O papel está morto, viva a internet

Iniciado por galactus, 28 de Março de 2007, 09:08

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Por SKuLL_DeviLL
28 de Março de 2007

"Nesta última segunda-feira, surgiram alguns comentários em muitos sites pela web sobre o atual momento vivido pela imprensa tradicional: os problemas que estão atravessando gigantes como o San Francisco Chronicle, ou a revista InfoWorld, que apontam um futuro negro para os jornais do nosso dia a dia.

Michael Arrington acredita piamente no fim da imprensa escrita, e de fato, a questão não é se isso ocorrerá ou não. A questão é quando isso acontecerá.

No seu blog CrunchNotes, Arrington mencionou dois casos que recentemente desenterraram os temores da imprensa escrita: vários jornais e revistas de grande importância estão enfrentando cortes de pessoal, e na verdade o InfoWorld, uma das revistas de mais prestígio nos Estados Unidos encerrará sua edição imprensa assim que ela possa viver do seu negócio on line.

Esta situação não é indiferente na mídia espanhola, que estão sofrendo com a migração de milhares de leitores para as páginas na Internet. As vendas de jornais e revistas continuam em recessão, e o negócio on line já começa a ser uma parte muito importante nos trabalhos destas publicações.

Estamos diante do fim da imprensa escrita?"

Fonte - FórumPCs: http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=204109
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

agente100gelo

Uns 5 anos atrás eu discuti, em uma lista de discussão, com um jornalista de um jornal de Fortaleza. A avença começou quando afirmei que a mídia tradicional impressa não iria sobreviver porque a geração nova não tem costume com ela. Resisti hoje porque os mais velhos possuem o costume de ler um jornal, de receber uma revista no final de semana... Ele discordou...

Acho que estava certo :P
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

D.Moore

A grande vantagem dessa migração é a menor necessidade de papel no nosso dia-a-dia, evitando o corte de milhares de arvores, afinal, todo o mundo está preocupado com o aquecimento global. Mas creio que o papel não acabe tão cedo assim, principalmente em países de terceiro mundo. A educação gira em torno do papel, são revistas, livros, periódicos e tantas outras publicações usadas pelos estudantes sem acesso à tecnologia que creio ser muito cedo para o papel acabar.
"Se sei é porque andei com gente que sabia."

Estou passeando pelo Mandriva, que deu mais certo no meu note. Mas ainda acompanho o fórum. Por gentileza, não enviem MP, se precisarem entrar em contato enviem e-mail para danny_btos [EM] yahoo [PONTO] com [PONTO] br.

Tuxtu

Pode até ser que demore mais em países de terçeiro mundo para jornais e revistas.
Em países de primeiro mundo ficará mais fácil em vista das tecnologias que estão sendo desenvolvidas e dando bons resultados como o e-paper.
Demorando ou não, aprecio a gostosa sensação de pegar um jornal, uma revista ou um bom livro, abrir e passar cada página!
Ainda bem que não sou de uma geração tão nova assim, como muitos aqui, amo o cheirinho de papel quando o livro está novo! 
Avatar removido por ultrapassar o limite regulamentado nas regras do fórum
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

mrloko

Pois é a nova geração não lê jornal..
e sendo sincero eu também não  :P

hoje em dia se encontra informações sobre o que vc quiser de forma simples
e simplificada muito melhor que em jornais e revista no meu ponto de vista
MЯ.lõKø

MSN - mrloko@linuxmail.org

Orkut - http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9117735678453337181

Google talk - mr.loko.999@gmail.com

Frase:
" Coletar dados é o primeiro passo para a sabedoria, mas compartilhar é o primeiro passo para a comunidade." Frase retirada do comercial Linux prodigio, patrocinado pela IBM ( http://www.orkut.com/FavoriteVideoView.aspx?uid=9117735678453337181&ad=1173619402

Pedro Martins

Já "mataram" o rádio centenas de vezes desde a primeira aparição da tv, mas ele ainda está vivo. Não acredito que seja muito diferente com as mídias impressas.

