GDM não inicia sozinho

Iniciado por leandromdelima, 09 de Janeiro de 2007, 11:36

tópico anterior - próximo tópico

leandromdelima

Salve, povo!

Depois da maldita atualização meu gerenciador de janelas resolveu dar pau.  É o seguinte:  depois do boot ele não inicia o servidor gráfico.  Fica somente numa tela preta sem fim.  Quando dou enter ele retorna para o modo gráfico com o prompt de login e senha.  Depois de logar eu tento um startx, mas retorna um erro dizendo que já existe uma sessão aberta e pede para excluir o arquivo .X0-lock.  Beleza, eu excluo ele e tento de novo o startx, numa boa, o gnome starta posso utilizar normalmente o ambiente gráfico.

Quando eu desligo ele retorna para o modo texto.  Só por curiosidade eu vejo na pasta tmp e o arquivo .X0-lock é removido no final da sessão.  Mas ao rebootar acontece tudo de novo, tela preta, depois modo texto, aí eu vejo que o lock está na pasta tmp mas o ambiente gráfico não entra.

Talvez esteja faltando colocar o startx dentro de algum arquivo de inicialização do ambiente gráfico.  Fucei por aí e pensei que fosse no xinitrc, mas não adiantou.  Alguém pode me ajudar?
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

leandromdelima

Desinstalei e reinstalei os pacotes gdm e kdm, e em parte o problema do lock foi solucionado.  Ao desinstalar ele retornou para modo texto, aí fiz um apt-get gdm e reinicei.

Ele não me jogou na tela gráfica de login, ao invés disso de um erro em tela azul dizendo que o X Server estava desconfigurado e pediu para reconfigurar ele para depois rodar o GDM.  Dei OK e voltei para o prompt de login.  Procurei para ver se ele tinha criado de novo o .X0-lock, mas dessa vez não criou, aí dei startx e subiu o modo gráfico normal.

Só preciso agora reconfigurar o X Server, mas não sei como fazer isso.  Quem me ajuda?
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

ginho

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

leandromdelima

Não funcionou...

Na verdade, eu tava procurando esse utilitário de configuração mesmo, achei que tinha que configurar o pacote, mas não lembrava qual era o comando... hehe  ;D  só que mesmo depois de reconfigurar ele ainda continua dando erro.  A descrição completa é assim:

GDM: xserver not found:  /usr/bin/Xgl :0 :0 -fullscreen -ac -accel glx:pbuffer -accel xv:pbuffer +kb -xkbmap -auth /var/lib/gdm/:0.Xauth -nolisten TCP vt7
ERROR: Command could not be executed
Please install the XServer or correct GDM configuration and restart GDM

Depois disso vem o prompt de login.  Uma vez logado faço startx e o gnome vem numa boa.  Procurei no /usr/bin e não há nenhum Xgl.  Em /var/lib/gdm também não há nenhum 0.Xauth.  Primeiro desinstalei e reinstalei o gdm, depois fiz o mesmo com o xserver-xorg.  Pode ser uma questão de ordem?  Vou desinstalar o gdm, depois o xorg, reinstalar o xorg, configurar e reinstalar o gdm para ver se vai.

leandromdelima

Consegui resolver!

sudo dpkg --purge xserver-xorg
sudo dpkg --purge gdm
sudo apt-get install xserver
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg
sudo apt-get install gdm

É, foi brabo, só expurgando mesmo...  :-\

Agora eu preciso saber que diabo é FAIL_DELAY.  Sempre tava dando um erro desse troço no login em prompt e na instalação dos pacotes,  mandando notificar o administrador.  Mas ao que parece tudo tá funcionando perfeitamente.  Alguém sabe o que vem a ser isso?