Instalação do Ubuntu

Iniciado por RC2006, 01 de Maio de 2007, 10:14

tópico anterior - próximo tópico

KnightfromtheFairies

Citação de: clcampos online 04 de Julho de 2009, 18:35
Caro KnightfromtheFairies chegou a ler as Regras de Utilização do Fórum?

Evite criar mensagens em mais de um topico sobre o mesmo problema, concentrando assim toda a discussão sobre seu problema em apenas um lugar.

Chegou a ler as instruções deste tópico? Ele indica como instalar o Ubuntu.

De qualquer forma dá para ter os dois sistemas em um PC só sim, sem problemas. Para ajudá-lo a entender como fazer, e sobre o ubuntu eu recomendo que leia os links abaixo:

Instalação do 7.x / 8.x (este tópico que estamos)
Argumentos de Instalação (caso falhe) (neste caso só para erro durante o boot)
Instalação de Programas no Ubuntu
Este vídeo é interessante. Leia também as mensagens do Tópico
Vídeo Tutorial: Como instalar o Ubuntu Linux
Instalando o Ubuntu a partir do LiveCD

Além dos tópicos recomendo ler as apostilas indicadas pelo colega rjbgbo aqui.

Seja bem vindo ao fórum e espero que goste do Ubuntu.

[]'s

Cristiano

Sim, cheguei, Cristiano, contudo, não tive tempo de apagar esta mensagem aqui e criei no outro tópico (pois estava copiando o material) e subitamente você bloqueou ele, entendo totalmente a questão de organização do fórum, só que sou usuário novo no fórum/Linux e estou totalmente perdido entre as dezenas de materiais e sobre onde procurar exatamente passar do ponto em que estou na instalação. Só depois que notei que a minha primeira mensagem continuava aqui, daí o porquê das contínuas criações de tópicos.

Li sim, só que o tópico não exemplifica como solucionar aquele problema, procurarei no tópico citado.

Peguei a apostila que estava acima do meu primeiro post na página anterior, pegarei essa também.

Grato pela ajuda e pela compreensão, começamos com o pé esquerdo, mas nada impede que o passo se acerte com o compasso agora.

Obrigado pela ajuda!

PS: Poderia me indicar o exato local onde eu encontro como solucionar a instalação? Estou usando a ferramenta de busca, mas ainda não achei nada que solucionasse. Obrigado. [2]
Clevo M540SS; 120 HD Sata; 2 gb RAM DDR2; Sis Mirage 3 Graphics; processador Celeron 2266 MHz, 32 bits.

www.ieieiequatroqueijos.blogspot.com

clcampos

Caro usuário o poblema é mesmo com "menu raiz" ou "partição raiz"?

Se seu problema é com particionamento indico que faça o seguinte:

• 1o) De boot pelo CD
  • 2o) Selecione o idioma
  • 3o) Clique em usar o sistema sem alterar o disco, ou sem instalar (a primeira opção)
  • 4o) O sistema será carregado, teste e veja que tudo foi reconhecido
  • 5o) Clique no atalho para instalar o sistema, que esta disponível no Desktop
  • 6o) Vá respondendo as perguntas entre as telas, até que no momento do particionamento escolha Manual (ou Avançado) - É neste ponto que esta tendo problemas né?
  • 7o) Selecione a partição que deseja instalar o Ubuntu (vi que é uma de apenas 5gb... eu achei muito pouco)
  • 8o) Exclua a partição (todos os dados serão perdidos)
  • 9o) Para evitar problemas sugiro que crie uma partição extendida em toda a área liberada (que era sua partição L)
  • 10o) Dentro da partição extendida crie uma partição com todo espaço menos 512 Mb (aqui depende um pouco da configuração do seu PC)
  • 11o) Ao criar esta partição selecione os seguintes dados:

• 11o A) Sistema de arquivos: ext3
    • 11o B) Ponto de montagem: /
    • 11o C) O ponto de montagem / (ou raiz) significa o ponto inicial do sistema, o que seria o C: do windows
  • 12o) Com aquele espaço restante (os 512 Mb) você vai criar uma segunda partição (também chamada partição de troca):

• 12o A) Como sistema de arquivos selecione: Linux swap
  • 13o) Neste ponto o particionamento esta pronto, então siga em frente até o final, assim a instalação começará.
  • 14o) Usando o LiveCD você pode ter acesso a internet, e se tiver dúvidas poste aqui neste tópico antes de continuar
  • 15o) Estes tópicos podem ser seguidos de forma visual no link do vídeo que indiquei: Como Instalar o Ubuntu Linux

Caso você vá mudar de sistema, ou passar a usar o Ubuntu entenda que terá que ler um pouco pois os sistemas são diferentes (ainda bem!).

