dúvida: isso é normal ?[resolvido]

Iniciado por bronh22, 02 de Dezembro de 2015, 14:44

tópico anterior - próximo tópico

bronh22

Olá tenho a seguinte config: AMD Phenom II x4 925 rodando a 2.8Ghz , 2x 2GB DDR3 1333 , Vídeo Onboard 256MB Nvdia 7025 , estou usando o Ubuntu 15.10 em dual boot com Windows 7 Ultimate, e estou com problemas com o Ubuntu , ele está muito lento  o chrome está muito pesado as animações da interface (não estou sando compiz , só o unity msm) parecem que estão como se estivessem com poucos frames e quando eu instalei ele travava e a tela ficava tudo distorcida , ai mudei o driver de vídeo e melhorou mas ainda uma vez ele travou mas a tela só ficou congelada.

É normal ter toda essa instabilidade com essa versão do ubuntu ? eu posso ter feito algo errado durante a instalação ? Recomendam outra versão do Ubuntu?

lcom23

Olá Bronh22,
Não era para ficar lento, a sua configuração é boa.
Minha máquina é mais modesta que a sua, mas eu no momento uso o Ubuntu Mate, você pode tentar o Xubuntu que é uma boa alternativa.
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

galactus

Primeiro: altere o título do tópico. Você está gritando. É contra as regras do fórum.

Segundo: sim. Troque de versão do Ubuntu. Essa versão 15.10 é melhor para hardware mais novo.  Tente a versão 14.04.3 com xfce ou lxde. O unity é muito pesado mesmo. Se insiste em usar o unity, procure desligar o máximo de efeitos e recursos possíveis. Existem muitos tutoriais sobre isso espalhados.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

bronh22

Citação de: galactus online 02 de Dezembro de 2015, 15:30
Primeiro: altere o título do tópico. Você está gritando. É contra as regras do fórum.

Segundo: sim. Troque de versão do Ubuntu. Essa versão 15.10 é melhor para hardware mais novo.  Tente a versão 14.04.3 com xfce ou lxde. O unity é muito pesado mesmo. Se insiste em usar o unity, procure desligar o máximo de efeitos e recursos possíveis. Existem muitos tutoriais sobre isso espalhados.

Foi mal n sou muito habituado , vou trocar,  se eu formatar a partição que está o 15.10 e instalar uma outra versão  vai continuar aquele menu pra escolher o windows antes do boot? E quanto ao chrome , a versão dele para o ubuntu está muito pesada mesmo ? Ele é o único navegador que roda o Netflix eu acho.

lcom23

Em relação ao menu sim, quando você instala uma distribuição de Linux, ele usa o Grub que trata-se de um gerenciador de boot para você escolher para iniciar com o Ubuntu ou com o windows.
>HP Desktop
>2 GB Ram

bronh22

Citação de: lcom23 online 03 de Dezembro de 2015, 10:51
Em relação ao menu sim, quando você instala uma distribuição de Linux, ele usa o Grub que trata-se de um gerenciador de boot para você escolher para iniciar com o Ubuntu ou com o windows.
ok , primeira vez que me decepciono com o ubuntu , lembro da primeira vez que tive contato com ele , eu tinha em mãos um Celeron D de 2.66Ghz 512 MB RAM uma Onboard da VIA com 64 MB compartilhado que sequer era capaz de rodar o GTA SA e o ubuntu ainda usava aquela interface gnome com múltiplas áreas de trabalho ai eu ainda coloquei nele o compiz e mesmo assim o sistema tinha uma fluidez fantástica... Nessa config que citei que estou usando eu já usei o windows 10 e tudo era muito fluido só abandonei pois ele n tem suporte pra minha onboard então eu perco frames consideráveis em alguns jogos, esse meu processador não fica muitos pontos atrás em algumas benchmarks de processadores mais novos como o AMD FX 6300, então fico imaginando que tipo de hardware que é adequado ser usado para rodar esse ubuntu 15.10 , acho inviável ele precisar de processadores como o i7 6700k ...

Enfim irei trocar essa versão do ubuntu para a 14.04 , e se msm assim eu continuar tendo problemas vou partir para outra distro semelhante como as que você citou ou Debian, quem sabe, enfim vou testando ai algumas distros , quero uma msm para me desprender um pouco da micro$oft no qual eu passei por uns bocados por conta de algumas pragas espalhadas pela internet...

lcom23

Ok Bronh22.
Para você ter um embasamento maior entre no site da Distrowatch
http://distrowatch.com
Que tem as Informações das distros de Linux.
>HP Desktop
>2 GB Ram

galactus

bronh22, o Phenon II X4 925 não está mais próximo de um Core 2 Quad do que para um FX 6300?

http://cpuboss.com/cpu/AMD-Phenom-II-X4-925

http://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=AMD+Phenom+II+X4+925

De qualquer maneira, é a combinação do hardware que muitas vezes faz o unity se arrastar.  Não é só a parte gráfica dele.  Tem as "lentes", a indexação do sistema e um monte de perfumarias gráficas e acabam pesando muito. 

Fiz um tópico mostrando o funcionamento do Unity em Janeiro de 2015, em um Celeron G440 já otimizado:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,116045.msg639727.html#msg639727

Vídeo demonstrando o mesmo:
https://www.youtube.com/watch?v=w1srVCH6UT0

Outra coisa que não ajuda é que as novas versões dos drivers de vídeos e do Xorg são otimizadas para as novas placas de vídeo e não para as velhas.

Então não é que o Unity foi feito para Core i7 ou i5, mas definitivamente não foi feito pensando  na dupla dinâmica Phenon II X4 +  Nvidia 7025.  Veja que no site da Nvidia eles indicam o driver 304 para essa placa de vídeo no Linux!

http://www.nvidia.com.br/download/driverResults.aspx/95201/br

Você sabe em que versão está o driver mais novo da Nvidia?  341 alguma coisa!

Para o Windows eles indicam o driver 309 para estra mesma placa de vídeo!

Evidentemente você conseguirá melhores resultados com outro ambiente gráfico mais leve. Se me perguntar sobre o KDE5, pode esquecer!    Talvez o Debian 7 seja sua melhor escolha se não quiser ficar no Ubuntu.  O Linux Mint é baseado no Ubuntu 14.04 e seus dois principais ambientes gráficos são bem mais leves que o Unity. Falo do Cinnamon e do Mate.   Ainda tem Xubuntu e Lubuntu.

Vale a pena testar!

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

bronh22

ok , obrigado a todos , vou me informar melhor , obrigado por todos esclarecimentos.