Você acha indiferente usar um desktop 3d ?

Iniciado por solanoalves, 04 de Março de 2007, 16:52

tópico anterior - próximo tópico

Voce acha indiferente usar um desktop 3d ? (ex: beryl )

Sim. Mas as vezes eu uso.
8 (16.3%)
Sim. Usei e não penso em usar mais.
3 (6.1%)
Sim. Não me importo com aparência.
11 (22.4%)
Não. Gosto de efeitos visuais.
13 (26.5%)
Não. É muito útil.
14 (28.6%)

Total de membros que votaram: 46

solanoalves

E ae pessoal vota ae pra quem já usou e pra quem usa e não esqueça de comentar sobre o voto.

Bom eu voto:

Sim. Usei e não penso em usar mais.

Bom votei neste porque após muito sofrimento pra instalar notei que após 10 minutos de uso notei que não servia pra nada, ou seja, ficava girando o cubo, mexendo as janelas e minimizando e maximizando pensando: mas e agora que consegui o que vou fazer?

Tenho ele instalado no meu ubuntu 6.10 e não sinto vontade em usá-lo, mas vou deixar instalado pra caso algum espertinho venha me dizer que o windows vista tem efeitos bonitinhos e o linux não hehehe ;D

Diego_Rocha

Bom eu voto:

Porque alem de não me importar muito com aparecencias como ja disse, esses efeitos so consumem o desempenho do computador e é uma coisa que não acrescenta em nada para mim, ver janelas abrindo com efeitos, ou ver um cubo girando pra mim não faz com as funçoes que eu execute no computador sejam melhores, e no mais tenho certeza que pessoas que usam ou ja usaram se desfaça rapidamente disso quando ver que nao tem utilidade nenhuma, é isso ai t++

jomafras

Eu também voto Sim Não me importo com aparência.
Só serve para atrapalhar o funcionamento do PC.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Mitzgitari

Eu votei em:
Não. É muito útil.
É bom dizer que todo Gerenciador de Janelas com Composição(ex.: Compiz, Beryl) possui um configurador dos efeitos e nem todos precisam ficar ativados.
Eu por exemplo, ativo os que eu gosto/me ajudam. Por exemplo: Tile (Ótimo para seguir tutoriais e afins), Cube (É uma questão de gosto, o  ambiente com múltiplas áreas de trabalho é ótimo mesmo sem está opção, para mim o cubo é só uma evolução do mesmo), Scale (Um ótimo complemento, principalmente para aqueles que não gostam da Lista de Janelas do Gnome).
E sem me extender muito digo: Existem vários plugins e cada um com sua utilidade e/ou perfumaria. Eu gosto de Desktops 3D e pra mim esta já é uma evolução válida do Desktop Comum.

JeffersonX

Tenho certeza que muitos foram atraídos pela aparência e efeitos. Mas hoje a preocupação dos desenvolvedores são os recursos. Eu me acostumei com o Beryl que depois ficou difícil ficar sem os utilitários dele, como pré visualização de janelas minimizadas, os excelentes modos de área de trabalho virtual em cubo e muro (esse último está me conquistando pela simplicidade e praticidade), widget layer em conjunto com o Screenlets que ajuda com vários utilitários úteis em conjunto com economia de mémória, já que os aplicativos ficam semi carregados em outra camada de desktop, ao invés de ficarem sempre a vista e "poluindo" meu desktop. Modo escala (exposé) é excelente!! Nunca foi tão fácil alternar entre várias janelas, principalmente em várias áreas de trabalho. Isso sem contar que é muito mais rápido e prático que o ALT TAB.

Outro recurso interessante é poder dobrar/encolher a janela para ver o conteúdo que está atrás dela. Muitas vezes deixo o gwget baixando e quando quero ver seu andamento, puxo a janela que está em cima para ver o gwget atrás. Os efeitos também de aparecimento de janelas ajuda também atrair a atenção do usuário para uma diálogo ou questão que deve ser respondida. Já muito usuário não ver a janela que está aparecendo para prosseguir uma tarefa. É coisa boba, mas acontece.

Um dos principais atrativos são os efeitos. Eu mesmo confesso que adoro alguns efeitos. Mas hoje largou-se a preocupação principal de apenas criar efeitos 3D. A cada versão nova do Beryl e Compiz novos recursos interessantes estão sendo incorporados. Ainda tem alguns bugs, poucos problemas de estabilidade e uma queda de desempenho com aplicações 3D e DVDs. Mas acho que pelo pouquíssimo tempo de desenvolvimento (no caso do beryl não tem nem 6 meses) o grau de evolução está gigantesco. E ainda tem muito para evoluir. Creio que ainda esse ano os problemas de estabilidade e desempenho com aplicativos 3D e DVDs devam ser resolvidos. Tanto que antes havia esse problema com filmes como AVI, MPEG e outros, mas hoje já funcionam normalmente. Veja que a resolução é possível, pois temos o MAC OS X que já usa o desktop 3D a alguns anos (acho que o nome do "Beryl" dele é  Quartz) e é muito adorado pelos seus usuários.

Também é bom observar que o consumo de memória não sobe tanto, já que o Beryl, por exemplo, ocupa cerca de 30 a 40MB, que para nosso padrão atual é baixo, já que temos micros com 256MB e até mais. Memória está barata. O processador praticamenteo não é exigido. O que exige mais é placa de vídeo, já que se joga o "pesado nas costas dela". Mas com uma Nvidia de 32MB é possível ter o pleno funcionamento do desktop 3D. Eu fiz isso aqui em um Geforce 32MB onbard. E é comum hoje termos micros com boas placas de vídeo onboard, como Nvidia, ATI e Intel.

Como disseram uma vez, alguns anos atrás, quando surgiram as interfaces gráficas, muitos acharam desnecessárias e desperdício de recursos. Hoje já é difícil ficar sem em um desktop e já estamos passando para o mundo 3D.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

jomafras

A realidade é que vc tem uma máquina muito boa...
Qual é o problema do Vista por exemplo?
Quem vai poder usar? Memória não é tão cara mas, pra ter boa memória (RAM ou de Video) é preciso uma boa Placa Mãe que por sua vez exige um bom Processador.
Eu acho que isso não é para agora e, pode inclusive afastar  quem está pensando em usar o Ubuntu.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

solanoalves

Bom pelo placar 12 x 7 ....63% no momento acha indiferente o uso do Beryl e 37 discordam e acham que é útil e alguns "essencial".

celsofaf

Não sei onde votar. Acho, sim, um recurso útil embora eu não use e não ligue para isso.  ??? ???
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

JeffersonX

Citação de: pintinho online 04 de Março de 2007, 20:27
A realidade é que vc tem uma máquina muito boa...
Qual é o problema do Vista por exemplo?
Quem vai poder usar? Memória não é tão cara mas, pra ter boa memória (RAM ou de Video) é preciso uma boa Placa Mãe que por sua vez exige um bom Processador.
Eu acho que isso não é para agora e, pode inclusive afastar  quem está pensando em usar o Ubuntu.

Realmente a minha máquina é muito boa hoje. Mas a minha anterior aceitava o desktop 3D muito bem. E tem um cara aqui no fórum que usa em um Pentium 3 700 acho, com Geforce MX440 e segundo ele funciona muito bem. Não é esse peso todo que muita gente fala. Ainda acho que está um pouco "cru" ainda pra usar, mas está evoluindo a passos gigantescos e depois de usar e acostumar com os recursos, fica um pouco difícil ficar sem.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Xterminator

Até deklets hoje em dia para mim não acrecentam nada ao meu sistema
talvez quando eu tiver uma máquina um pouco melhor eu mude de opinião :-)

ins3rt c0in

Acho a pesquisa interessante, mas não esse clima de disputa. Quem quer usa, quem não quer não usa. O Ubuntu vai continuar vindo sem 3D por padrão mesmo, o que eu acho muito certo.

Tem gente que parece ter raiva de desks 3D e fala como se quisesse enterrar os projetos, não sei porque tanta disputa.

p.s. - A pesquisa tem 3 ítens "sim" e 2 "não"!

Tuxtu

Gosto dos efeitos visuais, além de ser relativamente úteis...
embora sugue minha placa de vídeo que já não é uma Brastemp, e sim uma nVidia, não me importo muito e deixo o Beryl ativado!
Gosto pq moro numa cidade pequena, pouquíssimas pessoas usam o linux, e sabem de uma coisa? NÃO ENSINAM! Na maior humildade fiz perguntas aos "espertinhos" daqui e ninguém me deu moral, afinal pra que daria bola pra um garoto (se bem que já sou crescidinho, 19 anos)...
Bom, com a cara, a coragem e vcs consegui aprender muitas coisas, inclusive instalar driver nvidia, pacotes de multimedia e etc...
Portanto, deixo o Beryl ativo! Assim vejo que estou fazendo certo progresso, sou muito limitado nesse sentido, ainda sou um "Bebê" em termos de conhecimento, mesmo assim é bom ver o resultado do meu trabalho!
Até me cansar... usarei o Beryl sem reclamar! Depois desativo, sem problemas....

:D
Avatar removido por ultrapassar o limite regulamentado nas regras do fórum
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

ginho

Já votei.
E é uma questão difícil, até de opinar, pode-se magoar alguém e isso sim é desnecessário.

Não, não sou indiferente a usar um Desktop 3D. Faço absoluta questão desses recursos. Tenho que usar
um PC, quero que este uso se torne um prazer......
Adoraria ver o Gimp o OOo ou qualquer outro programa que use splash ao abrir, quando carregado, este
(o splash) vira-se na tela e maximizando se transformasse na aplicação.
Quanto mais efeito, melhor. Uso os que eu acho que devo, os que não quero usar, não uso, simples assim.

Resume-se a gosto, e o que seria do vermelho se todos gostassem apenas do azul?

solanoalves

Citarp.s. - A pesquisa tem 3 ítens "sim" e 2 "não"!

só consegui por 5 campos

solanoalves

Será que vai dar empate???

vou esperar completar 100