Compartilhamento de arquivos no linux [RESOLVIDO]

Iniciado por mederim, 31 de Março de 2016, 01:09

tópico anterior - próximo tópico

mederim

Olá caros senhores,

Estou precisando com urgência compartilhar arquivos do meu PC com Ubuntu para um notebook com Lubuntu, minha maior dificuldade até agora foi o samba, ele não abre no lubuntu, ja instalei e desinstalei e quando tento abrir sempre aparece uma tela para botar a senha e depois nada acontece. Já não sabia mais o que fazer, assim fui procurar maneiras alternativas de compartilhamento de pastas e arquivos, assim procurei e achei na internet o comando "scp", mas como sempre deu errado, no vídeo que vi o cara faz um teste com o seguinte comando: "scp arquivo.txt usuário@192.168.0.1:~", eu tento fazer da mesma forma criando este arquivo.txt do mesmo jeito que ele cria com o comando "vi" no terminal mas encontro este erro: "ssh: connect to host 192.168.0.4 port 22: Connection refused. lost connection". O que posso fazer? Há alguma alternativa mais viável? Sou iniciante e estou "apanhando" muito no ubuntu, mas quero aprender. Simplesmente não sei mais o que fazer, somente buscar ajuda aqui.

Desde já agradeço pela atenção. Fico no aguardo.

Anderson_Coelho

Pelo pouco que entendo, acho que você esquecer o comando scp e usar só o samba mesmo. A questão é como você criou o compartilhamento do seu PC com Ubuntu. Como não sei, sugiro isso aqui:

https://www.edivaldobrito.com.br/como-criar-um-compartilhamento-simples-no-ubuntu/

Lembrando que isso deve ser feito a partir do PC com Ubuntu e depois, no notebook com Lubuntu, você deve instalar o samba e procurar pela unidade do rede correspondente ao PC Ubuntu no gerenciador de arquivos do seu notebook.

mederim

Obrigado pela resposta!

Não estava funcionando, mas quando, na hora de compartilhar, mudei o nome da pasta, funcionou; exemplo: o nome da pasta era José, ai no painel de compartilhamento eu coloquei o nome de "arquivos", funcionou perfeitamente. Obrigado!

[RESOLVIDO]