Brilho da tela

Iniciado por valterzak, 14 de Outubro de 2016, 15:03

tópico anterior - próximo tópico

valterzak

Prezados... Boa tarde.
Tenho o mate 16.04.1 instalado em um notebook toshiba m645 i3 500g 4gb, e o ajuste do brilho da tela está invertido, ou seja, quando clico para diminuir o brilho ele aumenta. Ja pesquisei bastante, e fiz vários testes, mas nada até agora, no momento estou pesquisando drivers para ubuntu e até da bios, o mesmo ocorreu algumas vezes até mesmo no windows 7 se não me engano. No win 10 tá ok. Também já tentei outras distros, até mesmo o mint que parece vir com os drivers mais completos. Grato.

druidaobelix

Citação de: valterzak online 14 de Outubro de 2016, 15:03
[...] e o ajuste do brilho da tela está invertido, ou seja, quando clico para diminuir o brilho ele aumenta.

Está invertido mas funciona ou apenas não funciona?

Isto é, você consegue ajustar o brilho como quer ou não?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

valterzak

Consigo ajustar... ele vai gradualmente alterando o brilho, mas ao contrario, por exemplo se eu tiro a bateria, para economizar a energia ele geralmente diminui o brilho, no meu caso ele aumenta.

druidaobelix

Citação de: valterzak online 14 de Outubro de 2016, 16:32
Consigo ajustar... [...]

Então, /valterzak/,

Desculpe, mas acho que não consegui entender muito bem onde mais exatamente está o problema.

Se você consegue ajustar como quer, então qual é o problema?

O que talvez você possa fazer, ainda que como um paliativo, isto é, um quebra-galho enquanto não se encontra algo mais substancial, é predefinir um nível de brilho, fazer um pequeno script para isso, deixar no desktop e quando por isso ou por aquilo ocorrer alteração, clica no tal ícone e restabelece o nível de brilho ideal predefinido. Talvez funcione.

Como fazer?

Esse tópico, especialmente o post #5, talvez possa ajudar a construir isso:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115808.msg649984.html#msg649984

Naquele post apenas desconsidere a última linha (colocar no rc.local), pois não irá funcionar, então, se o caso, use mesmo os Aplicativos de Sessão, embora no seu caso talvez seja apenas deixar mesmo um ícone do script no desktop.
www.arredondar.org.br

valterzak

Ok. entendo... é queria deixar tudo liso... rodando como é pra ser, consigo manter o ajuste, mas não é como o padrão. Vou seguir o tutorial deixando uma intensidade média. Grato pela orientação. abs.

druidaobelix

Apenas complementando, dando uma olhada por aí vi alguém que também estava com problemas nessa questão de brilho num Toshiba, semelhante a que você relata, e diz que resolveu quando partiu para a versão 4.7 do kernel.

No caso dele o sistema possui uma gpu Radeon e quando introduziu o driver proprietário dela o problema voltou, mas enfim, na questão básica havia resolvido com o kernel 4.7.

Como o kernel 4.8 já está disponível, também é bastante fácil fazer (e desfazer) uma experiência com ele, acrescentando aí no seu sistema que está com o Mate 16.04.1. Se não ajudar em nada apenas remova o kernel novo e tudo volta a ser como antes, também bastante fácil.

Se tiver interesse em experimentar, veja o post #11 e #12 no tópico linkado abaixo.
O assunto lá é outro, porém o modo de instalar e desintalar o kernel é o mesmo [apenas para economizar dedo  :)  ]

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120836.0.html

www.arredondar.org.br

valterzak

Então... instalei o kernel 4.8, e além de não resolver a questão do brilho , meio que bagunçou a parada... desativou a wireless e tals... desinstalei a 4.8 e voltei pra 4.4, também tentei instalar o Intel Graphics Update... mas não consegui concluir a operação.

valterzak

Quanto ao Intel Graphics Update tool, não consegui postar a imagem do print com os erros que retornaram... estou pesquisando como inserir aqui no fórum, logo que eu descubra posto as telas. Grato.