Boot de Multiplos Sistemas Operativos

Iniciado por galito, 23 de Janeiro de 2007, 14:47

tópico anterior - próximo tópico

galito

Olá pessoal,

Estou com um pequeno (grande) problema. Sou un novato no que ao linux diz respeito, mas ansioso por esperimentar este mundo acabei por instalar o ubuntu em dual boot com o XP. Consultei vários foruns e posso dizer que correu tudo relativamente. O meu problema é que precisei de instalar a beta do Vista e embora consiga entrar nos 3 SO's não o consigo fazer de uma forma directa, isto é: no menu de grub aparecem o kerner q estou a utilizar e em "other operative systems" o XP, e qd entro neste "erlier operative systems" isto é o XP e "Vista".
A minha pergunta é: há alguma forma de no menu do grub aparecer o vista para n ter que andar a saltitar entre menus de boot????

Diego_Rocha

Acho que vc vai ter que editar o menu.lst do grub e colocar o caminho do boot do vista la, da mais um tempo pra ver o que os cara aqui do forum te fala, enquanto isso vou vendo se acho alguma coisa pra te ajudar, t++++ e posta ai se tu conseguir resolver isso blzaaa  ;D

leandrovargas

Citação de: galito online 23 de Janeiro de 2007, 14:47
Olá pessoal,

Estou com um pequeno (grande) problema. Sou un novato no que ao linux diz respeito, mas ansioso por esperimentar este mundo acabei por instalar o ubuntu em dual boot com o XP. Consultei vários foruns e posso dizer que correu tudo relativamente. O meu problema é que precisei de instalar a beta do Vista e embora consiga entrar nos 3 SO's não o consigo fazer de uma forma directa, isto é: no menu de grub aparecem o kerner q estou a utilizar e em "other operative systems" o XP, e qd entro neste "erlier operative systems" isto é o XP e "Vista".
A minha pergunta é: há alguma forma de no menu do grub aparecer o vista para n ter que andar a saltitar entre menus de boot????

galito, abra o terminal e digite:

sudo gedit /boot/grub/menu.lst

(Ele vai pedir password, você digita a sua senha)
Copie todo o conteúdo desse arquivo e cole aqui...

Vlw
SOFTWARE LIVRE, SOCIEDADE LIVRE.

Diego_Rocha

Citação de: leandrovargas online 23 de Janeiro de 2007, 16:06
Citação de: galito online 23 de Janeiro de 2007, 14:47
Olá pessoal,

galito, abra o terminal e digite:

sudo gedit /boot/grub/menu.list

(Ele vai pedir password, você digita a sua senha)
Copie todo o conteúdo desse arquivo e cole aqui...

Vlw

Ai so pra corrigir é menu.lst e naum menu.list é isso t++++

leandrovargas

Vlw Diego_Rocha...estou muito acostumado a editar a sources.list  ;D...Já corrigi...

Vlw

Diego_Rocha

Citação de: leandrovargas online 23 de Janeiro de 2007, 16:19
Vlw Diego_Rocha...estou muito acostumado a editar a sources.list  ;D...Já corrigi...

Vlw

Que isso cara normall, eu tbm faço isso de vez enquando haushaushaus t+++

Diego_Rocha

Ai galito andei dando uma pesquisada e vi que o diretorio do boot do windows vista se encontra em \Boot\Bcd vc podia me confirmar isso, e me disser em que partição esta instalado seu windows vista, aguardo respostas, t++++  ;D ;D

Naum sei se estou certoo isso é so uma suposição certooo, supondo que seu vista esteja no hd primario na partição 3 ou seja hda3 acho que ficaria assim no grub, por favor espere uma confirmação antes de tentar isso certo, e se por um acaso quiser arriscar faça o backup do seu menu.lst antes certo

title      Windows Vista
root      (hd0,2)
initrd      \Boot\Bcd
savedefault
boot

