Como divido as partições?

Iniciado por Carb00n, 13 de Março de 2007, 23:35

tópico anterior - próximo tópico

Carb00n

Queria instalar o Ubuntu no meu computador, mas eu já tenho o WinXP instalado.

Queria saber como divido as partições, e qual espaço que recomendam para cada partição, o meu disco é de 238GB.

Eu já tenho o Partition Magic, para dividir as partições, não sei se recomendam outro programa?

RxDx

Não sei se é a melhor maneira, mas aqui em casa eu fiz assim:

rodrigo@rodrigo-desktop:~$ sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilha, 9729 cilindros
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        3442    27647833+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2            3443        4334     7164990    b  W95 FAT32
/dev/sda3            4335        9561    41985877+  83  Linux
/dev/sda4            9562        9729     1349460   82  Linux swap / Solaris

Swap = Dobro da RAM
SDA1 = Windows
SDA2 = Partição FAT32 para arquivos comuns entre Windows e Linux (como MUSICAS e FOTOS)
SDA3 = Partição Ubuntu Linux EXT3.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Piras

O essencial é ter uma partição raiz (o símbolo é a barra sozinha, /), e uma partição para área de troca (também chamada de partição  swap ou swap/Solaris). A primera deve ter no mínimo uns 4 GB (na verdade, o ideal mesmo seria ter pelo menos uns 7 GB) e a partição swap você pode estimar como o dobro de sua memória RAM (caso seja de 256 MB, por exemplo, sua swap seria de 512 MB). Se a memória RAM for superior a 512 MB, fique neste limite mesmo: mais do que isto é desperdício de espaço.

Adicionalmente, você pode manter uma partição /home (diretórios de arquivos pessoais) separada. É recomendável até por motivos de segurança: se houver algum problema grave com o sistema, você poderá removê-lo sem perder os seus dados. Além disso, se você quiser instalar outra versão do Ubuntu diretamente do CD ou até mesmo outra distribuição, bastará formatar a partição raiz e instalar ali o novo sistema.

Há outras fórmulas mais complexas, mas se você é iniciante, pode muito bem ficar apenas nisso mesmo.

maul

Eu recomendo da seguinte forma:
- partição windows (aprox. 15 GB)
- partição para dados (dados comuns para ambos os sistemas, que vc va utilizar em qq um, de preferencia em leitura e gravação no linux)
- partição swap (se não me engano, a instalação recomenda que seja pelo menos do tamanho da memória ram q vc tem no computador)
- partição linux

O tamanho de cada partição fika a sua escolha... Claro, considerando alguns pontos como o da partição de swap ser igual a memória ram da maquina.
A partição do Windows foi apenas uma sugestão. Dependendo do como vc utiliza o sistema, pode ser mto espaço. Mas a medida que vc instala novos programas, dependendo das configurações do sistema, essa partição logo fika entupida de bytes.

Abraço.
Maul
www.ubuntuforums.org

Carb00n

A partição para o ubuntu deve ser:
- Linux EXT2 ou Linux EXT3?
- Logical ou Primary?

A partição para dados deve ser:
- FAT 32, certo?
- Logical ou Primary?

A partição swap deve ser:
- Linux Swap, certo?
- Logical, certo?

A partição windows, é a que já estava criada à NTFS. 

maul

Não lembro certo.
Se nao me engano meu HD esta assim:
Partição Linux: EXT3 - Primary
Partição para dados: NTFS - Estendida (NTFS)
Partição swap - Linux Swap - Logical (axo q fika dentro da partição estendida também)
Axo q no partition magic particoes estendidas sao um item a parte... senao eh a logica mesmo.
Outra dica: o instalador do Ubuntu tem um particionador proprio, com a opção de montar a partição linux e swap no espaço não particionado do hd.

Vale lembrar q ao particionar o hd, vc pode ter problemas de perca de dados e em alguns casos até mesmo do hardware. Portanto um backup é sempre bem vindo. Alem do que, faça por sua propria conta e risco. Qq problema poste no forum q tentamos ajudar :)

See yah.
Maul
www.ubuntuforums.org

celsofaf

Citação de: Carb00n online 14 de Março de 2007, 15:25
A partição para o ubuntu deve ser:
- Linux EXT2 ou Linux EXT3?

Tanto faz. Eu uso ext3.

Citar- Logical ou Primary?

Idem.

CitarA partição para dados deve ser:
- FAT 32, certo?

Também uso ext3, que pode ser acessada pelo Windows usando o "fs-driver", é mais estável que fat32, não possui problemas com fragmentação e o limite para tamanhos de arquivos é muito maior que o do fat32 (o deste é de 4GB) - bom para armazenar imagens de DVD, por exemplo.

Citar- Logical ou Primary?

Tanto faz.

CitarA partição swap deve ser:
- Linux Swap, certo?

Sim.

Citar- Logical, certo?

Não importa.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Carb00n

Já criei e ficou assim, está correcto? Posso já instalar o ubuntu?

celsofaf

Correto está (embora o "correto" esteja sujeito muitas vezes a preferências pessoais), mas peço-lhe encarecidamente que aumente o espaço destinado à "swap". Pelo menos 1 GB. :) E o espaço destinado à partição do Ubuntu propriamente dito também está demasiado grande; mais espaço poderia ser usado para seus arquivos pessoais.

Carb00n

Ok, vou tentar instalar agora o ubuntu.

maul

Citação de: celsofaf online 14 de Março de 2007, 21:06
mas peço-lhe encarecidamente que aumente o espaço destinado à "swap". Pelo menos 1 GB. :)
Concordo com a parte sobre a partição do Ubuntu, mas já a swap... depende de qto de memória vc tem na maquina. Com RAM sobrando, é necessário deixar tanto espaço assim pra swap?
É uma curiosidade minha também.

flw.
Maul
www.ubuntuforums.org

celsofaf

Citação de: maul online 15 de Março de 2007, 09:29
Com RAM sobrando, é necessário deixar tanto espaço assim pra swap?

Necessário, necessário, não. Mas prefiro pecar pelo excesso de cautela.