[resolvido] Como usar a unidade flash SSHD em disco híbrido Dell Inspiron 5500

Iniciado por phernando_lima, 28 de Junho de 2015, 12:58

tópico anterior - próximo tópico

phernando_lima

Caros, comprei um Dell Inspiron 5500 ( 4x Intel(R) Core(TM) i7-5500U CPU @ 2.40GHz 16 Gigas de RAM).
Ele tem um disco híbrido de 1TB, SSHD, com unidade Flash de 8GB.
Assim que chegou formatei o Windows 8 e instalei o Ubuntu 14.04.2 LTS que já usava em outra máquina.

No entanto, ele instalou tudo no disco rígido (SCSI Disks-ATA ST1000LM014-1EJ1 SEAGATE) e a unidade SSHD sumiu.
Gostaria de usar essa unidade para rodar o sistema e o disco rígido para os arquivos.
Alguma sugestão?

platao

http://www.seagate.com/br/pt/tech-insights/deploying-solid-state-hybrid-drives-workplace-master-ti/

Eu nunca tive um HD hibrido, mas pelo que eu entendi os 8g de ssd fazem um 'ranking' dos programas e recursos mais usados e coloca no SSD para um inicio mais rapido, entao o que deve ser beneficiado deve ser a inicialização do sisitema e um ou outro programa de uso mais frequente.

Quem faz o ranking eu acho que e o proprio firmware do Disco, nao sei se tem como manipular atravez de programa, alterar o que vai ser colocado preferencialmente no SSD.

Mesmo que de para vc colocar todo o sistema no SSD de 8giga eu acho que e muito pouco para o sistema, mesmo vc colocando a home no HD, deixando no SSD de 8g somente a raiz, acho que e muito pouco espaço.

O que vc pode fazer se vc nao estiver satisfeito com o desempenho,(o que eu acho que nao vai afetar tanto, porque ele vai ter um desempenho parecido com um SSD nativo, um pouco mais lento) é vc trocar a unidade de DVD(se existir nesse modelo drive de dvd) e usar aquele espaço para colocar um adaptador http://informatica.mercadolivre.com.br/adaptador-de-hd-para-notebook-gaveta-para-drive-de-dvd e colocar um SSD de (60giga nem compensa mais)-120-240 giga, ai vc instala o sistema no SSD e deixa a home no HD, ou entao vc instala todo o sistema no SSD de 120(incluindo a home) e deixa o HDSSD para arquivos pessoais, filmes ou aqueles que ocupem mais espaço.

Outra coisa que tem que ser levada em consideração, e que a sua maquina tem bastante memoria, entao qualquer programa que vc for usar ele vai arrancar na inicialização mais lento porque esta lendo direto do HDssd mas depois se vc for startar esse mesmo programa novamente, ele ja vai estar na memoria, ou partes dele, entao o arranque na segunda inicialização do mesmo programa(firefox por exemplo) vai ser muito mais rapido.

Resumindo a minha opiniao, deixe o sistema como esta, ja que tem bastante memoria e um SSHD para agilizar a inicialização, o resto a memoria da conta. Vc tbm pode configurar o ubuntu para nao usar swap, o que e recomendado se vc tem um SSD ou se tem bastante memoria, como e o seu caso.

Se eu nao estiver enganado o Vô Tota tem um desses adaptadores no macbook dele que ele colocou um SSD no lugar do drive de DVD antigo, talvez ele te de alguma dica!

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Tota

Amigo,

Em hd's híbridos, você não "vê" unidades de alocação separadas. Ex. Ssd disco sda1 e hd sda2, é tudo uma coisa só. Tanto no Windows como no Linux ou no Mac.

Você tem aí um hd de 1tb "comum" com 8gb de memórias nand soldados na placa lógica. Existe um controlador que "conta" os acessos a arquivos mais utilizados e os deixa armazenados na nand.

Como o sistema operacional é acessado todas as vezes, ele é alocado nos 8gb de nand.

É de se depreender, que numa instalação nova, seu disco se comporte de uma forma como qualquer hd convencional. Durante as próximas utilizações, o sistema contido no hd utiliza um algoritmo próprio e vai "lembrando" de quem deve ou não ficar nas nand.

Como o titio Platão citou, eu tenho um sistema híbrido, que vai ficando melhor (rápido) com o tempo.

Nada há a fazer, já que em sistemas híbridos quem os controla é o próprio firmware do hd, e não a bios, efi, placa mãe ou sistema operacional.

Fique tranquilo, seu ubuntu estaran os 8gb, em 5 a 6 boot da maquina.

druidaobelix

Na essência os 8GB disponíveis se tratam de uma memória cache e como tal é gerenciada diretamente por um microprocessador (uma controladora) interna do próprio SSHD, vale dizer, sem interferência do sistema operacional (independe do sistema host).
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

phernando_lima

Obrigado pelas infos pessoal! Foram de grande ajuda! Fico mais tranquilo agora!

Croisebeck

Exatamente assim que funciona! muita gente acha que pode usar os 8gb como quiser...

eu tenho o mesmo notebook e removi o dual boot com windows e estou somente com o ubuntu 16.04.
porém para minha surpresa o desempenho continua igual, o boot demora entre 20 a 25 segundos, achei que iri ficar mais rápido e até a aceleração dos programas não houve melhora..