é isso cara vou ver se é isso mesmo e te falo blza

galito

Aqui está a cópia do menu.lst

## ## End Default Options ##

title      Ubuntu, kernel 2.6.15-23-386
root      (hd0,2)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.15-23-386 root=/dev/hda3 ro quiet splash
initrd      /boot/initrd.img-2.6.15-23-386
savedefault
boot

title      Ubuntu, kernel 2.6.15-23-386 (recovery mode)
root      (hd0,2)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.15-23-386 root=/dev/hda3 ro single
initrd      /boot/initrd.img-2.6.15-23-386
boot

title      Ubuntu, memtest86+
root      (hd0,2)
kernel      /boot/memtest86+.bin
boot

### END DEBIAN AUTOMAGIC KERNELS LIST

# This is a divider, added to separate the menu items below from the Debian
# ones.
title      Other operating systems:
root

# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
# on /dev/hda1
title      Microsoft Windows XP Professional
root      (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader   +1

O meu disco tem 4 partições hd0,0 com o XP (NTFS); hd0,1 com o Vista (NTFS); hd0,2 com o ubuntu (ext3) toda estas como primárias, depois em extendida tenho a swap e uma em FAT32

leandrovargas

galito, o grub que você mandou não tem o Vista?? Já usei um computador que tinha o Vista e o XP instalados, ele tem uma espécie de "grub" que você escolhe entre os dois sistemas. Oque deve estar acontecendo com você (pelo que entendi), deve ser que quando você tenta entrar no XP, pelo grub, o sistema identifica dois Windows, daí entra no "grub" do Windows, e você escolhe entre o Vista e o XP.. Faça um backup do menu.lst, e adicione as seguintes linhas no menu.lst:

Para fazer BackUp:
sudo cp /boot/grub/menu.lst /boot/grub/menu.backup

Ensira as seguintes linhas no menu.lst:
Citartitle      Windows Vista
rootnoverify      (hd0,1)
savedefault
makeactive
chainloader   +1

Para inserir esse codigo no grub digite:

Feche e salve o arquivo e tente entrar no Vista pelo grub...Qualquer problema restaure o backup do menu.lst assim:

sudo cp /boot/grub/menu.backup menu.lst

Vlw

galito

"Oque deve estar acontecendo com você (pelo que entendi), deve ser que quando você tenta entrar no XP, pelo grub, o sistema identifica dois Windows, daí entra no "grub" do Windows, e você escolhe entre o Vista e o XP."

é exactamente isso leandrovargas agora a minha dúvida é se ao por uma novas linhas para o Vista no grub se: 1-ele vai identificar e carregar o Vista e 2-qd tentar entar no XP ele não me vai levar até ao "segundo" menu do boot, o q o vista instalou. De qq forma vou experimentar este procedimento e logo digo como correu  ;)

galito

O meu medo confirmou-se... qd tento entar pelo vista (a nova linha q adicionei) ele dá um erro de boot, não encontra um ficheiro... e qd tento entrar no XP leva-me ao "2º menu de boot" o do vista...

Alguém tem mais alguma ideia?

niteurbenz

parece que ninguem conseguiu compreende-lo bem.
o seu problema é quando é indicado o windows ele vai ao boot do vista que ele vai pro vista ou xp,mas é atravez desse boot que você entra,bem ai tem que mexer no boot do windows,uma tive um problema similar,mas eu não tinha o vista,mesmo assim o boot não saia de la,mesmo não tendo mais o vista só o xp,dai dei um comando no vista pra refazer o fstab e ele voltou ao normal do xp.

bem acho que o pessoal não havia compreendido bem sua pergunta,pois no grub não há o que fazer alem de indicar o windows daquele modo que chega ao boot do vista,o problema que tem que ser corrigido é no vista mesmo,mas infelizmente não sei resolver. boa sorte amigo
(esquece essa coisa do rwindows  :P)