Você já deu hoje?

Iniciado por programad, 18 de Maio de 2007, 20:37

tópico anterior - próximo tópico

programad

Tipo, não cobrar de mim R$ 589,00 reais por uma licença de um Sistema Operacional, seria bem humano pra mim :-)

Mas apenas fiz um trocadilho, solanoalves. O lema Ubuntu é "humanidade para todos" então, completei propagar a "humanidade para todos". Got it?
Nunca deixe de sorrir, pois você não sabe quando alguém vai se encantar com seu sorriso.

Piras

Olha gente: sempre postulei que os participantes deste fórum tivessem respeito pelo próximo e que mantivessem a boa educação. Cheguei mesmo a fazer aquilo que mais detesto, que é chamar a atenção de alguns membros para a rudeza de certas intervenções ou a impropriedade de certos termos. Isto aqui não é espaço para conversas íntimas e conversas fora do âmbito da intimidade exigem certos limites.

Agora, não podemos também confundir polidez com moralismo. Há um segundo sentido evidente no título deste tópico? Há sim, seria hipocrisia dizer o contrário. No entanto, não acho que deveríamos ser moralistas a ponto de censurar até mesmo a alusão dissimulada a temas mais quentes. O segundo sentido está até mesmo em poemas clássicos do idioma: todo mundo sabe a que se refere o Tomás Antonio Gonzaga em vários dos momentos em que ele faz alusão ao seu "cajado" nos poemas do Marília do Dirceu. O "cajado" ali pode mesmo ser aquele do pastor, mas se você interpretar que é o meu e o seu "cajado" - nós que não somos pastores - é bem possível que, em certos casos, seja exatamente isto mesmo que queira dizer o poeta.

É um título com segundo sentido? Sim, é. Mas não se trata de um título grosseiro. Grosseria mesmo, perdoe-me a franqueza, foi a alusão ao "Kú buntu". Aí houve mesmo um excesso. Mas repreender autor do tópico pelo seu título, para mim, seria outro excesso.

clcampos

Bem, voltando ao assunto do tópico na época do Dapper eu pedi uns 30 CD's (se não me engano), consegui alguns do Brezzy (uns 20) e comprei mais alguns de outros sistemas no site www.linuxmall.com.br.

De todos estes citados eu tenho hoje guardados 3 do Brezzy e mais 3 do Dapper. Uso eles no meu trabalho.

O que aconteceu com os demais? Todos dados, alguns a visitantes (até de outros estados) que foram até onde trabalho e apresentaram a mínima curiosidade sobre SL. Para alguns destes cheguei a instalar em seu PC, configurei, baixei atualizações, codecs (chegando ao ponto de colocar o Sound Juicer para ripar CD's como mp3 e não ogg), atualizei idiomas, e etc. de forma que estas pessoas, mesmo sem nunca terem usado o linux, tivessem algum conforto no uso e assim quem sabe passassem a ser usuários.

Os demais foram doados em palestras que ministrei na minha região, sempre sobre o trabalho que desenvolvemos onde trabalho. O tema era: Migração para software Livre: Caminhos, Desafios e Vantagens. Palestra esta que fiz o favor de perder quando queimou o notebook que eu usava ("casa de ferreiro espeto de pau", alguém já ouviu isto? Eu não tinha backup de nada nele).

A sim, junto com os CD's comprados adquiri também PIN's, adesivos, e camisas. As camisas foram pra mim (claro!), tenho alguns adesivos aqui ainda (tenho outro no meu note particular, um no meu carro, e um no meu PC), alguns PIN's na minha pasta, e o restante foi nas palestras também.

Obs.: Nunca nem tentei configurar o modem.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

fabiovalinhos

Acho que o programad já se ligou na brecha que o título do seu tópico provocou.

Agora é pano para manga. Desencana.
Quem sabe um dia ele pode ajudar a mim ou alguém que postou aqui.

7355

sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

solanoalves

Realmente achei sem graça e mal educado o tópico "kú buntu".

Bom eu elogiei você programad pela atitude e acho que todos devemos fazer isso, mas não dando CD's e sim fazendo com que busquem saber o que é e lutar por aquilo se realmente quer. Mas claro precisam de um empurrãozinho, pois muitos nunca ouviram falar em linux e nem sabem do que se trata.

Devemos explicar que a segurança é maior pelo fato do sistema ser mais exigente no quesito de saber mexer nele. Que é quase impossível alguém roubar a tua senha do internet banking [roubaram a da minha mãe e lavaram 800 reais no mercado livre com o banco nossa caixa e meu irmão estava usando internet explorer + windows xp hahaha].

