Como alterar/re-programar/editar um programa já existente?

Iniciado por Thom_Blum, 27 de Março de 2016, 22:28

tópico anterior - próximo tópico

Thom_Blum

Pessoal, antes de mais nada perdoem-me pela total falta de conhecimento na área. Estou fazendo minha primeira imersão no ubuntu e tenho muito a aprender. Sinceramente não tenho conhecimento em programação, mesmo no mais básico do windows. Apenas posso me considerar um usuário de alta versatilidade. Sou editor de videos profissional e tenho facilidade com sistemas. Resolvi diminuir minha dependência do windows principalmente por sentir que é errado depender de pirataria. Em geral me percebi mergulhado em softwares ilegais (Windows, Office, Ashampoo, Adobe Premiere, DVD architecht, etc). Quanto à necessidade do Premiere para as edições infelizmente não tenho muito o que fazer, já pesquisei bastante e vi que ainda não criaram nada nesse nível aqui no mundo linuxiano. Por hora então intercalo meu sistema, trabalhando lá e fazendo o restante das coisas aqui pelo Ubuntu.
Isso tudo foi apenas para poder me apresentar e dizer que. Apesar do pouco tempo livre, tenho um interesse muito grande na ideia de sistemas abertos e alteráveis. Acho fantástica essa autonomia, e adoraria ter um conhecimento ao menos básico quanto a isso. Percebi que o fórum é bastante completo, mas mesmo os títulos dos tópicos já são claramente avançados, para quem já está trabalhando com o sistema faz tempo.  Então, a pergunta é: -Como inicio o processo de aprendizagem de alteração de um software já existente? Por exemplo, baixei aqui pela central, esse "dicionário de sinônimos e antônimos" chamado GTK Aiksaurus. Infelizmente, totalmente em inglês. Como faço para altera-lo e criar uma versão minha, com sinônimos e antônimos em português? Não falo em tradução, até por que isso ia ficar muito mal feito, mas falo de passo por passo, adicionar ali elementos manualmente, palavras por palavra. Como "abro" o programa e mexo no seu sistema? Existem tutoriais iniciantes sobre como alterar um programa ao seu gosto?

Desculpem novamente o "noobismo", tenham paciência! :)

Grato.

arcashaid

Bem para editar o programa como imagino que você queira primeiro devesse obter o código fonte dele, se o programa for de código aberto simplesmente vá no site do criador que devera ter algum link de como baixar o código fonte.

ate ai e a parte fácil ( que já pode nem ser tão fácil ) esse código fonte que você ira baixar estará escrito em uma ou mais linguagem de programação  sendo as mais comuns ( e que me lembro no momento ) lua ,c++ ,c ,python ,java ,delph entro muitas outras, então para poder editar ou criar seu programa infelizmente você terá que aprender a linguagem de programação que precisa, não existe pelo meu conhecimento nenhum modo de criar ou editar um programa da forma que você deseja sem conhecimento de programação.

Nesse ponto eu poderia te passar infinitos tutorias e cursos sobre linguagens de programação, mas como você trabalha com audiovisuais não sei se seria do seu interesse aprender a programar, mas se desejar aprender avisa, pois posso te ajudar em tudo que queira saber para começar   
Em uma eterna busca ao horizonte

Thom_Blum

Olá Arcashaid. Muito obrigado pela resposta! Foi bastante clara sua explicação! De fato não é minha área, mas como eu disse, tenho interesse em aprender sim, quem sabe, se eu encontrar um caminho para aprender o passo a passo (do zero mesmo), eu acabe me aprofundando! A ideia de programar, alterar ou mesmo criar um software pra mim é algo fantástico, mas olhando de fora parece estar anos luz de distancia do conhecimento que tenho até o momento. Não quero te ocupar com muitas perguntas agora, então, caso seja possível, gostaria de alguns tutoriais iniciais sobre programação. Coisa super básica mesmo.

