Wireless no Ubuntu Edgy

Iniciado por bruno88, 14 de Janeiro de 2007, 17:24

tópico anterior - próximo tópico

bruno88

Olá pessoal,

Eu instalei o Ubuntu 6.10 recentemente no meu portatil e tenho uma placa wireless Dell Wireless 1470 DualBand WLAN. Eu fiz uma pesquisa sobre este tema na internet e ouvi falar no ndiswrapper o qual já instalei no meu Ubuntu. E consegui também encontrar o driver da minha placa e instaleio, quando executo o comando ndiswrapper -l obtenho o seguinte:

bcmwl5                  driver installed, hardware present.

Mas agora estou a deparar-me com um problema que é o seguinte: em todo lado ouço falar de uma ligação a internet com o nome wlan0 e penso que seria suposto eu ter essa ligação no entanto ela não me aparece em lado nenhum as unicas que vejo são a l0 e a eth0.
Se alguem souber a origem do meu problema e souber como o resolver por favor que me diga, eu preciso de resolver este problema o mais rapidamente possivel é mesmo muito importante para mim.

Cumprimentos,
Bruno Sampaio

JeffersonX

Amigo, desculpa aí mas não entendi muito bem sua pergunta... O que você quer dizer é que não consegue pegar redes wireless ou não sabe se a placa wifi está instalada?

Se for dificuldade pra conectar pelo Wireless, sugiro instalar o Network Manger do Gnome. No Synaptic tem ele. É bem fácil e prático de usar.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

bruno88

Bem eu penso que a placa Wireless estaja instalada porque como referi na primeira mensagem quando executo o comando ndiswrapper -l obtenho: bcmwl5                  driver installed, hardware present. Acho que isto quer dizer que esta instalada ou não é bem assim?  ???

A minha duvida é mesmo em relação a uma ligação a internet que eu penso que deveria ter mas não tenho. No Ubuntu eu tenho a l0 e a eth0 que são duas ligações a internte diferentes e nenhuma delas suporta wireless. Não era suposto eu ter também uma wlan0? Pelo menos toda a gente fala na wlan0 mas ela não aparece no meu Ubuntu e eu gostava de saber porque. Não sei se me fiz entender, espero k sim  :).

Bruno Sampaio

Felix

pode configurar na eth0 que está é quase sem dúvida sua placa de rede... aqui em casa é assim que funciona, também uso wireless...

mmqfilho

tbm estou com o mesmo problema.

instalei o ndiswrapper e quando rodo com a opção -l ele retorna que está tudo ok.

sis163u         driver present, hardware present

o hardware não aparece em lugar algum, ja tentei rodar o wlassistant e ele fala que a placa nao ta instalada
já tenho rede na eth0 e nao poderia usar pro wireless como foi mencionado.

alguém mais teria alguma sugestão de como eu faço funcionar?
utilizo uma TEW-424UB USB da trendnet

_Fonseca_

Citação de: bruno88 online 14 de Janeiro de 2007, 17:24
Olá pessoal,

Eu instalei o Ubuntu 6.10 recentemente no meu portatil e tenho uma placa wireless Dell Wireless 1470 DualBand WLAN. Eu fiz uma pesquisa sobre este tema na internet e ouvi falar no ndiswrapper o qual já instalei no meu Ubuntu. E consegui também encontrar o driver da minha placa e instaleio, quando executo o comando ndiswrapper -l obtenho o seguinte:

Mas agora estou a deparar-me com um problema que é o seguinte: em todo lado ouço falar de uma ligação a internet com o nome wlan0 e penso que seria suposto eu ter essa ligação no entanto ela não me aparece em lado nenhum as unicas que vejo são a l0 e a eth0.
Se alguem souber a origem do meu problema e souber como o resolver por favor que me diga, eu preciso de resolver este problema o mais rapidamente possivel é mesmo muito importante para mim.

Cumprimentos,
Bruno Sampaio

Olá, eu tive recentemente um problema idêntico...não sabia como ligar a um router, com o ubuntu...mas depois de muito tentar consegui...
tinha as drivers instaladas, pk atraves de um programa Wireless assistence, eu encontrava a rede sem fios, mas não me conseguia ligar atreves desse programa..
depois fui a Sistema->Administração->Utilização de redes e activei a rede sem fios
vais a propriedades da rede sem fios e introduzes o nome da rede a palavra pass...TENS QUE TER EM ATENÇÃO se é hexadecimal ou simples(ASCII)...se nao for duma é de outra...
cumps

mate_rb

Pois parece que esse problema e muito comum com o chip Broadcom 4318 e com o edgy, visto tambem eu ter esse problema.
No meu caso eu ja tentei quase todos os tutoriais disponiveis na internet mas com nenhum conssegui por a rede a funcionar. No dapper isto funcionou mas neste esta dificil pois nao esta a resultar.
Visto que esta e a unica maneira de aceder a net (atraves de rede wireless) tudo o que seja descarregar programas da net nao funciona (excepto sacar com o windows e instalar no ubuntu).Tambem eu gostava de ver o meu problema resolvido pois com net ja se podem resolver todos os problemas.