Devemos mostrar as vantagens e facilidades e não apenas dar o cd e falar : experimente, pois não vai notar nada e só vai odiar por não saber como lidar com aquilo.

Você acha que a professora vai saber instalar o ubuntu ou como faz pra instala-lo ?

programad

Legal clcampos. Era disso que tava falando! Uma história muito boa sobre "que fim levou os CDs da Holanda" :-)

Eu ainda não tenho nenhuma história bacana, estou ainda na luta pela popularização aqui na minha região, litoral de SP.

Trabalho terceirizado em um órgão público, uso Ubuntu lá, mas só pra mim, pois órgãos públicos têm medo de software livre, pois alguém tem que colocar algum no bolso na hora de adquirir N licenças de software proprietário. E também a maioria dos "profissionais" que trabalham na mesma empresa que eu, não fazem idéia do que seja software livre. E ainda fazem muitas besteiras na administração do domínio NT em sampa, mesmo ganhando três vezes mais do que ganho no litoral.

Desenvolví alguns projetos com software livre, alguns deles podem ser vistos no meu blog: http://programad.blogspot.com ou no meu canal do youtube: http://www.youtube.com/programad

Criei com meu amigo JJ por exemplo, um DVD que restaura a imagem de um PC em 15 minutos, usando apenas software livre. Muito útil para o órgão público em que trabalhamos, já que são feitas licitações e compras em lote de equipamentos. Trabalho bacana, minidistrolinux, sobe em segundos, com ambiente X11, e 15 minutos depois basta ingressá-la no domínio e despachar. Capa feita no Gimp, pra dar um acabamento final.

Ainda tenho um CD do Dapper aqui, mas é 64bit. Se alguém estiver vindo pra praia, pode ficar com ele :-)

Tô com dois do Feisty Kubuntu 32bit e um 64bit, só aguardando alguém reclamar do seu PC :-) Os do Ubuntu devem chegar amanhã ou semana que vem.

Bom, ambos os CDs, foram requisitados pelos maridos delas, que trabalham com tecnologia comigo. Então elas terão suporte em casa :-)

Cya bros!
Nunca deixe de sorrir, pois você não sabe quando alguém vai se encantar com seu sorriso.

jomafras

Com esse título de tópico quem pensaria que são CDs do Ubuntu? ??? ??? ???
Porque vc não muda o título?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

solanoalves

CitarCya bros!

programad, um tópico tão bonito finalizado tão toscamente. sabia que temos palavras de despedida em português como "até logo" ou "até mais" e até mesmo "tchau".

programad

Foi mal, é herança da época em que conhecí a Internet.

Tinha aproximadamente 15 ou 16 anos, e quase não existiam brasileiros conectados. Então 90% dos meus amigos virtuais eram estrangeiros. Acostumei terminar assim.

Mas também prefiro em português, obrigado por me corrigir.

solanoalves

Não corrigi, só falei mesmo hehehe.

É que nossa língua é tão bonita que usando a lingua porca norte-americana fica feio o texto.

Cara que massa seus projetos hein. Parabéns!

clcampos

Também trabalho num órgão público programad.

Acho que o governo não deve gastar dinheiro com licenças, tem que gastar dinheiro com moradias, educação, saúde. Informática não! Afinal o GNU/Linux, Open Office e etc cumprem o papel com perfeição.

Onde trabalho ainda existem máquinas windows (temos estas poucos licenças do windows). O windows está lá porque temos sistemas legados, por causa do Corel e etc. Com isto provamos lá que a migração não ocorreu de forma xiita, e sim responsável.

Mas voltando ao assunto dos CD's.  Em casa tenho cd's do Brezzy, Dapper (6.06 e 6.06.1), Edgy (mais de um), e Feisty. Todos baixados! Mas aos "originais" dados qual foi o destino? Sinceramente não sei todos, e tenho plena convicção que muitos (a maioria) ficaram perdidos no fundo da gaveta (infelizmente!). Alguns usam o ubuntu, sei porque ainda dou suporte a eles, não é o sistema principal para estas pessoas, mas elas usam o que já é importante.

Fora estas pessoas que sei que usam, hoje minha Esposa usa, meu filho de 8 anos usa  (ele é apaixonado pelo Tux), meu Pai usa e adora, minhas sobrinhas usam, meu primo usa.

Mas é uma luta inglória.. ainda mais porque no centro da minha cidade qualquer pessoa consegue comprar um cd do XP por R$5,00 (Cinco Reais!), e todas as lojas de informática vendem PC's com software pirata sem serem incomodadas.

