Por que não o Ubuntu? Agora é um tal de Flux Linux !!!

Iniciado por nq6, 17 de Maio de 2007, 11:59

tópico anterior - próximo tópico

CGaldino

Então, pelo que me parece legalmente não há nada de impeditivo em se usar distros com nome e sobrenome, como as que citei anteriormente, na Portaria MCT nº 291, de 11.05.2007  atalho: http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/52391.html anexos: http://www.mct.gov.br/upd_blob/13739.pdf. Acredito que a questão de suporte é que pega para a que a Positivo, CCE e etc utilizem essas distros pois teriam que ter uma central de suporte. Assim, fica mais fácil subcontratar uma empresa que forneca o SO e suporte juntamente!

Abraços!
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

glaubergoncalves

Pra mim a maior deficiência dessas distros é que elas não mudam em nada a forma de as pessoas se relacionarem através da tecnologia da informação... reparem, por exemplo, na deficiência/ausência de fóruns de discussão entre os utilizadores, algo que no Ubuntu é fortíssimo, é básico... Chaves de ativação, call centers impessoais, "aulas multimídia" em flash... pra mim tudo isso é muito Windows... de que adianta mudar o software se não se muda a concepção vigente sobre acesso a tecnologia da informação... dessa forma o Linux vai apenas ser "aquele Windows grátis diferente de mexer e que não tem MSN". Na minha opinião, o Ubuntu, entre outras excelentes distros que existem, quebram essa concepção, pois focam na colaboratividade e livre circulação do conhecimento. E isso pra mim vai muito além da peça de software...

Isso me lembra uma entrevista que li na revista A Rede do mês passado, com a professora Léa Fagundes, sobre a discussão em torno do XO (achei essa entrevista espetacular), e a possibilidade de substituí-lo por outras alternativas como o Classmate da Intel, que aqui seria fabricado provavelmente pela Positivo (acho que não preciso dizer mais nada...). O XO não é apenas uma máquina, é um projeto pedagógico elaborado "para ser usado na educação" (nas palavras da professora Léa Fagundes), não apenas uma adaptação de algo feito pra uso em escritório. Acho que o Ubuntu está muito bem representado nesse sentido com o Edubuntu.

Enfim, voltando ao ponto: pra mim, não basta apenas mudar o software, acho fundamental que também haja mudança na concepção atual de como se faz e se interage com a tecnologia da informação. E tenho certeza que o Software Livre tem papel fundamental nesse processo de mudança.

nq6

Nada impede que essas empresas utilizem o Ubuntu como base, no desenvolvimento de suas distros.

Não existem desculpas.

Ok,
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Kwezer

Citação de: nq6 online 17 de Maio de 2007, 16:18
Nada impede que essas empresas utilizem o Ubuntu como base, no desenvolvimento de suas distros.

Não existem desculpas.

Ok,

Você pode ter certeza que existe algo atrás disso tudo!
Como que uma distribuição, a qual NINGUÉM conhece e que acaba de ser lançada é adotada como padrão no projeto Computadores para Todos?
O problema é que eu sempre vejo pessoas que adquiram esses computadores, tentaram utilizar o sistema mas nunca conseguiram por falta de suporte.
Ai o cara generaliza e diz "Eu tirei o LINUX da minha máquina porque era muito difícil!".
E o pior é que de certa forma eu sou obrigado a concordar; Alguém por acaso já "usou" esse Insigne Linux?
Se não usou, NUNCA use.
Distribuição SAFADA essa!
Chega a demorar 1 minuto e 40 segundos só para iniciar!
Sem dizer no suporte CRETINO que ela tem!

O projeto (Computador para todos) ao invés de ajudar está atrapalhando!
Porque o pessoal não adota o Ubuntu, OpenSuse ou Fedora como distribuição padrão?
O cara tenta fazer algo bem feito e faz esses lixo ai!
A muito tempo que eu estou INDIGNADO com esse projeto.

boi

Pessoal, não tem segredo nenhum aí, não tem conspiração nenhuma. Eles são obrigados a fornecer um computador com Linux e com vários softwares pré-instalados, e também a prestar suporte. Suporte normalmente custa caro, mas se o comprador trocar de sistema operacional, essa obrigação deixa de existir. É esse o motivo de vir com uma distro ruim, eles querem mesmo que você instale o Windows ou mesmo outra distro, porque aí você perde o direito ao suporte e consequentemente eles poupam dinheiro. Essa é uma das maiores falhas do projeto do computador popular, a falta de controle sobre a qualidade tanto do hardware como do software das máquinas.

samuelbh

Não tenho certeza, mas acho que um dos pré-requisitos do Computador para Todos é que seja uma distro feita no Brasil.

