Emulando Windows no Ubuntu

Iniciado por IgorM0L, 29 de Janeiro de 2007, 16:32

tópico anterior - próximo tópico

IgorM0L

Olá!

É possível, pelo bochs ou semelhantes, emular o WindowsXP em uma máquina rodando o Ubuntu Dapper?
Se possível, como?

Diepartus

Cara, eu já vi um tópico seu falando nisso.
Nunca usei o bochs, mas porquê você não tenta o VMware???
É fácil de instalar, e vc tem uma máquina virtual numa boa. Veja bem, o VMware não "emula" a máquina, ele simula um micro virtual, ultilizando seus recursos de hardware reais, e o desempenho pode chegar à 90% do que seria o sistema instalado originalmente na sua máquina, é claro, dependendo de quanto você tem de memória. Já criei todo tipo de máquina nele, passando por várias versões do Linux e Windows, entre eles o XP.
E uso sempre que preciso programar no XP.
:)

IgorM0L

Olá.
E exatamente isto que preciso de fazer, tenho de compilar meus programas em Windows, e quero fazer isto pela mesma máquina rodando o Linux.

Tenho um HD aqui com o WInXP instalado, tem como eu usar a máquina virtual botando neste HD?

Tuningke

Mas no caso do VMware, especifica mais aí.
Eu crio uma muina e rodo com o VMware player?
Mas não posso rodar ele de uma partição que já existe o windows?
E outra eu posso criar uma máquina virtual ou eu tenho que baixar?
Explique por favor!
Pensando em algo para por aqui!

IgorM0L

Tambem tenho as mesmas dúvidas. Acho que um tal de VMWare Server ja cria a propria maquina virtual...

LedStyle

Com VMware da pra instalar um OS emulado e da pra dar boot nele caso já esteja instalado.

Só que é um software pago (e muito bem pago).

adm-roan

Instala o VMWare Workstation 5.5.2 e seja feliz. Tem dicas de seriais, no www.astalavista.com...

segue passo a passo as perguntas e vc conseguirá instalar. Abração!

Diepartus

Emular uma partição já com o Windows instalado, sei que é possível, dentro do VMware o sistema terá que lidar com dispositivos diferentes dos que realmente estão instalados na sua máquina, ou seja, você precisará reconfigurar o sistema, como se tivesse levado o HD para outra máquina, e somente a versão Workstation faz isso, e nunca experimentei fazê-lo, mas o que posso dizer é que ultilizo o VMware player para rodar um Windows instalado como arquivo, pois a vantagem é que se eu fizer alguma alteração grave, é só apagar o arquivo e instalar novamente. Você também fazer um backup do arquivo. Por exemplo, você cria a máquina virtual, instalando o Windows, e duplica o arquivo. Se você fizer alguma alteração grave no arquivo da máquina virtual, você simplesmente apaga ele e duplica novamente, assim você não precisa ficar instalando o Windows toda vez que fizer alteração que danifica o arquivo. Isso é bastante últil para programação, ou para testar programas, ou até mesmo testar vírus no Windows, pois o vírus não danificará seu sistema, somente danificará o arquivo da máquina virtual. Se você emular uma partição real do Windows em sua máquina você não teria essa segurança. Outra vantagem é que o arquivo da máquina virtual é pequeno, alguns kbytes apenas, e ele cresce conforme você vai instalando os programas na máquina virtual até o limite que você escolheu previamente, na criação do arquivo. Quando você cria a máquina virtual, você escolhe o tamanho máximo que ele pode ter, mas como eu disse, somente chegará a esse tamanho se você for instalando arquivos nele.
Quanto a VMware Server, pelo que eu andei lendo, é destinado para criar servidores virtuais, nunca ultilizei, pois não é para este fim que ultilizo as máquinas virtuais. Para criar máquinas virtuas você não terá problemas nenhum, têm sites que fazem isso.
O VMware player é pequeno e fácil de instalar, e é gratuito. Eu escrevi como instalei no meu blog, se quiser, dê uma olhada.
Abraços.

IgorM0L

Olá.

Intalei o VMWare Player perfeitamente e montei a máquina virtual no site que Diepartus nos passou.
Porém, no meio da "emulação" do sistema operacional o VMWare é finalizado, assim... do nada! Deve ser alguma falha da memória, mas qual a solução?!

warlinux

Roda o vmware player pela linha de comando, assim quando ele finalizar vai dar para ver o erro que deu ...

Falow
"O difícil é aprender a ler, o resto está escrito"
Tutorial de instalação Debian Netinstall
http://warlinux.blogspot.com

IgorM0L

Não mostra mensagem alguma depois da execução.
Mas sim antes de executar mostra a mensagem:

/usr/lib/vmware/bin/vmplayer: /usr/lib/vmware/lib/libpng12.so.0/libpng12.so.0: no version information available (required by /usr/lib/libcairo.so.2)

Mas eu tenho o libcairo instalado.

IgorM0L

Tentei instalar pelo Synapctic o VMWare por cima do outro, e agora nem abrir ele abre mais. Aí tentei desintalar ele pelo Synapctic e instalei manualmente novamente e ele não abre mesmo assim. Acho que se continuar assim vou ter de usar o GRUB para alternar entre os S.O...

IgorM0L

Fiz isto, nem abrir ele esta mais.
Será que há algum registro que não permite isto?

Diepartus

Você intalou manualmente ou no Adicionar/Remover do Ubuntu? Tive o mesmo problema com o VMware instalando pelo Adicionar/Remover, Então fiz a instalação manualmente, baixando pelo site e instalando os pacotes necessários, e ele rodou perfeitamente. A forma como instalei eu coloquei no blog, como passei o link acima.