Mas não desisto, não estamos sozinhos. Conheço várias órgãos públicos que trabalham com Software Livre e que são multiplicadores da idéia. No Sul existem excelentes exemplos, em Brasília existe pelo menos o Interlegis, e é com ele que tenho mais contato. O pessoal de lá é 10, super prestativo. Desenvolvem vários trabalhos de apoio ao Legislativo brasileiro e todos ligados à área de informática são desenvolvidos usando-se Software Livre. Agora estão apoiando o desenvolvimento de várias Câmaras no país através de um Projeto Piloto (que se der certo beneficiara muito mais câmaras pelo país) e neste projeto doam as Câmaras 2 servidores, 6 microcomputadores, 1 impressora laser, switchs, rack, um portal (baseado em Zope/Plone), sistemas de Controle e para tanto as Câmaras devem se comprometer a usar (ao menos nestas máquinas) o software instalado (Ubuntu!).

Vamos continuar na luta, um dia a coisa vai melhorar.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

mrbin

Citação de: pintinho online 19 de Maio de 2007, 00:45

É engraçado como a carapaça serve em algumas pessoas. Se acha tão absurdo, porque clicou?

Deixa o cara brincar com a língua portuguesa! A maldade está nos olhos de quem vê.

Esse tópico vai ter muito mais audiência do que um outro com um título mais "certinho".
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

programad

Citação de: clcampos online 19 de Maio de 2007, 01:00
Com isto provamos lá que a migração não ocorreu de forma xiita, e sim responsável.

Cara, meus amigos têm razão, acho que sou muito nerd. Só sendo nerd pra rir de uma frase dessas.

Parabéns clcampos. Não dá pra ver os caras gastarem toneladas em licença de software proprietário. Aos poucos mudaremos isso. O profissional que recusar, vai se dar mal.

clcampos

Citação de: programad online 19 de Maio de 2007, 01:07
Citação de: clcampos online 19 de Maio de 2007, 01:00
Com isto provamos lá que a migração não ocorreu de forma xiita, e sim responsável.

Cara, meus amigos têm razão, acho que sou muito nerd. Só sendo nerd pra rir de uma frase dessas.

Parabéns clcampos. Não dá pra ver os caras gastarem toneladas em licença de software proprietário. Aos poucos mudaremos isso. O profissional que recusar, vai se dar mal.

Não entendi o porque de rir da frase. Mas deixa explicar o porque dela. A migração por si só da medo, temos medo do novo. O cara sempre viu windows, e ele pensa que vai ter problemas. Então esse é o pior entrave para a migração, e fazê-la brigado só vai atrapalhar. Quem ver como fizemos lá pode pensar que fui louco. Todos entraram de férias, desligaram seus pc's com o Win2000Pro, e quando voltaram viram o Conectiva Linux 10, tudo de um tapa só!

Mas esquecem que durante mais de 1 ano migrei quem tinha problemas para o OpenOffice, passei a instalar o Firefox, e etc. Na minha sala peguei uma máquina de deixei para uso externo, só que deixei a cara idêntica ao do 2000. O pessoal usava, tinha lá no menu o Microsoft Office (Open Office), o Internet Explorer (Firefox), e etc. Quando a pessoa agradecia e ia sair eu perguntava, Gostou? hehehe.. quando falava que sim eu dizia... Não é windows.. é Linux... não é IE, é Firefox e assim por diante. Claro que fiz algumas loucuras... parei de atualizar os anti-vírus no final, quem atualizasse beleza, quem não o fizesse... hehehehe... imaginam o que aconteceu né?!?!?!?!

Mas olha programed o legislativo federal (não lembro se o Senado ou a Câmara) ia gastar alguns milhões com licença, e a briga foi tanta, receberam tantos emails que desistiram. Não devemos mesmo perder as esperanças!
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

jomafras

Citação de: mrbin online 19 de Maio de 2007, 01:06
Citação de: pintinho online 19 de Maio de 2007, 00:45

É engraçado como a carapaça serve em algumas pessoas. Se acha tão absurdo, porque clicou?

Deixa o cara brincar com a língua portuguesa! A maldade está nos olhos de quem vê.

Esse tópico vai ter muito mais audiência do que um outro com um título mais "certinho".

Eu não acho absurdo...
Se vc tiver lido a opinião das pessoas sobre o tópico sabe que no início todo mundo foi contra.
Só por isso eu pedi pra ele trocar o título...
Agora, se o caso é só audiência, que assim seja...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog