Argumentos de Instalação (caso falhe)

Iniciado por KubLin, 26 de Outubro de 2005, 16:00

tópico anterior - próximo tópico

dougw

Eu segui justamente esse guia de instalação. Fiz a partição pelo Windows mesmo e o resto no linux pelo gparted... E agora?

druidaobelix

Ah, sim, esqueci de dizer: naquela tela da instalação onde aparece referenciando o /cdrom e diz:

"Would you like the installer to try to unmount these partitions again?"

click em No (=Não) e veja se vai em frente.

Na verdade não me recordo de alguma vez obter essa mensagem especificamente quanto a /cdrom em qualquer instalação das centenas que já fiz, de toda forma verifique se não há algo na gaveta da unidade de cdrom.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

dougw

Já tentei, nenhum botão responde nessa tela, nem voltar nem continuar, nem o X pra fechar... O programa não congela, mas ele não responde aos cliques. Como não sei finalizar um programa a força no linux eu reinicio o notebook pra sair dali.
Cara, vou ter que sair agora, vou continuar essa tortura mais tarde ou amanhã.
Até mais e muito obrigado.

EDIT: não há nada na gaveta

druidaobelix

Citação de: dougw online 09 de Dezembro de 2017, 20:44
Já tentei, nenhum botão responde nessa tela, nem voltar nem continuar, nem o X pra fechar... O programa não congela, mas ele não responde aos cliques. Como não sei finalizar um programa a força no linux eu reinicio o notebook pra sair dali.
Cara, vou ter que sair agora, vou continuar essa tortura mais tarde ou amanhã.
Até mais e muito obrigado.

EDIT: não há nada na gaveta

Ok, continuamos depois, quando voltar suba novamente o sistema pelo live-pendrive  abra uma janela de terminal (teclas Ctrl Alt T),  e antes de iniciar a instalação nela faça o comando:

sudo umount -l -r -f /cdrom

Inicie a instalação e veja se vai adiante, se ainda assim não for, então faça os comandos abaixo:

cat /etc/mtab

df -h

De cada um deles, com o mouse marque a saída, ainda com o botão direito do mouse copie e cole aqui no tópico.

Isso permitirá ver o que está montado e, se o caso, vamos "enganar" o sistema comentando a linha de montagem do /cdrom no mtab, ou seja, a ideia inicial é usar um artifício para contornar a dificuldade.

Em tempo e importante:

Antes de mais nada, certifique-se que as providências do post #382 foram de fato realizadas, principalmente que baixou esse arquivo iso daquele link que indiquei, que é a fonte oficial do Ubuntu e também que a gravação do live-pendrive tenha de fato sido feita com o RUFUS (e não com o unetbootin), para termos garantida a qualidade dos instrumentos de instalação. Continuo achando que há um problema com esse live-pendrive que você tem aí.

www.arredondar.org.br

dougw

Consegui instalar desabilitando o drive de cd pelo disk manager do windows. Agora, é normal a partição do ubuntu não aparecer quando estou no windows 10? E pra mim entrar no ubuntu eu preciso apertar F12 na hora do boot para escolher o grub, isso eu sei que não é normal, já estou procurando como resolve, e se eu quiser desinstalar o windows 10 é só excluir a partição e atualizar o grub pelo ubuntu? E o sistema vira o padrão?

druidaobelix

Citação de: dougw online 09 de Dezembro de 2017, 23:35
Consegui instalar desabilitando o drive de cd pelo disk manager do windows. Agora, é normal a partição do ubuntu não aparecer quando estou no windows 10?

Ótimo, ótimo.
Sim, claro, o Windows não enxerga o Linux, não tem capacidade nativa para isso, não existe para ele, entretanto, a partir do Linux você terá acesso a qualquer partição Windows

Editando:

Convém esclarecer:

O acesso do Linux à partição Windows ocorrerá desde que o recurso de hibernar do Windows esteja desabilitado, caso contrário não.

www.arredondar.org.br

druidaobelix

Se tudo estiver correto no início do sistema deverá ir para a tela que é conhecida como menu do grub.

Nessa tela uma das entradas será para, querendo, carregar o Windows, que portanto estará convivendo em dual boot.

Essa imagem que postei acima não é um exemplo perfeito, porque além disso haveria mais uma linha para o boot do Windows, mas é a mesma tela, apenas que nessa imagem falta a entrada do Windows, não tenho um exemplo aqui pronto de imediato.

O Ubuntu instalado precisa estar autorizado no Supervisor Password do Acer Aspire e ainda colocado como o primeiro na ordem de boot.

Fez isso?

www.arredondar.org.br

druidaobelix

Faça também o seguinte, vamos conferir o arquivo de configuração da tela do menu do grub.

Suba o sistema pelo Ubuntu, abra uma janela de terminal e então faça:

sudo gedit /etc/default/grub

Veja se nesse arquivo a linha está desse modo:

#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0

ou seja, se a linha está comentada, isto é, se há o símbolo # (tralha, jogo da velha), antes da linha.

Se não estiver comente.

