É muito trabalhoso instalar programas

Iniciado por DELFSTOM, 10 de Janeiro de 2007, 09:07

tópico anterior - próximo tópico

DELFSTOM

Vamos combinar... é muito trabalhoso instalar programas baixados da internet.
Seria tão mais simples se  precisássemos apenas clicar em um arquivo executável como no windows para instalar um programa.
Juro que estou desistindo de instalar a nova versão do firefox, não há meios de instalar.  Já tentei pelo gerenciador de pacotes synaptic, pelo terminal que recusa em aceitar a minha senha.

pedropg

Como trabalhoso?
no Windows vc tem de visitar sites e achar seuu programa...No Linux, vc abreo Synatic e já tem a lista de diversos programas e é só mandar instalar? Vc acha isto dificil?
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )

ins3rt c0in

Prefira sempre utilizar os pacotes de instalação padão para o Ubuntu. Os ".deb", como se fossem os executáveis do Windows. E também os repositórios (minha opção favorita para instalar um programa). Com um tempo você vai ver que apesar de dar mais trabalho (e não ser difícil) os repositórios te dão muitas vantagens.

Suponho que você instalou a versão Dapper 6.06. Se você não precisa muito de estabilidade você deveria instalar o Edgy que vem com os programas mais novos.

Quanto ao Firefox novo para o Dapper eu infelizmente não encontrei nenhum pacote ".deb". Se você precisa de um guia de instalação:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=12137.0

Se pedir aqui no Fórum alguém pode te indicar ou fazer um pacote pra você.

Pra saber mais sobre instalação de programas:

https://help.ubuntu.com/6.06/ubuntu/desktopguide/pt_BR/add-applications.html

agente100gelo

Qual Ubuntu que você usa?
É o Firefox 2.0.0.1?

Eu prefiro instalação via synaptic.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

WESLEI

Citação de: DELFSTOM online 10 de Janeiro de 2007, 09:07
Vamos combinar... é muito trabalhoso instalar programas baixados da internet.
Seria tão mais simples se  precisássemos apenas clicar em um arquivo executável como no windows para instalar um programa.
Juro que estou desistindo de instalar a nova versão do firefox, não há meios de instalar.  Já tentei pelo gerenciador de pacotes synaptic, pelo terminal que recusa em aceitar a minha senha.

Prezado, eu tinha este mesmo pensamento seu, mais é aquele negocio, quanto mais vc usa, mais facil fica, e pode ter certeza, enquanto no rwindows vc tem que ficar na frente do PC desde quando começa baixar até finalizar a instalação, no Ubuntu vc só precisa marcar os programas que vc quer instalar e pode dar uma volta, pq ele baixa os programas e instala (sem precisar reiniciar o pc na maioria dos casos) tudo sozinho, da uma olhada nesse Guia, quem sabe tem o programa que vc precisa.

De uma pesquisada tbm aqui no forum sobre atualização de repositorios (inclui novos programas para instalação)

** Se estiver errado, por favor, alguem me corrija!!!
Sou apenas mais entre milhares que esta muito interessado em usar o linux.

Network-Coder

Não sei qual é o seu problema, mas para instalar o novo firefox aqui eu so tive que atualizar o sistema (aquela ferramenta para atualizar programas, corrigir bug's, etc... :)

Mas como o amigo WESLEI depois que você acostuma a instalar programas, seja via terminal ou synaptic, você vai até pensar que o windows que é dificil de instalar programas =)

K.O

irc.freenode.net - #nerd_republic go! go! go!

mrbin

Citação de: Network-Coder online 10 de Janeiro de 2007, 11:23
Mas como o amigo WESLEI depois que você acostuma a instalar programas, seja via terminal ou synaptic, você vai até pensar que o windows que é dificil de instalar programas =)

De fato, acho um saco instalar coisas no Windows. Ultimamente venho sendo obrigado a usá-lo por uma indisposição entre meu Edgy e meu adaptador wireless USB. Realmente não consigo me adaptar de volta a essa obscenidade que é esse sistema proprietário.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

IgorM0L

Temos o APT-GET, criado pelo Debian e usado agora em diversas outras distribuções Linux (o Ubuntu foi baseado no Debian).
O APT-GET já instala tudo para você.

