Microsoft exigirá royalties de usuários e desenvolvedores de Linux

Iniciado por naldin, 15 de Maio de 2007, 00:55

tópico anterior - próximo tópico

naldin

Cingapura - Em entrevista à revista Fortune, executivo da MS afirma que softwares de código aberto infringem 235 de suas licenças.

A Microsoft quer que usuários de software de código aberto paguem royalties em 235 supostos casos de quebra de patente, segundo notícias.

Em entrevista à revista Fortune, Brad Smith, conselheiro geral da Microsoft, e Horacio Gutierrez, vice-presidente de propriedade intelectual e licenças da empresa , disseram que softwares livres, incluindo em Linux, violam 235 patentes da companhia. E a Microsoft quer que distribuidores e usuários desses programas comecem a pagar royalties por essas supostas violações.

"Não é o caso de algumas infrações acidentais. Há um grande número de patentes sendo quebradas", disse Gutierrez.

Executivos da empresa em Cingapura não estavam disponíveis imediatamente para comentar o artigo.

Smith detalhou as supostas violações na entrevista à Fortune, dizendo que o kernel do Linux infringe 42 licenças e a interface do usuário do sistema operacional, outras 65.

Ele prosseguiu, dizendo que a suíte de aplicações OpenOffice infringe 45 patentes e aplicações de email de código aberto, outras 15; outras aplicações de software de código aberto violam mais 68 patentes, disse Smith.

A Microsft tem formado uma base de acusações de quebra de patente contra o Linux e softwares de código aberto há algum tempo. A empresa assinou recentemente um acordo com a Novell que indenizaria a companhia contra as acusações da Microsoft envolvendo Linux. Na semana passada, a Dell entrou no acordo, se tornando a primeira vendedora de hardware a fazer isso.

A Microsoft fez outros acordos com fabricantes de hardware. Em abril, a Samsung e a empresa assinaram um acordo de compartilhamento de licença que inclui uma cláusula que indenizaria a Samsung contra acusações de quebra de patente envolvendo Linux.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2007/05/14/idgnoticia.2007-05-14.1193491933
-Notebook Dell Vostro 1400 | Video Intel GM965
-HD250Gb | 4Gb DDR600 | HD500Gb de bolso
+ LCD 19" Samsung

celsofaf

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Kwezer

Você acha que a Microsoft vai perder sem lutar?
O jeito é fazer como já fizeram antes, propor que a Microsoft diga onde está os erros para que possa ser solucionado o problema.
Fazer críticas ao ar é fácil.
As pessoas estão começando a criar consciência de que a Microsoft é uma empresa sem vergonha.
Se fosse um empresa séria ela tentaria melhorar seu software de uma forma saudável; E não ficar fazendo acusações sem fundamentos.
É por isso que o Software Livre como um todo vem tomando sua parcela no mercado.
E estamos no caminho certo, porque se não estivéssemos ninguém se importaria!

CGaldino

Caramba!!!! Vou ter que formatar meu PC para retirar os vestigios do Ubuntu pra não pagar nada? ;D

É brincadeira não é não!?
:P
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

rcarreiro

vou  ser sincero...essa notícia me preocupa...a MS é uma mega empresa e com poder de influência muito grande, pra se tornar vítima é um passo...seria o  retrocesso total.

abs
Rafael Carreiro
Linux user number 432422
BigLinux 3.0 / Ubuntu 7.04
Athlon XP 2.4 512mb/400 A7V600 - HD 30Gb Quantum Fireball 5600 GeForce 6600GT 128/128 GDDR3

solanoalves

mdea

CitarNa semana passada, a Dell entrou no acordo, se tornando a primeira vendedora de hardware a fazer isso.

a mesma Dell que vai distribuir o ubuntu pre instalado? Qual é?Qual foi ?...
Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

clcampos

Citação de: CGaldino online 17 de Maio de 2007, 21:58
Caramba!!!! Vou ter que formatar meu PC para retirar os vestigios do Ubuntu pra não pagar nada? ;D

É brincadeira não é não!?
:P

E se fosse verdade? Iria formatar o Ubuntu e colocar windows pirata? Ou ia pagar a licença?

Acalme-se, é exatamente o medo que a microsoft quer deixar nas pessoas... medo e dúvida..,..
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

solanoalves

CitarAcalme-se, é exatamente o medo que a microsoft quer deixar nas pessoas... medo e dúvida..,..

verdade

rcarreiro

Citação de: solanoalves online 17 de Maio de 2007, 22:28
CitarAcalme-se, é exatamente o medo que a microsoft quer deixar nas pessoas... medo e dúvida..,..

verdade

Só q no mundo em vivemos infelizmente o dinheiro conta muito...e a MS não  vai vender barato essa briga
Rafael Carreiro
Linux user number 432422
BigLinux 3.0 / Ubuntu 7.04
Athlon XP 2.4 512mb/400 A7V600 - HD 30Gb Quantum Fireball 5600 GeForce 6600GT 128/128 GDDR3

clcampos

Citação de: rcarreiro online 17 de Maio de 2007, 22:34
Citação de: solanoalves online 17 de Maio de 2007, 22:28

verdade

Só q no mundo em vivemos infelizmente o dinheiro conta muito...e a MS não  vai vender barato essa briga

A Microsoft já vem fazendo isto a algum tempo. Mas nunca disse quais são as patentes quebradas e provavelmente não irá fazer. Se formos olhar por cópia (observe que não estou falando que o linux faz isto em relação ao windows) ela é a pior, abra o vídeo abaixo e veja como existem cópias descaradas no windows do MAC.

http://www.youtube.com/watch?v=TaIUkwPybtM&mode=related&search=

Portanto se ela resolver arrumar briga com isto provavelmente a confusão se estenderá bem mais longe do que ela desejaria. Acho mesmo que nada vai acontecer, a não ser que ela vai continuar com as ameças.

Além do mais, se acontecer o pior prefiro pagar royalties que comprar uma licença do windows.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

CGaldino

Pessoal, era brincadeira!! Vocês não acharam que eu realmente temia receber uma cartinha do tio bill me cobrando royalties!!

Mas confesso que agora pensando isso possa ter um impacto negativo naquelas pessoas que cogitam instalar SO baseado em Linux em seus computadores! É meio amedrontador!

Meu Dapper Drake seguirá firme e forte!
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

clcampos

Isso ai CGaldino. Além do mais quem não quer ficar na ilegalidade pagar os royalties valem mais a pena que comprar licença. A Microsoft tinha que ser penalizada por lançar estes medos no mercado, é uma pena ela fazer e continuar assim.

Mas meus Ubuntus (fiz questão de frisar o plural) também continuaram aqui firmes e fortes.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

rodox12

Putz...nao aguentei...olha soh a gangue do Bill...huaeuehuae
Temos que fixar o bug #1.

rodox12

Vejam como esta movimentado o port 25, todo mundo da comunidade esta participando deste glorioso projeto, inclusive eu. Observem o montande de comentarios.

http://porta25.technetbrasil.com.br/porta25/
Temos que fixar o bug #1.