Se alguem souber como resolver o problema ou estiver disposo a ajudar a resolve-lo (penso que muita gente) agradecia

Edit:
O erro que da a lancar o ndiswrapper:
FATAL: Error inserting ndiswrapper (/lib/modules/2.6.17-10-generic/kernel/drivers/net/ndiswrapper/ndiswrapper.ko):
Operation not permitted

Mate_rb

clcampos

Desculpem se eu falar (ops... escrever) alguma besteira aqui.... Nunca havia mexido com wireless antes, ai comprei um note e por pedido da esposa (que ficou chateada com um fio de 30 metros embolado no meu quarto, ou esticado pelo piso da casa) comprei um AP. Quando usei o note com o windows (veio o XP OEM no meu note) ele detectou automaticamente a rede e pegou um IP, já no ubuntu não conseguia de jeito nenhum.

Então só consegui fazendo o seguinte:

1o. Desabilitei a rede wireless em Sistema > Administração > Redes
2o. Instalei o pacote wifi-radar
3o. Encontro a rede através do wifi-radar e peço para conectar, ai consigo um IP e acesso a rede

Só que com este recurso não tenho a coisa automatizada, o que para mim não é problema mas para meu filho e minha esposa é, e ainda não sei o que fazer.

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

mrbin

Olá pessoal,

Cumprimentos,
Bruno Sampaio

Tenho o mesmo problema com minha Trendnet TEW-421PC H/W B.R1
O Ndiswrapper diz 'driver installed, hardware present'. Mas quando eu vou nas configurações de rede, ele não me mostra nenhuma conexão wireless. Só a eth0, que é a com fios, e a conexão por modem. Já tentei reinstalar o driver várias vezes, utilizando o que veio no CD e os que fiz download da internet.
E aí, povo, alguém tem alguma luz a dar a esse velho problema do linux?

Ah, estou usando o Feisty Fawn. Devo voltar ao Dapper?
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Joseph

Citação de: mrbin online 19 de Março de 2007, 09:58
Olá pessoal,

Cumprimentos,
Bruno Sampaio

Tenho o mesmo problema com minha Trendnet TEW-421PC H/W B.R1
O Ndiswrapper diz 'driver installed, hardware present'. Mas quando eu vou nas configurações de rede, ele não me mostra nenhuma conexão wireless. Só a eth0, que é a com fios, e a conexão por modem. Já tentei reinstalar o driver várias vezes, utilizando o que veio no CD e os que fiz download da internet.
E aí, povo, alguém tem alguma luz a dar a esse velho problema do linux?

Ah, estou usando o Feisty Fawn. Devo voltar ao Dapper?

eu resolvo minha ralink rt61 da seguinte forma, o feisty detecta tudo, mas desconecta, entao vou nas config de rede e desativo ela, depois reativo novamente, assim q fecha a barra de progressao, fecho as conf de rede, daí fica normal, deve ser bug ainda a ser resolvido, pois no herd3 nao tinha esse problema, é só aguardar mesmo.

mrbin

Resolvi fuçando no fórum do Fedora.

Fiz o seguinte: desinstalei o ndiswrapper que tinha instalado por apt-get e instalei a versão do CD do Dapper;
Reinstalei o driver da placa wireless;
e, finalmente, fiz uma coisa fundamental: um alias do ndiswrapper, pra ele ser visto como "wlan0".

Só faltava isso.

Eis os comandos:

$  sudo gedit /etc/modprobe.conf

Ele abre a janela de configuração do modprobe. Aí, é só adicionar a linha:

alias wlan0 ndiswrapper

Salvar e fechar.

Restart e pronto. Está detectado.

Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Joseph

Citação de: Felix online 15 de Janeiro de 2007, 19:07
pode configurar na eth0 que está é quase sem dúvida sua placa de rede... aqui em casa é assim que funciona, também uso wireless...

nao camarada, eth0 é ethernet, no caso dele seria wlan0 mesmo, ou ra0, no caso da minha q é ralink, tenho todas as tres, l0 (loopback), eth0 (ethernet) wlan0 (wireless), no meu é ra) (ralink), desculpa se fui incoveniente.

aimar16

fala galare
intao to tendo esse mesmo problema pra faz pega o wireless aqui esses foram os passos ki eu dei :
1 - instalei o ndiswrapper
2 - baixei o drive da placa ( dell wireless 1930 )
3 - confirmei si tinha instala , ndiswrapper -l , ele disse: bcmwl5     driver installed, hardware present.
4 - bom, ai eh ki h o problema , deacordo com este tutorial http://wiki.ubuntubrasil.org/Documentacao/Wireless, agora eu deveria carregar um modulo, so que quando uso sudo mobprobe ndiswrapper , da erro (O erro que da a lancar o ndiswrapper:
FATAL: Error inserting ndiswrapper (/lib/modules/2.6.17-10-generic/kernel/drivers/net/ndiswrapper/ndiswrapper.ko):
Operation not permitted )

ai nao consigo faze mas nada, alguem ai pode me ajuda por favor

mate_rb

Pois parece que isto nao e um caso isolado pois a mim dá-me o mesmo erro.Agora modo de o resolver e que eu não sei mas gostava de saber para poder ter net no Edgy.

Ajuda precisa-se.

Mate_rb

audiovinheta

Olá pessoal,

Eu instalei o Ubuntu 6.10 recentemente no meu PC e tenho uma placa wireless lan pci adapter ieee802.11b da LG. mais eu não estou achando o drive dela para ele!! o q q eu faça para deixa a miha internet funcionando amigos???