E já aproveito pra perguntar. Dado a possibilidade infinita de criação através da programação, ninguém até hoje desenvolveu um software facilitador de programação? Algo mais "visual" mesmo? Ou poderia dizer, mais intuitivo. Da mesma forma que o linux é complexo quando utilizado através do terminal (para quem não entende) mas tem sua casca (o layout, não sei qual palavra vcs utilizam) totalmente bonita, facil de utilizar. Assim como se editaria botões de comando num programa como o flash, não existem softwares facilitadores de construção de programas?

arcashaid

Respondendo primeiro sua pergunta, existe sim programas capazes de facilitar a programação mas esses se limitam a IDE (que são interfaces gráfica e mais completas para agilizar a programação, mas que ainda necessita que se saiba todo o processo de programação. também existem programas para se criar toda a interface do programa  sem precisar escrever um único código, mas nesse caso temos o problema  de que apenas tenho a parte visual do que se quer feito, a parte lógica ( aquilo que se quer que faça ) e quase impossível de se desenvolver um programa de uma forma que não devasse ter praticamente o mesmo conhecimento de programação ou ainda mais para entender o programa !

Resumindo tudo, a muitas formas de facilitar a programação por meio de outros programas, mas apenas facilitar e nunca substituir

Agora vamos aos tutorias,

Existem muitas linguagem de programação, mas como você usa linux, e não tem familiaridade com programação existe uma linguagem perfeita para você ! a linguagem python e  muito fácil (comparada as outras ) e ja vem por padrão instalada no ubuntu e muitas outras versões do linux.  Caso queira testar abra o terminal e digite "python3" (sem aspas) e uns textos informando sobre ele vai aparecer, nesse momento o terminal não executara comandos normais e sim executara programas em python, uma dica escreva 1+1 e der enter. Voltando ao assunto essa e uma linguagem feita pensando na simplicidade e agilidade, apenas para reforçar alguns programas famosos feito com python.

BitTorrent, Maya, Blender, GIMP entre outros

agora vamos ao conteúdo

como você utiliza o linux não precisa baixar o interpretador python pois como disse ja esta no sistema , então falta uma interface gráfica para programar, você pode usar o gedit (que ja vem no linux) e apenas salvar o arquivo como .py que ele vai reconhecer que você esta programando em python ( exemplo: meu_programa.py ) ou pode baixar o spider3 que e um otimo editor de código para python, caso não encontre ele na central pode baixar pelo synaptic. ou pode apenas pesquisar por "idle python" na central que terá vários.

tendo o editor agora so falta estudar e aprender, e aqui vai os melhores cursos que vi de python gratuitos, muitos eu mesmo usei em meus estudos

https://www.youtube.com/watch?v=j94IGZmwtYI&list=PLesCEcYj003QxPQ4vTXkt22-E11aQvoVj
Aulas curtas e objetivas simples e leves para se revisar e aprender nas horas vagas

https://www.youtube.com/watch?v=6La690qlH5w&list=PLUukMN0DTKCtbzhbYe2jdF4cr8MOWClXc
Aulas simplificadas e com temática mais voltada a pessoas que não entendem muito de programação

https://www.youtube.com/watch?v=lJjR906426o&list=PLfCKf0-awunOu2WyLe2pSD2fXUo795xRe
melhor curso de python online que ja vi ! simplesmente super completo com exercícios no final de cada aula, esse e caso realmente se dedique, pois vai do básico ao avançado, tudo muito bem explicado ate para quem não sabe nada de programação

Finalizando, acho que tentei ser o mais simples possível, mesmo sabendo que não fui, desculpe pelo longo texto, mas queria que estivesse bem completo, isso tende a explicar o básico, e sei que muitas duvidas vão surgir, fique a vontade para perguntar qualquer coisa, responderei o mais rápido possível   

Em uma eterna busca ao horizonte

Thom_Blum

Obrigado novamente Arcashaid! Sua resposta foi muito completa e eficiente =) Já estou baixando o Spyder3 e pesquisando as aulas! na medida que precisar de algo pergunto aqui sim! grande abraço!