Espero que de certo ai.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

KnightfromtheFairies

Citação de: clcampos online 05 de Julho de 2009, 00:08
Caro usuário o poblema é mesmo com "menu raiz" ou "partição raiz"?

Se seu problema é com particionamento indico que faça o seguinte:

• 1o) De boot pelo CD
  • 2o) Selecione o idioma
  • 3o) Clique em usar o sistema sem alterar o disco, ou sem instalar (a primeira opção)
  • 4o) O sistema será carregado, teste e veja que tudo foi reconhecido
  • 5o) Clique no atalho para instalar o sistema, que esta disponível no Desktop
  • 6o) Vá respondendo as perguntas entre as telas, até que no momento do particionamento escolha Manual (ou Avançado) - É neste ponto que esta tendo problemas né?
  • 7o) Selecione a partição que deseja instalar o Ubuntu (vi que é uma de apenas 5gb... eu achei muito pouco)
  • 8o) Exclua a partição (todos os dados serão perdidos)
  • 9o) Para evitar problemas sugiro que crie uma partição extendida em toda a área liberada (que era sua partição L)
  • 10o) Dentro da partição extendida crie uma partição com todo espaço menos 512 Mb (aqui depende um pouco da configuração do seu PC)
  • 11o) Ao criar esta partição selecione os seguintes dados:

• 11o A) Sistema de arquivos: ext3
    • 11o B) Ponto de montagem: /
    • 11o C) O ponto de montagem / (ou raiz) significa o ponto inicial do sistema, o que seria o C: do windows
  • 12o) Com aquele espaço restante (os 512 Mb) você vai criar uma segunda partição (também chamada partição de troca):

• 12o A) Como sistema de arquivos selecione: Linux swap
  • 13o) Neste ponto o particionamento esta pronto, então siga em frente até o final, assim a instalação começará.
  • 14o) Usando o LiveCD você pode ter acesso a internet, e se tiver dúvidas poste aqui neste tópico antes de continuar
  • 15o) Estes tópicos podem ser seguidos de forma visual no link do vídeo que indiquei: Como Instalar o Ubuntu Linux

Caso você vá mudar de sistema, ou passar a usar o Ubuntu entenda que terá que ler um pouco pois os sistemas são diferentes (ainda bem!).

Espero que de certo ai.

[]'s

Cristiano

Opa! É isso mesmo, Partição raiz, estava tendo dificuldade com o termo pois tenho um único pc e não tem como consultar o fórum ao mesmo tempo enquanto instalo, mas acho que essa sua explanação será bem útil para eu prosseguir.

Quanto a leitura, já estou preparado para ela, eu estou vendo a mudança para o Linux desde meados de Agosto do ano passado e a cerca de um mês que resolvi por o pé na porta.

Obrigado mais uma vez pela ajuda!

Abraços,
Knight~

Edit:
Ok, consegui instalar e no momento estou pelo Ubuntu. Eu não consegui fazer como você falou sobre a partição, eu não soube como criar uma partição extendida, então a partição ficou realmente muito pequena, já estou sem espaço para baixar um mísero pacote de ícones. he
Como faço essa repartição? (Trato dela aqui? Se não for o caso, passo para outra área)

Obrigado!
Clevo M540SS; 120 HD Sata; 2 gb RAM DDR2; Sis Mirage 3 Graphics; processador Celeron 2266 MHz, 32 bits.

clcampos

O ideal mesmo é que crie um tópicos sobre seu problema com a partição pequena, mas apenas um tópico, por favor.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

KnightfromtheFairies

Citação de: clcampos online 05 de Julho de 2009, 10:20
O ideal mesmo é que crie um tópicos sobre seu problema com a partição pequena, mas apenas um tópico, por favor.

(Y)
Obrigado.

brunnno_82

Ola,
estou com um probleminha, e espero que aqui seja o local correto para coloca-la.
baixei a iso do ubuntu, gravei em cd, dei o boot pelo cd. Entrou corretamente no sistema operacional. Dai, li em algunas paginas da internet como fazer para dar o boot pelo pendrive. Tentei algumas vezes, mas quando peço para dar o boot pela usb, o sistema acusa que o mesmo nao possui nenhum sistema operacional.
Alguem poderia me ajudar.

