Microsoft se rearma contra empresas que compram OEM para baratear custos.

Iniciado por greylica, 27 de Abril de 2007, 17:22

tópico anterior - próximo tópico

greylica

Desculpem o assunto, eu sei que disse anteriormente que não gosto e não quero falar de Microsoft por aqui, mas, tem certos assuntos que devem ser de domínio público, portanto, isso servirá de alerta para qualquer colega que trabalhe com informática e queira ver seus clientes bem.

Recentemente um amigo meu teve de comprar um laptop que veio com o starter edition, até aí, tudo bem, mas, como nada funciona direito, e nem via NFS nós conseguíamos acessar documentos de outro computador, resolvemos ligar para a Microsoft e saber o que fazer para nos livrarmos do problema. OK, como sempre, fui muito bem atendido, mas, no decorrer da conversa eu fiz algumas perguntas ao vendedor para averiguar como trocar a licença, a seguir um trecho da conversa:

- E se nós comprarmos o XP Home Edition OEM para colocar nesse Laptop, isso resolveria todo o problema de falta de acesso que o Starter Edition possui.

A resposta do atendente me pareceu sinistra, mas foi exatamente a seguinte:

- Senhor, o senhor não pode comprar uma licença OEM e instalar no seu computador e mesmo que o senhor o leve a uma revenda, o vendedor não está autorizado a trocar a licença do seu computador por uma OEM visto que ele não fabricou o laptop, e o senhor somente poderia trocar o modelo do seu laptop por outro com o sistema pré instalado ou então comprar a licença de caixa.

E Então eu aleguei:

- Mas isso equivale a dobrar os custos já que o Laptop não veio com um sistema operacional que tenha o mínimo necessário para funcionar em rede.

E ele completou com o seguinte:

- Isso não podemos modificar visto que o senhor foi mal orientado na compra pelo vendedor, o Starter Edition Possui limitações que não podem ser contornadas com softwares de terceiros, e não possui funcinalidades de rede outras que não sejam o acesso a sites.
- A Microsoft se reserva o direito também de invalidar licenças OEM, mesmo que legalmente adquiridas se o comprador montar a licença por qualquer motivo. A Microsoft vai iniciar a invalidação de licenças do tipo OEM mesmo adquiridas legalmente se não forem mais adquiridas com computadores, e, mesmo que a legislação permita que as notas fiscais possuam apenas um hardware necessário aos computadores, as licenças OEM serão invalidadas se não forem adquiridas com o computador inteiro.
_____________________________________________________________________________________

Eu vou resumir a história, e mostrar o que eles querem...

É o seguinte, a maior parte das empresas que não tem as licenças, mas deseja se legalizar, compra nas revendas os chamados OEMs, isso por que são cerca de 30% a 40% mais baratos, mas ficam amarrados com o computador e se deve colocar uma etiqueta ( que aliás é a mais sem vergonha que eu ja vi na vida e é feita para estragar e o cara perder a licença para pagar de novo ) para atestar que a licença está com o computador.
Normalmente, como esse tipo de licença só pode ser vendida com hardware, é colocado um hardware de baixo valor para efeito de contrato, ou seja, é dada uma chance para as empresas de se legalizar á um custo mais razoável do que se comprassem licenças de caixa.
Mas, com o corte de vias desse caminho, o manejamento de licenças OEM somente poderá ser feito por revendas de computadores autorizados pela Microsoft, o que implica que licenças OEM não estarão mais a disposição do mercado para compra agora que o Vista saiu.
Em caso de fiscalização, se for dado um prazo para apresentação de licenças, e, não havendo licenças OEM no mercado para compra, o empresário que, ou por não ter condições ou por não saber exatamente aquilo que foi instalado em seu computador não encontrar alguém que lhe repasse as licenças necessárias como notas fiscais via caixa + CD (chamados FPP), se verá única e exclusivamente com a saída de obter o produto completo em caixas, quase dobrando o seu custo operacional para se legalizar.
Isso quer dizer que está havendo uma verdadeira inquisição por parte da empresa de software Microsoft mesmo em relação á pessoas que não podem se legalizar por problemas financeiros ou então por parte de empresas que precisam de um tempo, visto que não há financiamento parcelado de software em mais nenhum lugar.
  Isso é particularmente perigoso para determinadas empresas que colocam a parte de infraestrutura de T.I. como centro de custos adversos e não como ferramenta de ganho de produtividade, ( tratam somente como obrigatoriedade de uso a tecnologia da informação) e, infelizmente estas são muitas, em geral essas empresas querem o software como uma commoditties regida por serviços, e não tem a noção de que a Microsoft não trata software assim. Outra via muitos empresários deixam os procedimentos de legalização como um segundo plano pela urgência do hardware para que seus funcionários produzam.
    Na ocorrência de um evento de encontro de software ilegal durante uma fiscalização por parte da polícia federal ou denúncia anônima, o empresário que não tomar a precaução adequada de, ou comprar OEMs agora antes da inquisição, ou iniciar a compra de caixas, pode ir á falência por causa da gigante de software, por que irão cobrar a multa e o software. (Se lembra do contrato ? Máxima extensão permitida por lei é ferrar o cara e deixar ele passando fome pelado se possível )
Mudando as regras para empresas vai reforçar o ciclo de ganho de capital da Microsoft, onde o usuário doméstico força o empresário a fazer a solução mais imbecil, pelo custo mais baixo, ou técnicos incompetentes instalam o Office Pirata para não ter de prestar suporte e dizem que o Oppen Office é ruim.

