Problemas para instalar

Iniciado por niltonpess, 15 de Março de 2007, 11:59

tópico anterior - próximo tópico

niltonpess

Boa tarde a todos!
Conheci o Linux através de um curso impresso de manutenção de computadores. Baixeis alguns Live-CDs pata testar ao mesmo tempo que procurava na internet tudo sobre o Linux. Era tudo novidade para mim. Sou usuário de Windows e Macs há vários anos na área gráfica e fiquei literalmente encantado com as distribuições, em especial Kurumin, Mandriva e Ubuntu.
Comprei o livro e os CDs do Kurumin 7.0 por achar o melhor para um iniciante como eu. Li e estudei o livro completo, li os tutoriais nos sites, instalei no segundo HD do meu computador e ele funcionou maravilhosamente. Por um dia... Parou de iniciar o X no dia seguinte. Refiz a instalação, particionei um espaço menor para o sistema, coloquei o home num partição separada, criei a partição de swap... E nada de dar o boot. Reinstalei com o boot pelo Lilo e não pelo Grub e não deu certo.
Rodei o Kubuntu 6.10 pelo Live-Cd e funcionou perfeitamente. Instalei  e a tela ficou tão distorcida que nem os controles do monitor conseguiam corrigir. Usei o driver genérico e o da Sansung. Com o da Sansung as opções de resolução aumentaram, mas as distorções continuaram do mesmo jeito.
Todas as distros que experimentei, Ubuntu 6.04, Ubuntu 6.10, Kurumin 6.1, Kurumin 7.0, Famelix, Dreamlinux, Mandriva 2007, Knoppix 5, funcionaram muito bem do Live-CD, mas uma vez instaladas, só davam problemas.
Tenho um Pentium IV, sem acesso à internet ou rede. Usei tanto os drivers opensource quanto os do fabricante da placa de video e nada deu certo. Não instalei o Beryl, mas mesmo assim o X não iniciava no Kurumin ou a tela distorcia no Kubuntu.
Porque as distros funcionam tão bem no CD, mas não no HD? Existe solução?
Ainda não reinstalei o Linux. Deu uma baita dor de cabeça fazer o Windows XP voltar a dar o boot, refazendo a MBR depois que desentalei o Grub.
Tenho os arquivos lspci, /etc/X11/org.conf e Xorg.0.log que obtive do Live-Cd para postar aqui se isso ajudar a identificar o problema, mas são arquivos longos. Tem jeito de postá-los aqui? Meu monitor é um Sansung SyncMaster 753v de 17 polegadas. Meu PC é um Pentium IV 2,4 Gh, 1 Gb de RAM, placa de video ATI Randeon 9600, com dois HDs de 40 Gb.

Nilton - Joinville, SC. Novato mesmo!!!!!!!!!

RxDx

Ja usei tanto o Kurumin quanto o Ubuntu.. e nenhum deles deu problemas graves (que não fossem causados por mim).
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.