desde ja agradeço
obrigado

joseclaudio

Quero implantar o Ubuntu em minha casa. Mas como sou muito inexperiente nisso gostaria de contatos de pessoas que eu pudesse contratar aqui no Rio de Janeiro que pudessem fazer isso e ainda orientar a mim e minha família como utilizar o Ubuntu. Tenho ainda um roteador para internet sem fio, por isso a necessidade de um profissional.
Abraços
José
jclaudiobarros@terra.com.br
José Claudio Barros
jclaudiobarros@terra.com.br

cariocarj3

Citação de: zoroastro online 05 de Maio de 2007, 18:45
galera, tem como fazer o backup dos arquivos da minha pasta pessoal?

para os inicinates como eu tive q reinstalar  e na hora ainda pergunta se vc quer salvar seus documentos pow! tem que ser ubuntu mesmo pois no win vista nem pensar ne rsrsrsrsr um abraço  e fica a dica

rudregues

Acho que aqui é o local ideal para postar minha dúvida:
To esperando o karmic koala pra instalar pelo alternate cd o xubuntu,mas preciso saber algumas coisas:
-O "Ubuntu One" virá por padrão ou terei que selecioná-lo durante a instalação por ser alternate?
-Existe uma maneira gráfica para escolher os programas que serão instalados? ???
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

albertosd

Tenho uma maquina amd athlon xp, placa asus,1500 mb de ram e 320 de hd.estalei o ubuntu 9.10 e rodou normal.mas quando desligo por mais ou menos 2 horas, quando vou ligar aparece:''mount of filesystem failed' e diz que o root nao está instalado.como faço para resolver esta questão.desde já agradeço

Alberto Silva Duarte

Tota

Citação de: albertosd online 17 de Janeiro de 2010, 17:24
Tenho uma maquina amd athlon xp, placa asus,1500 mb de ram e 320 de hd.estalei o ubuntu 9.10 e rodou normal.mas quando desligo por mais ou menos 2 horas, quando vou ligar aparece:''mount of filesystem failed' e diz que o root nao está instalado.como faço para resolver esta questão.desde já agradeço

Alberto Silva Duarte

Amigo,

Se o problema só aparece depois que seu hd esfria (2 horas ) , pense seriamente em trocar esta unidade

Em pouco tempo ela vai parar de funcionar, pois como postou, entendi que isto já ocorreu mais de uma vez 

lucas18

pessoal tenho uma pergunta

o live cd tem vida util de qto tempo, pergunto isso pq usso tres vesez e na quarta vez qndo vou iniciar o sistema da ''error in boot CD''

Tota

Citação de: lucas18 online 11 de Março de 2010, 19:52

o live cd tem vida util de qto tempo, pergunto isso pq usso tres vesez e na quarta vez qndo vou iniciar o sistema da ''error in boot CD''

O live cd não tem vida util, mas sua midia sim.

CD / DVD RW tem vida muito curta. Os -R dependendo da marca e da qualidade duram bem mais. Só que eu já comprei tubos de cd de marca bem conhecida ( sony ) que eram falsificados. Pode ser o seu caso.

CD's prensados, enquanto não riscarem, duram uma vida.

[],s

lucas18

Citação de: Tota online 11 de Março de 2010, 20:46

CD / DVD RW tem vida muito curta. Os -R dependendo da marca e da qualidade duram bem mais. Só que eu já comprei tubos de cd de marca bem conhecida ( sony ) que eram falsificados. Pode ser o seu caso.

[],s
Tota

vc quer dizer com midia? vc ker dizer q o cd pode estar estragado ou a imagem pode ter sido fragmentado na hora q baixei?
gravar em pendrive pode ser uma saida?

Tota

Citação de: lucas18 online 11 de Março de 2010, 21:41
Citação de: Tota online 11 de Março de 2010, 20:46

[],s
Tota

vc quer dizer com midia? vc ker dizer q o cd pode estar estragado ou a imagem pode ter sido fragmentado na hora q baixei?
gravar em pendrive pode ser uma saida?

Exatamente, Uma midia ruim pode depois de algumas leituras se estragar, o substrato ( aquela camada reflexiva ) vem com defeito e depois de algum tempo o cd não é mais o mesmo. ( a propria luz artificial ou o sol podem alterar o substrato )

As midias com memorias flash ( eeeprom ) hoje em dia são bem mais confiaveis, exceto também, pelos pendrives falsos xingling que existem por aí.

Veja os novos notes com hd ssd que comprovam a confiabilidade das memórias flash.

Um bom pendrive, é sem duvida melhor que um cd como armazenamento por longo período.

A partir deste ano eu vou começar a guardar meu imposto de renda em pendrive, precisei recuperar uma declação de 2004 e me dei mal com cd rom.

[],s