Ambiente gráfico x linhas de comando

Iniciado por marcio_a28, 08 de Janeiro de 2007, 12:23

tópico anterior - próximo tópico

marcio_a28

Bom dia a todos. Sou novato em Linux. (15 dias de uso)
    Instalei o Ubuntu e outras distribuições para conhecer e decidir por qual ficar. A que estou me adptando melhor  é o Ubuntu 6.10 e ambiente gráfico Gnome, mas tem uma coisa no KDE que achei interessante e não consegui configurar no Gnome:
    Você navega pelas pastas pelo ambiente gráfico e quando precisa, tem um botão que abre o terminal de comando na pasta em que está e achei essa função muito útil para mim que vivo alternando ambiente gráfico e linhas de comando.
     Alguém sabe configurar no Gnome essa função que está no Kurumim com KDE?
     Agradeço a orientação e bom ano de 2007 a todos.

Intel Core2Duo 6550 2.33GHz
Asus P5NE-SLI - Nforce 650i
2Gb DDR800 Samsung Dual Channel
Gforce 8600GT 256Mb
HD80Gb IDE - Sansumg
Ubuntu 7.10

agente100gelo

Instale o pacote nautilus-actions
sudo apt-get install nautilus-actions

Depois instale este esquema:
http://www.grumz.net/?q=node/280

Para configurar chame o comando:
nautilus-actions-config

E para fazer funcionar sem reiniciar a sessão:
nautilus -q
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

marcio_a28

Obrigado agente100gelo pela ajuda, mas devido a minha ignorância momentânea nesse S.O. preciso de mais alguns esclarecimentos:
*****1 passo: ok!---> sudo apt-get install nautilus-actions
*****2 passo: Dúvida na instalação desse esquema. Entrei na página indicada: http://www.grumz.net/?q=node/280 e baixei o arquivo: gnome-terminal.schemas, mas não se exatamente como instalar... meus conhecimentos ainda são muito limitados..
*****3 passo:executando em linha de comando o comando: nautilus-actions-config, aparece uma janela com algumas opções: adicionar, duplicate e importar/exportar... e não sei também o que fazer.. tentei adicionar e abre uma outra janela com mais solicitações e não sei o que preencher...
         Obrigado por enquanto
Gforce 8600GT 256Mb
HD80Gb IDE - Sansumg
Ubuntu 7.10

marcio_a28

agente100gelo
    Lendo um pouco mais a página onde se pega o esquema, verifiquei que ele é para ser importado após executar o comando: sudo apt-get install nautilus-actions.
    Funcionou parcialmente, pois quando clico com o botão direito do mouse num pasta qualquer aparece realmente a opção: open in  terminal, mas independente da pasta em que eu esteja, ele sempre abre a pasta home.
    Estou quase lá.. mais alguma dica?
    Grato pela ajuda.
Gforce 8600GT 256Mb
HD80Gb IDE - Sansumg
Ubuntu 7.10

agente100gelo

Nas configurações (nautilus-actions-config), em parâmetros é para ter a seguinte informação:
--working-directory=%f

Verifica como está aí.

Aqui está funcionando normalmente.

Kamei Hyoga

sudo apt-get install nautilus-open-terminal ou procure no Synaptic

Após instalado feche a sessão (ou dê um Ctrl+Alt+Backspace e depois tecle algo) e faça o login. Tudo estará configurado automáticamente, é só vc clicar com o botão direito e vc verá um Abrir Terminal.

marcio_a28

Agente100gelo
       Daquela forma de importar o esquema o usar aqueles parâmetros, continuava com o problema de que independente da pasta em que estava sempre  abria em terminal na pasta home. e usei os parametros que você me passou era os que já estavam em uso.

Gforce 8600GT 256Mb
HD80Gb IDE - Sansumg
Ubuntu 7.10

marcio_a28

Agente100gelo e Kamei Hyoga
    instalndo via comando sudo apt-get install nautilus-open-terminal da dica do Kamei Hyoga.. funcionou perfeitamente para meus propósitos.
    Agora como perfumaria: Seria possível criar esse comando como um botão (ícone) ao lado do botão pesquisa?
    Agradeço a ajuda e espero em breve me livrar de vez da plataforma proprietária... mas terei que deixá-la no meu micro por causa da minha esposa... um problema de cada vez....
    Abraços Marcio
Gforce 8600GT 256Mb
HD80Gb IDE - Sansumg
Ubuntu 7.10

agente100gelo

Citação de: marcio_a28 online 09 de Janeiro de 2007, 16:05
    Agora como perfumaria: Seria possível criar esse comando como um botão (ícone) ao lado do botão pesquisa?

Aí você complicou :)
Eu não sabia do aplicativo nautilus-open-terminal mas o actions aqui está funcionando.