Mas nada que um BIG Linux não resolva.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

nq6

Citação de: samuelbh online 17 de Maio de 2007, 18:08
Não tenho certeza, mas acho que um dos pré-requisitos do Computador para Todos é que seja uma distro feita no Brasil.

Mas nada que um BIG Linux não resolva.

Isso não procede! Não tem nada regulamentado, que se encaixe nessa sua citação!
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

mickeyknox

Assistam o vídeo de apresentação. Citando a narração
"este é o seu papel de parede personalizado, onde estão seus ícones. Mas peraí, meu papel de parede personalizado é o logotipo da empresa? Cade a personalização? E os ícones estão no papel de parede? Como assim? Não tem área de trabalho?

Alguém que começa a apresentar seu SO assim só pode estar fazendo piada.

Por outro lado, o site é lindão, a voz da moça é bonita...
Ou seja, agencia de primeira (Tá bom, não é pra tanto também)  contratada para publicar conteúdo de quinta.

Tem grana aí...e muita grana. Pode escrever que tem podreira no meio.
Pentium IV 3.2 Prescott 2gb ram DDR 400 ATI 9200 256mb Seagate 160gb Maxtor 80gb + 22" LG Windão Pentium IV 2.8ht 2gb ram DDR400 Geforce 6200LE 256MB Seagate 250gb SATA Maxtor 160gb SATA 17" LG e mais uma ou outra..

glaubergoncalves

Citação de: mickeyknox online 18 de Maio de 2007, 01:31
Assistam o vídeo de apresentação. Citando a narração
"este é o seu papel de parede personalizado, onde estão seus ícones. Mas peraí, meu papel de parede personalizado é o logotipo da empresa? Cade a personalização? E os ícones estão no papel de parede? Como assim? Não tem área de trabalho?

Pensei a mesmíssima coisa quando assisti essa apresentação! ;D Mas como a animação em flash tava travando e demorando pra carregar, acabei desistindo  de ver o resto...

samuelbh

Retirado do Site do Programa Computador para Todos

CitarEspecificações globais dos softwares

Todas as ferramentas terão que satisfazer os seguintes requisitos:

o Suporte obrigatório à língua portuguesa.
          o Execução em qualquer sistema operacional que se enquadre nas especificações que segue.
          o Opção de uso em interface gráfica de todas as funcionalidades de desktop, através da utilização de mouse, botões e menus auto explicativos.
          o Existência de funcionalidade de ajuda.
          o Manual em língua portuguesa.
          o Atualizações gratuitas, periódicas e regulares, com o prazo máximo de seis meses.
          o Atualizações gratuitas, automática ou manual do produto, através da Internet.
          o Servidores de atualizações de programas, com disponibilidade mínima de 95% e com banda que garanta qualidade de serviço em acesso simultâneo à, no mínimo, 5% do total comercializado, garantindo banda igual ou superior a 56 kbps por conexão.
          o Permissão de análise e estudos da execução do software, sem restrições de divulgação do resultado.
          o Os aplicativos não poderão ser versões de demonstração e nem possuir restrições de funcionalidades artificialmente implantadas.

Maiores detalhes consultar a Portaria MCT nº 624 de 04.10.2005

Fonte: http://www.computadorparatodos.gov.br/projeto/def_sw

O Suporte deve ser de um ano de hardware e software. Vejo que o projeto foi bem implantado, o problema é a falta de fiscalização.

Pelo jeito a distro deve ter repositórios próprios e a empresa deve fornecer suporte em língua portuguesa. Acho que a Canonical está de fora, a não ser que um de seus representantes possa representá-la aqui (desculpem o pleonasmo).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Lucas_Panurge

CCE = "Cuidado Com Ele", "Começou Comprando Errado", "Conserta, Conserta, Estraga" :P
gtalk: lucas.pan@gmail.com
GNU/Linux User #440333

glaubergoncalves

Citação de: Lucas_Panurge online 18 de Maio de 2007, 20:16
CCE = "Cuidado Com Ele", "Começou Comprando Errado", "Conserta, Conserta, Estraga" :P

Bah... até na Wikipédia o artigo dos caras está zoado, reparem na segunda frase. Sem falar das acusações de contrabando que aparecem na seqüência desse artigo...