Mais um reforço para que vocês continuem a pressão nos empresários para migrar, mas ao mesmo tempo uma pressão a mais para que tenhamos um pouco mais de carinho e qualidade de software com o Linux.

Abraços.

Pedro Martins

Citação de: unrater online 27 de Abril de 2007, 19:08
afinal o que é OEM?
OEM segundo a Wikipedia.

Vale ressaltar que a licença OEM é atrelada ao hardware vendido. Nos notebooks, isso não é tão problemático, já que dificilmente alguém irá fazer upgrade nele. Mas em computadores desktop é possível atualizar a máquina e a licença OEM vai para o saco se você simplesmente trocar uma placa de vídeo, por exemplo. Mexeu no hardware original, perdeu a licença OEM e seu Windows será automaticamente transformado em versão Capitão Gancho.

Cláudio Novais

Citação de: Pedro Martins online 27 de Abril de 2007, 19:59
Vale ressaltar que a licença OEM é atrelada ao hardware vendido. Nos notebooks, isso não é tão problemático, já que dificilmente alguém irá fazer upgrade nele. Mas em computadores desktop é possível atualizar a máquina e a licença OEM vai para o saco se você simplesmente trocar uma placa de vídeo, por exemplo. Mexeu no hardware original, perdeu a licença OEM e seu Windows será automaticamente transformado em versão Capitão Gancho.
isto é a maior estupidez que eu já vi. por acaso eu sabia que isto era verdade, mas não consigo me conformar! é como fazer modificações a um leitor de DVDs de sala ou kalker outro aparelho, se o modificarmos, legalmente estamos a infrigir a lei, por causa dos direitos de autor do aparelho. isto é uma injustiça, se eu pago pelo produto, porquê que não posso fazer o que bem entender?

Pedro Martins

Citação de: unrater online 27 de Abril de 2007, 20:28
Citação de: Pedro Martins online 27 de Abril de 2007, 19:59
isto é a maior estupidez que eu já vi. por acaso eu sabia que isto era verdade, mas não consigo me conformar! é como fazer modificações a um leitor de DVDs de sala ou kalker outro aparelho, se o modificarmos, legalmente estamos a infrigir a lei, por causa dos direitos de autor do aparelho. isto é uma injustiça, se eu pago pelo produto, porquê que não posso fazer o que bem entender?
Pois é. O povo compra carro, que é muito mais caro, e pode fazer tuning por aí. Não poder mexer no computador apenas por causa da licença de software é um tiro no pé. Se o povo soubesse o que é a licença OEM, não compraria nada com ela.

cyberlion

Gosto muito da reflexão feita pelo gerente de desenvolvimento comunitário do OpenOffice, Louis Suárez-Potts, ao afirmar que comprar uma licença de software proprietário na verdade não é comprar... e sim alugar:

CitarO processo deve ser fácil:quando você compra algo, é seu. Eu compro uma máquina de escrever, é minha. Eu não faço um "leasing" da máquina, ela somente é minha. É assim com tudo. Mas quando eu compro software, é como se estivesse alugando, pelo menos de acordo com a MS. Ou seja, ele não é realmente meu ao todo, de modo que tudo o que eu pensava ser meu neste processo, na verdade, é de uma outra pessoa.

Ainda há dúvidas do quanto o comércio de software (independente do OEM ou não) - ao menos como se caracteriza atualmente - é absurdo?
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com