Dapper não ta mais iniciando

Iniciado por dgo08, 22 de Fevereiro de 2007, 09:53

tópico anterior - próximo tópico

dgo08

Eu uso o Ubuntu Dapper Drake (6.06),e ele não está mais iniciando.A ultima coisa que fiz,foi instalar o IDesk,e estava editando a interface gráfica Fluxbox,não mexi em nenhum arquivo do sistema,apenas nos arquivos de conf do Fluxbox.Mas acho que o problema pode ter sido causado por um mau manuseio meu,após editar tudo do jeito que queria eu reiniciei para checar as alterações,e assim que já iniciou eu desliguei o sistema,e até deu uma mensagem que a minha sessão   durou menos de 10 segundos e caso tinha sido encerrada inesperadamente eu devia checar um arquivo de erro,mas eu nem li tudo,pq não foi inesperado,eu mesmo tinha encerrado ela,mas não sei se isso é o bastante pra me causar um problema de tal proporção.
Antes de abordar o problema,vou dizer que primeiramente antes de tentar seguir o conselho de alguem para solucionar o problema,gostaria de fazer um backup do meu diretório /home do meu user,para evitar a perda de arquivos.Preciso saber o tamanho do diretório para saber se vou usar CD ou DVD,e o comando pra gravar atravez do terminam,nunca gravei nada pelo terminal : (

Falando sobre o problema agora,quando ele está iniciando,e chega na parte checking .root filesystem deve haver algo errado,pq ele começa a fazer "scandisk" nesse ponto,e após terminar eu estou logado como root no ambiente texto,com permissão apenas de leitura,e com a seguinte mensagem acima:

/dev/hda5: UNEXPECTED INCONSISTENCY.,; RUN fcsk MANUALLY.
      (i.e., without -a or -o options)

*An automatic file system checkof the root filesystem failed.
*An manual fcsk must be performed,then the system reboot.
*This fcsk can be performed in maintance mode.
*Please note that, the root filesystem is currently mounted read-only.
*The fsck should only be performed while the root filesystem is mounted read-only,horewever,the command remount it read-write is:
* # mount -n -o remount,rw /
*in order to exit from de maintance shell, press CONTROL -D
*And system will Reboot.

bash:groups:command not found
bash:lesspipe:command not found
bash:dircolor:command not found

O que pode ser feito?

Diego_Rocha

Como salvar seu /home em cd eu não sei, mas isso ja ocorreu comigo e resolvi com o comando fsck, na hora que paro no terminal eu digitei isso ele me perguntou algumas coisas fui aceitando ele pediu pra mim reiniciar, eu reiniciei e depois ele ligou normalmente e não perdi nada meu, se quiser ariscar fica por sua conta t++

arlei

dgo08,

como vc mesmo pode ver na mensagem que aparece, o próprio sistema esta solicitando que vc rode manualmente o fsck, que faz uma verificação e opcionalmente repara um sistema de arquivos do Linux que por ventura esteja corrompido.

Citar/dev/hda5: UNEXPECTED INCONSISTENCY.,; RUN fcsk MANUALLY.
      (i.e., without -a or -o options)

Então, como já disse o Diego execute o comando fsck com os seguintes parâmetros.

sudo fsck.ext3 /dev/hda5

Obs.: Notar que o sistema de arquivos, no exemplo acima é para ext3 (default para as instalações Ubuntu), mas também pode ser outro, que no caso vc deverá então especificar.

Qto ao seu $HOME, se o mesmo estiver em outra partição vc não precisa se preocupar.

T+
Arlei

dgo08

Obrigado pessoal,vou tentar logo mais,vou esperar até o fim do dia se alguem me explica como gravar em CD o diretório home,porque ele não está em outra partição.Eu perdi horas navegando no gnome-look pegando os temas,não quero ter que revirar lá de novo.

carlosfrancoba

estranho, eu penso que o comando seria assim:
sudo fsck -t ext3 /dev/hda5

se falei algo errado me perdoem
alguém poderia dizer qual dos dois é o certo?

Diego_Rocha

Citação de: carlosfrancoba online 22 de Fevereiro de 2007, 18:19
estranho, eu penso que o comando seria assim:
sudo fsck -t ext3 /dev/hda5

se falei algo errado me perdoem
alguém poderia dizer qual dos dois é o certo?

Que eu saiba o correto é como disse o arlei, o seu comando esta me lembrando o comando de montagem de partiçoes mount -t vfat /dev/hdXX /media/hdXX, mas se vc pesquisar no google vai ver que o comando que o arlei disse esta correto ja o seu não sei não t++

arlei

Amigos,

a sintaxe utilizada pelo membro carlosfrancoba esta correta, ou seja, como normalmente utilizo o comando da forma como passei anteriormente, assim recomendei, mais a forma citada pelo Carlos também esta correta.
O parâmetro -t do comando fsck é usado para listar todos sistemas de arquivos a serem verificados que devem ser especificados separados por vírgula, como exemplo abaixo.

sudo fsck -t ext3, ext2, reiserfs /dev/XXXX

No caso em questão, sendo o sistema de arquivos da partição EXT3, o comando correto respeitando esta sintaxe é como foi passado pelo amigo Carlos.

Maiores detalhes, man fsck.

T+
Arlei

dgo08

Obrigado pessoal,consegui com o  fsck.ext3 /dev/hda5