O mercado delas vai se reduzir, sem sombra de dúvida, mas não acho que irá desaparecer por completo. Tem gente que gosta de ter as coisas impressas na mão, até como referências para o futuro. Talvez os jornais sejam os que mais vão sentir, mas as revistas devem permanecer por um logo tempo.

celsofaf

Eu ainda sou daqueles que gosta de ir à banca comprar o jornal de vez em quando. E olha que não sou nem um pouco velho. :) Se depender de mim, isso não poderá acabar.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

samuelbh

Eu ainda gosto de ler uma revista bem acabada e com papel de boa qualidade. Mas para me manter mesmo atualizado, leio notícias na internet, tem muito tempo que não leio mais jornal.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Curioso

Já "mataram" o rádio centenas de vezes desde a primeira aparição da tv, mas ele ainda está vivo. Não acredito que seja muito diferente com as mídias impressas.

Corretíssimo...

arqueiro

Em minha opinião já não era sem tempo.  Papel tem custo ambiental e custa a ser degradado. Nos EUA então, existe uma enorme indústria produzindo papel para os mais variados fins.  Para algumas finalidades existe um enorme desperdício naquele país, como é o caso do papel usado em catálogos de venda mercadorias.  A natureza agradece.
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

jrkamil

olha gente, desde que me interessei por processamento de dados, escuto esta estória.  o que tenos visto até agora, indica que muito pelo contrario não diminuiu o consumo de papel. muito pelo contrario, aumentou, pela facilidade de corrigir, imprimir e por aí vai.
quem ganha om isto são os fabricantes de impressoras que na realidade faturam em cima de US$/litro de tinta  mais caras do que o melhor
champagne.
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, Radeon R5 220,  ubuntu  24.04  gnome, ssd 240G, hd 500 G

zoroastro

e sempre ouçu radio. depois que comecei a perceber a alienação da midia televisiva, comecei a ouvir radio mais ainda..

pinduvoz

Eu acho que o papel (livros, jornais e revistas) ainda vai resistir por muito tempo, tal como o rádio no exemplo já aqui citado. E quanto ao custo ambiental, já há jornais no mundo que usam 100% papel reciclado por eles mesmos, sendo tendência  mundial o aumento da quantidade desse tipo de papel ano a ano (hoje já se compra papel A4 reciclado em qualquer papelaria de médio porte). Em suma, a agilidade das novas tecnologias é bem-vinda, mas as antigas ainda nos acompanharão por muito, muito tempo.

:: Linux Registered User nº 439378 ::

CGaldino

Também não acredito na erradicação das publicações impressas, a redução é óbvia mas o fim, creio que não! Fazendo o papel de advogado do diabo: é bom lembrar que o uso de equipamentos eletrônicos implica no aumento da produção de componentes que também implica em impactos ambientais! Afinal de contas as partes metálicas de seu computador foram produzidas com que tipo de matéria prima? A Energia que você consome é limpa ou vem de uma hidrelétrica que inundou uma grande área natural? Para onde irá seu "brinquedinho" eletrônico depois que você resolver trocá-lo por um mais novo e potente?  Esse discurso pseudoambientalista não pode nos pegar! 

Cordialmente,
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

arqueiro

Citação de: CGaldino online 31 de Março de 2007, 16:35
Também não acredito na erradicação das publicações impressas, a redução é óbvia mas o fim, creio que não! Fazendo o papel de advogado do diabo: é bom lembrar que o uso de equipamentos eletrônicos implica no aumento da produção de componentes que também implica em impactos ambientais! Afinal de contas as partes metálicas de seu computador foram produzidas com que tipo de matéria prima? A Energia que você consome é limpa ou vem de uma hidrelétrica que inundou uma grande área natural? Para onde irá seu "brinquedinho" eletrônico depois que você resolver trocá-lo por um mais novo e potente?  Esse discurso pseudoambientalista não pode nos pegar! 

Cordialmente,
É bom nos preocuparmos com a sociedade com um todo.  A fúria consumista de nossa sociedade está acabando com o planeta.  Já notou que o homem é o único animal que produz lixo?  A atual explosão de crescimento da China vai levar o país aonde?  Se as hidrelétricas destroem o ambiente cabe a nós economizarmos energia ou então acharmos outro meio de produzí-la (pessoalmente já estou fazendo isto).  Nos cabe também não ficarmos trocando de máquina a todo instante.  A humanidade está diante de um enorme desafio:  ou mudaremos radicalmente a maneira de nos relacionarmos com tudo em volta ou iremos destruir tudo.
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br