Isto é admissivel, Linux hoje é um sistema onde os usuários não são tão comuns, estes tem de ter uma noção básica de programação (o que é pelo menos), afinal, este é um sistema de código livre. E, por ser de código livre, logo este tem de ter programas de software livres também (Licensa GPL).
Por estes motivos o Linux são "complicados", porque têm-se de compilar os softwares, porque eles vem apenas com o código. Talvez para você seja difícil comprender para que o código, mas quando começar a programar vai perceber o quanto isto lhe da liberdade, você pode modificar o programa!

Instalar programas em Linux na maioria das vezes é:
-- Por APT-GET
-- Compilando, na maioria das vezes é apenas:

# sudo su
# ./configure      <-- verifica a existencias das bibliotecas necessárias
# make              <-- compila o programa
# make install    <-- seta suas configs. do programa

rjbgbo

Qdo conheci o Linux, através do Kurumin também pensei isso, mas depois de perseverar na aprendizagem vi que é uma questão de se acostumar.

Hj, até acho melhor a instalação de programas do Linux, pelo menos os dos repositórios debian.

Aqueles freeware brabos... Os piratões... quem já não teve dores de cabeça...
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

arlei

Eu de certa forma concordo com a colocação do colega DELFSTOM, tanto que na minha opinião essa questão da instalação de programas é uma das grandes "inimigas" do Linux para que venha realmente se consolitar como plataforma nos desktop.
É claro que os APT, RPM, Slackpkg e outros existem e estão ae firmes com seu objetivo de facilitar a vida dos usuários Linux, mais não podemos esquecer que para o iniciante, e ae o ponto importante, qdo se fala em iniciante se fala no usuário que veio do windows e não em um novo usuário no mundo da informática, portanto "muito mal" acostumando ao estilo... de 2 clique neste e arquivo e next, next, Finish.
Acho que é esse péssimo costume do usuário windows que gera dificuldade com que ele se acostume com os repositórios, dependências e outros tantos termos que antes nunca tinham ouvido falar e nem sabiam que existiam.
Mais como bem disse o WESLEI, é tudo uma questão de se libertar dos "vícios" e "amarras" (essa é a parte mais difícil) e se acostumar.

T+
Arlei

Piras

Gente, este tópico é típico (trocadilho involuntário ::)) da crise de adaptação do usuário principiante. Ele está acostumado a encontrar tudo de que ele precisa na própria página do programa. Ali haverá sempre o "executável" para sua versão do Windows. Então, é preciso somente  baixar e instalar com dois cliques. E, naturalmente, ele tentará fazer o mesmo no Linux. Até perceber que esperar a compilação do novo programa (ou da nova versão) para o pacote deb, rpm, tgz ou coisa que o valha é sempre mais compensador. Esperar pode ser ruim, mas o trabalho que um programa instável pode dar depois de instalado é muito pior...

IgorM0L

Assino em baixo de que Piras disse.
Eu passei pela mesma coisa quando sai de Windows para o GNU/Linux.

ins3rt c0in

A recíproca é verdadeira. Quando fui mexer com Windows eu quase morri tendo que caçar programas em sites , escolhendo lugar pra instalar, se eu quero ou não na área de trabalho... inicialização rápida então! Pra que um programa de limpeza da porcaria do registro quer ficar na inicialização rápida? Como diz no Canal FX, Linux, sistema operacional para grandes homens!

Piras

Citação de: inc3rt c0in online 11 de Janeiro de 2007, 19:29
A recíproca é verdadeira. Quando fui mexer com Windows eu quase morri tendo que caçar programas em sites , escolhendo lugar pra instalar, se eu quero ou não na área de trabalho... inicialização rápida então! Pra que um programa de limpeza da porcaria do registro quer ficar na inicialização rápida? Como diz no Canal FX, Linux, sistema operacional para grandes homens!

Concordo em número e grau, mas no gênero... Não sei se sou tão machista como o FX  ;D...

mrbin

Nossa, eu não consigo mais viver sem o apt-get.

Um pouco forte a afirmação, mas que o apt-get é MUITO mais fácil do que qualquer outro meio de instalar programas no Windows, ah é.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004