Argumentos de Instalação (caso falhe)

Iniciado por KubLin, 26 de Outubro de 2005, 16:00

tópico anterior - próximo tópico

druidaobelix

Pois então, dougw,

Observe que a tabela de partição do live-pendrive no qual será gravado o iso do Ubuntu precisa estar usando GPT, sem o que não vai funcionar..

Estar em GPT é condição essencial, depois você faz a gravação do iso usando algum software apropriado.

Se ainda estiver usando Windows pode gravar usando o RUFUS

https://rufus.akeo.ie/?locale=pt_BR

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

dougw

Eu preciso formatar o pen drive para GPT e depois gravar com Rufus usando "partição GPT para UEFI"?
E como eu formato para GPT?

dougw

Executei os comandos no cmd e diz que o volume não é mbr se não me engano, e não é possível converter para gpt. Gravei com o rufus com "gpt para uefi" e deu a mesma tela preta no GRUB. A BIOS reconheceu o pen drive, autorizei o arquivo do grub no secure boot e nada. Desativei secure boot e nada. Depois que seleciono uma opção, dá tela preta.

dougw

É possível que o notebook simplesmente não seja compativel com linux? E se for o caso, ele chegaria no boot do grub ou nem isso?
Seria possível instalar o linux a partir de um pc conectando os dois juntos?

druidaobelix

Veja só, @dougw,

Em anos aqui no Fórum nunca vi um caso de alguém com um Acer Aspire não ter conseguindo instalar e fazer funcionar.

Segundo o seu relato parece que está chegando perto, formatado em GPT está reconhecendo o live-pendrive e, se bem entendi, está conseguindo chegar na tela inicial da instalação.
É isso mesmo?

A tela a que me refiro é essa:

Você está efetivamente conseguindo chegar nessa tela?

E depois disso, ao usar a opção "Experimentar o Ubuntu sem instalar", o que acontece?

Imediatamente vai para uma tela preta ou consegue subir o sistema no modo live até atingir a interface gráfica do desktop?

A tela da interface gráfica, isto é, do desktop depois de carregado em modo live-pendrive é essa:

Consegue chegar nessa tela ou não?

www.arredondar.org.br

dougw

não, a tela que eu chego é do grub2 mas sem grafico algum, somente texto, com quatro opções:
experimentar
instalar
OEM
e a outra nao me lembro
no notebook nao cheguei nenhuma vez na tela propria do ubuntu, somente no pc

dougw

nessa tela aí, só que somente com as opções que mencionei.

druidaobelix

Está confuso, @dougw, nessa tela que você mostrou só se chega se o sistema **já estiver instalado** em disco, ela não existe quando ainda se está no modo live-iso (pendrive ou cdrom), isto é, antes de instalar.

Ou já conseguiu instalar o sistema no notebook Acer Aspire?

Não estou conseguindo entender de forma clara.

Estamos falando sempre e tão somente do Acer Aspire que parece ser o problema, esquece o outro PC, se no outro está funcionando lá não há um problema, pois se bem entendi o problema é somente no Acer Aspire, ou seja, no notebook,

www.arredondar.org.br

dougw

Então, desde a primeira vez que eu inseri o pen drive para instalar, foi essa tela que apareceu, e quando seleciono experimentar, da tela preta. Já restaurei o pc com as configurações de fabrica e da a mesma tela, nao tem nenhum outro OS instalado, somente windows 10, em uma partição e a outra vazia que seria pro linux.

dougw

A tela que eu chego é exatamente esta, igual desse tutorial de instalação: http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/04/guia-instalacao-ubuntu-16-04-xenial-xerus.html
E no tutorial o sistema tbm ainda nao esta instalado...

druidaobelix

Vamos lá, recapitulando detalhe por detalhe para poder entender o cenário existente.

Quando você espeta o pendrive e faz o boot a tela que aparece é essa que você postou no post#369, certo?

Assim sendo, aquela tela do post #366 não existe, não aparece em momento algum, certo?

www.arredondar.org.br

dougw

dougw

Estou baixando o VirtualBox e vou tentar instalar por ele

druidaobelix

Citação de: dougw online 09 de Dezembro de 2017, 15:16
Exato

Note que a tela do seu post #369 é a mesma primeira que postei antes no post #364, apenas que a imagem do seu post está em inglês e a que postei está em português, mas essencialmente são as mesmas telas, o que indica que você está conseguindo chegar na tela do menu inicial de instalação.

Há uma dica meio estranha, mas enfim, alguém diz para usar a porta USB que está do lado esquerdo do notebook, pois se usar a direita não funciona (talvez haja uma questão de tipo de porta USB, 2.0 ou 3.0, não sei dizer).

Isso posto, a sequência deveria ser essa:

Faça o reboot do notebook e acesse o BIOS através da tecla F2 quando ver o logo da acer;

Vá até a tela de BOOT, na entrada "Security" coloque o supervisor password

Selecione "Secure Boot" e desabilite

Ainda no setup do BIOS coloque o pendrive para ser o primeiro a fazer o boot, isto é, coloque no topo da lista

Acione a tecla F10 para Salvar e Sair

www.arredondar.org.br

druidaobelix

Citação de: dougw online 09 de Dezembro de 2017, 15:23
Estou baixando o VirtualBox e vou tentar instalar por ele

Usar VirtualBox sempre é uma opção, mas evidentemente não terá o mesmo desempenho que uma máquina física Linux.

Continuo não encontrando uma razão lógica para você não estar conseguindo instalar, já que inúmeras outras pessoas com Acer Aspire conseguem.

Qual é a versão do BIOS nesse seu notebook Acer Aspire?

Há um post aqui no Fórum, relativo a um acer e5-573g-74q5, em que a pessoa disse ter feito o upgrade do BIOS de 1.25 para 1.37

https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=120555.0

Mais um detalhe muito importante:

Experimente usar o parâmetro nomodeset para subir o sistema e evitar essa tela preta.

Naquela tela de instalação é usar a tecla F6 para acrescentar esse parâmetro.
www.arredondar.org.br