Bibliotecas ocupando muito espaço

Iniciado por norimaki, 21 de Fevereiro de 2007, 01:01

tópico anterior - próximo tópico

norimaki

Dia cumpade!
Minha pasta /usr/lib tá passando de 2giba! (direto)
penso que não seja normal, já que andei instalando, desinstalando, instalando de novo e novamente desinstalando milhares de pogramas (e com eles, vem as bibliotecas).
a minha partição pro ubuntu é pequena, já que meu hd é pequeno, e até eu ter idade pra trabalhar e ter dinheiro pra comprar outro ;D (vagabundo), tenho que ficar apagando as coisinhas.
me chamou uma atençao especial essa pasta, pelos 2gb...
será que nao tem como eu apagar somente aquilo que não é usado?
ou entao, apagar  tudo, e mandar procurar as bibliotecas faltosas pelo apt-get, ou otro modo? (minha conexao eh mto da boa, entao seria tranquilo)
ou tem algum aplicativo, script, ou sei la oq mais, que me mostre ou apague aquelas coisas inuteis/não usadas ha mto tmpo?

outra coisa, que nao eh tao importante... eu tava instalando minha impressora, agora as pastas da raiz / estão todas com o icone daquele cadeado do root. antes nao tavam. como eu tiro dali?

thank u!
"Não sou contra, nem a favor. Muito pelo contrário."

Darcamo

Claro que vc pode apagar o que não precisa. Isso é fácil. O difícil é saber do que vc não precisa.

Tem um programa chamado deborphan (instala ele pelo synaptic) que diz quais são as bibliotecas instalados no sistema que não são dependências de nenhum programa e podem ser removidas. É uma boa maneira de saber quais bibliotecas vc não precisa.

Mas atenção, ele apenas informa quais bibliotecas podem ser desinstaladas sem precisar desinstalar nenhum programa, mas num quer dizer que tudo que ele retorna não sirva pra nada. Exemplo: aqui dentre as bibliotecas que ele citou estão gstreamer0.10-fluendo-mp3, gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse, gstreamer0.10-pitfdll. Elas não são dependência de nenhum programa, mas sem elas eu não poderia reproduzir vários tipos de arquivos multimedia.

A dica mesmo é procurar não instalar programas dos quais não precisa.

ps: se vc chegou a instalar algum programa a partir do código fonte provavelmente vc precisou instalar a versão de desenvolvimento das bibliotecas que o programa usa (são as que tem -dev no nome). Essas podem ser desinstaladas sem prejuízo algum. O comando
apt-cache search lib | grep dev
deve lhe dar os nomes delas.

norimaki

uhuhu... Darcamo, brigadao pela resposta!
entao complicou-se, pq eu realmente instalei mta porcaria...
e algo pra liberar espaço, de qualquer outra forma, tem?

k7br

Salve!
Talvez ajude sudo apt-get clean all e sudo apt-get autoremove

Boa sorte! ;)

norimaki

valew valew valew!
eu ja tinha usado o
apt-get clean
vo continuah fuçano aki, ve se axo alguma coisa pra apagar na garra msm
brigadao!

Darcamo

Citarentao complicou-se, pq eu realmente instalei mta porcaria...
e algo pra liberar espaço, de qualquer outra forma, tem?

Tenta remover programas que vc não usa, especilamente se vc tem vários programas que fazem a mesma coisa.
Depois de remover o programa roda o deborphan pra saber quais bibliotecas pode apagar.

Se vc instalou muita porcaria acho que num tem solução "fácil" não. Vai ter que sair catando as porcarias e removendo.

Se vc não usa programas do KDE vc pode mandar remover a biblioteca qt. Só com isso ele já deve mandar remover quase tudo do KDE. Se remover algo que vc não queria e só instalar dinovo. Afinal vc mesmo disse que sua conexão é boa.  :P