Salvar e sair

Então faça:

sudo update-grub

Reinicie o sistema.
www.arredondar.org.br

druidaobelix

A imagem é das antigas mas dá para você entender como é que tem que ficar:

Essa é uma tela do menu do grub de um sistema dual boot Linux Windows

Observe que há as duas entradas, depois do POST (power on self test) o sistema pára nessa tela, onde você escolhe qual sistema quer subir.

Editando:

Encontrei uma outra ligeiramente mais moderninha  :)

A ideia é a mesma.
www.arredondar.org.br

druidaobelix

Resumindo a parte final da configuração para o Acer Aspire, o acabamento final, uma vez que esteja instalado:

1. aciona e tecla F2 e entre no BIOS de novo;

2. Na entrada "Security! escolha "Set Supervisor Password";

3. Escolha "Select an UEFI file as trusted for executing". Se nada estiver aparecendo verifique se o "Secure Boot" está ainda habilitado, se não, então habilite. Selecione e navegue até HDDD0-->EFI-->Ubuntu-->grubx64.efi. O setup irá perguntar um nome para ele, que pode ser Grub mesmo;

4. Acione F10 para salvar e sair, fazendo o reboot

5. Acione novamente a tecla F2 para entrar de novo no setup, isto é, no BIOS;

6. Vá novamente até "Boot", marque "Secure Boot" em "Disabled", use a seta de navegação até e entrada do Grub e acione a tecla F6 par colocar como primeira da lista.

7. Aciona F10 novamente para salvar e sair e reboot.

Se tudo deu certo, o menu do grub deverá estar aparecendo no boot do sistema.

Na essência o que está descrito aqui é exatamente aquilo que está naquele link inicial do post #358 que lhe indiquei e do qual consta o vídeo ilustrativo.

www.arredondar.org.br

dougw

Tudo certo, fiz o que vc disse no ultimo post, eu só tinha esquecido de colocar o grub em primeiro na ordem, e desligar o secure boot, apesar de ele funcionar com ele ligado. Tudo funcionando normal e já estou curtindo meu novo sistema depois de uma semana brigando  ;D.
Agora vou dar uma olhada em como fazer para entrar no ubuntu direto sem me perguntar, quando eu ligo o note. Vou apagar/desinstalar tudo do windows e deixar ele somente como reserva.
Muito obrigado hein @druidaobelix valeu mesmo!!

druidaobelix

Citação de: dougw online 10 de Dezembro de 2017, 10:25
Tudo certo, fiz o que vc disse no ultimo post, eu só tinha esquecido de colocar o grub em primeiro na ordem, e desligar o secure boot, apesar de ele funcionar com ele ligado. Tudo funcionando normal e já estou curtindo meu novo sistema depois de uma semana brigando  ;D.
Agora vou dar uma olhada em como fazer para entrar no ubuntu direto sem me perguntar, quando eu ligo o note. Vou apagar/desinstalar tudo do windows e deixar ele somente como reserva.

Excelente, excelente.

Se funciona com o "Secure Boot" ativado, deixe ele ativado, não há razão para não deixar, já que o Ubuntu evidentemente é certificado.

Entrar direto no Ubuntu, isto é, parar ou não parar na tela do menu do grub se pode controlar através daquele arquivo e respectiva linha mencionada no post #397, entretanto, não gosto de deixar direto, pois no caso de alguma dificuldade que obrigue a usar o Recovery Mode (=Modo de Recuperação), vai ficar dependente do acionamento da tecla SHIFT durante o POST (power on self test), isto é, no início do boot, para fazer a parada no menu do grub ou usar métodos mais dificultosos, então talvez seja o caso de reduzir o tempo de parada, mas não eliminar totalmente.

Essa linha controla o tempo de parada:

GRUB_TIMEOUT=10

Lembrando que se fizer qualquer alteração precisa atualizar o grub:

sudo update-grub

Bom aprendizado e divertimento.  :D
www.arredondar.org.br

dougw

Entendi, então vou deixar com uns 3 segundos de espera, e essa mudança eu fiz com o Grub Customizer. Uma dúvida agora, não consegui redimensionar a partição que está instalada o linux, tenho espaço não alocado, mas a partição do linux não permite redimensionar mais nada... Eu tenho que logar no windows e usar o disk manager dele, desmontando a partição do linux?

druidaobelix

Citação de: dougw online 10 de Dezembro de 2017, 19:57
Entendi, então vou deixar com uns 3 segundos de espera, e essa mudança eu fiz com o Grub Customizer. Uma dúvida agora, não consegui redimensionar a partição que está instalada o linux, tenho espaço não alocado, mas a partição do linux não permite redimensionar mais nada... Eu tenho que logar no windows e usar o disk manager dele, desmontando a partição do linux?

Se a partição estiver montada não é possível redimensionar no Linux, não vai deixar.

Se vai alterar uma partição Windows, use o Windows; se vai alterar uma partição Linux, use o Linux, subindo o sistema por um live-iso (pendrive ou cdrom), dentro do princípio de que "quem pariu o Matheus que cuide dele", o que é muito mais seguro na perspectiva da integridade do filesystem.

www.arredondar.org.br

Arthur Bernardes

powercfg -h off

Executa isso aí num Terminal como administrador no Windows 8/10 pra desativar a hibernação do Windows.

Depois, prossiga os passos da amiga druida aí.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk