Problema Touch e Teclado Xubuntu 14.04.5

Iniciado por brun0k747, 08 de Agosto de 2016, 12:36

tópico anterior - próximo tópico

brun0k747

windton@WindtonPC:~$ lsb_release -a
No LSB modules are available.
Distributor ID:   Ubuntu
Description:   Ubuntu 14.04.5 LTS
Release:   14.04
Codename:   trusty
windton@WindtonPC:~$ uname -r
3.13.0-92-generic

É o Xubuntu, nessa versão acima.

Sou muito novo no Linux, nunca havia usado, até que ontem instalei nesse netbook, do qual vos falo(win cce, processador Atom 1,33Ghz)
Estava funcionando normal, até que fui aumentar o brilho do netbook e parou do nada, o teclado e o touchpad.
Toda vez que reinicio, as funções(aumentar brilho, diminuir, volume, etc...) funcionam por um tempinho.
Problema no teclado, não é, na bios funciona normalmente... tentei atualizar o kernel pro mais atual (4. alguma coisa), pelo terminal, com os comandos de atualização(que agora esqueci quais são), mas ele parou de funcionar assim que reiniciei(travou na inicialização do kernel) e tive que voltar pro kernel acima).

Agora estou digitando de um teclado usb.

Alguém sabe de alguma solução? E se puder colocar o passo a passo, acharia muito interessante  :-[

E mais uma dúvida: Na tentativa de resolver, baixei um kernel mais antigo(linux-image-3.13.0-86-generic_3.13.0-86.131_amd64), ele veio em .deb, tentei instalar pelo instalador comum, mas se quer fez diferença, ele instalou, mas não aconteceu nada, após reiniciar. Como faço pra desinstalá-lo? (do mesmo jeito tem alguns aplicativos que instalei e não faço a mínima ideia de como faço pra desinstalar).

Achei uma possível solução, no link abaixo, nos comentários, porém, não sei aplicá-la.

Citarhttp://pplware.sapo.pt/linux/aprenda-a-instalar-o-ubuntu-14-04-lts-trusty-tahr/

sudo gedit /etc/default/grub

Agora vais acrescentar 8042.nopnp=1 i8042.dumbkbd=1 na linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
ficando assim GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash 8042.nopnp=1 i8042.dumbkbd=1″

Informações adicionais:
Só tem o Ubuntu no net, nenhum outro SO
Swap 4gb

Encontrei tópicos aqui no fórum sobre isso, porém são muito velhos, não creio que alguém iria responder por lá  :(

• EDIT
Consegui resolver o erro do touch e teclado, com as soluções que eu mesmo postei..
E acabei de descobrir outro problema.. Quando fecho o net, a tela apaga e não acende mais.. FN + (tecla de acender a tela) não faz nada, é como se ele hibernasse, mas não acorda, nem apertando botão de power, nem nada... Em configurações de energia ele tá "setado" pra não fazer nada ao fechar a tampa, mas algo de errado não está certo e ele apaga mesmo assim..  :o

gutosoni

• EDIT
Consegui resolver o erro do touch e teclado, com as soluções que eu mesmo postei..
E acabei de descobrir outro problema.. Quando fecho o net, a tela apaga e não acende mais.. FN + (tecla de acender a tela) não faz nada, é como se ele hibernasse, mas não acorda, nem apertando botão de power, nem nada... Em configurações de energia ele tá "setado" pra não fazer nada ao fechar a tampa, mas algo de errado não está certo e ele apaga mesmo assim..  :o
[/quote]

Esse seu problema parece ser um problema de Bios, eu tinha esses problemas com kernels atuais,  cessaram após fazer um upgrade de bios. Os parâmetros que você colocou no kernel são maneiras improvisadas de corrigir o problema (pode ser bios desatualizada). Você não pode ficar refém de kernels antigos, eles se tornam obsoletos, com drivers antigos, falhas de segurança, entre outros. Qual o modelo do seu netbook?   

brun0k747

Então, Gutosini, meu net é um Winbook N235, da CCE
2gb de memória, Atom 1,33Ghz, HD 500

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=87794.0

Nesse tópico acima, diz pra reparar em algumas configurações do Gnome, em um problema semelhante ao meu:

Citação de: livre1*Recomendo testar as opções via live cd antes de aplicar no sistema.

No teclado clique ao mesmo tempo nas teclas alt + f2 depois digite sem as aspas "gconf-editor"

Clique em executar, depois clique no icone "+" ao lado de "apps" e procurem por gnome-power-manager cliquem no icone de "+" e desmarque a caixa "event_when_closed_battery".

Eu não tenho um nootbook para testar, mais visto que fala em "tampa" e "fechar" acho que pode resolver.

Se alguém quiser testar via live cd no icone de "pasta" que esta escrito buttons tem algumas opções como "ao fechar a tampa, usando bateria" ou "ao fechar o laptop quando na tomada".
« Última modificação: 01 de Outubro de 2011, 15:12 por livre1 »

Mas aqui não aparece esse diretório "gnome-power-manager", antes mesmo quase nem aparecia coisas relacionadas ao Gnome, já que o Xubuntu não veio com ele instalado, aparentemente. Tive que instalar pelo terminal...

E não queria trocar de distro, agora que tô começando a me acostumar com essa, e parece ser a mais leve pra esse netbook, e com suporte até o final de 2017..

Tentei instalar o kernel mais atual, mas deu erro após instalar, como falei ali em cima, no texto riscado.

Erro que dá ao instalar o último kernel disponível..

gutosoni

Aconselho a você a fazer uma instalação limpa com a iso mais atual do xubuntu 16.04 32 bits,  http://mirror.aarnet.edu.au/pub/xubuntu/releases/16.04/release/
Baixe  a versão xubuntu-16.04-desktop-i386.iso  (32 bits) , grave no pendrive e instale novamente.  O porque disso, é que seu sistema parece está muito bugado.

Depois de instalar a nova versão e você verificar os mesmos bugs, acrescente as modificações que você fez no grub com as configurações de antes.

brun0k747

O 16. é tão leve quanto o 14?

E pq 32bits? 64 fica pesado?

gutosoni

Seu computador possui 2gb de ram, não tenho certeza quanto a arquitetura do seu processador. Instalar um sistema de 64 bits numa máquina de 2gb de ram não é vantajoso, 64 bits tem um consumo maior de ram.

Não testei o xubuntu 16.04, mas não muda muita coisa de uma versão para outra no caso do XFCE. Uma atualização cairia bem no seu caso.

gutosoni

Joga esse comando no terminal para saber se é 32 ou 64 bits seu processador
sudo lshw -C processor

Em largura você verifica.

brun0k747

é baseado em 64..
inclusive o xubuntu que to usando é 64 e não vejo problema em relação a desempenho, quando se comparado com o Windows 7/8..

Tô baixando o lubuntu 32bits, de toda forma

gutosoni

Citação de: brun0k747 online 09 de Agosto de 2016, 09:29
é baseado em 64..
inclusive o xubuntu que to usando é 64 e não vejo problema em relação a desempenho, quando se comparado com o Windows 7/8..

Tô baixando o lubuntu 32bits, de toda forma

Ok, depois de instalar verifique o desempenho dele e se ainda apresenta esses erros.

brun0k747

instalei o lubuntu(a última versão) 32bits, o touch e o teclado pararam de responder agorinha, passei a tarde toda mexendo, fuçando, reiniciando, e tava normal... assim que liguei o net pra vir aqui no fórum, parou.. kkk
vou aplicar as correções de outrora, pra ver se volta ao normal.
Quanto ao fechamento da tampa, corrigiu. O kernel não mexi, veio instalado o 4.4.0-34-generic

Só acho um pouco lento pra abrir alguns aplicativos, tipo  o chromium(é uma lerdeza, até a página estar totalmente carregada), aplicativos instalados no wine, etc.. mas deve ser mal do processador(que é uma caquinha)..
Me aventurei a instalar Max Payne 1, pelo wine, sem sucesso, chipset gráfico não acompanha - mesmo os requisitos recomendados sendo 700Mhz num processador Pentium III ou Athlon, 128mb de ram e 32mb de vídeo, rodando no mínimo do minimo, com a menor resolução, travou horrendamente...

No mais, gostei do lubuntu, bem leve, mais do que o Xubuntu,sem muitas dificuldades pra mexer..

E muito obrigado por responder, Gutosini! (não tinha agradecido até agora  :-X)

brun0k747

Mesmo problema com touch e teclado, porém as soluções de antes não funcionam..  :-[

gutosoni

Citação de: brun0k747 online 10 de Agosto de 2016, 12:30
Mesmo problema com touch e teclado, porém as soluções de antes não funcionam..  :-[

na mesma linha que você tentou a solução no grub, apague a sua alteração e no lugar coloque:

i8042.nopnp

Salve e reinicie o notebook.