendo.com/en/album/5220/

Fontes:

Google
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=325823&page=7

Abraço a todos e até mais.

jamiro

Eu também sou um fã desiludido do Listen - ele dá umas travadas inesperadas e simplesmente fecha  :(

Eu me rendi, baixei o Exaile, mas tenho umas dúvidas:

No Listen, aparecia todas as informações da faixa na biblioteca e não na lista de reprodução. Eu queria que isso acontecesse no Exaile, ou seja uma janela com todas as informações da faixa e a lista de reprodução só com o nome da música e do artista. O que aparece para mim como coleção é simplesmente irritante: eu tenho que procurar o artista, abrir o cd e a música - e repetir isso a cada música que eu queira adicionar na lista de reprodução. Procurei em preferências como fazer isso, mas não encontrei.

Não sei se me fiz entender.

Abraços,