Dual boot: W8 e Ubuntu (erro pra reconhecer HD) [RESOLVIDO]

Iniciado por mag00, 12 de Outubro de 2015, 11:48

tópico anterior - próximo tópico

mag00

Olá a todos.

O texto é enorme, mas é para ficar bem detalhado.

Tenho uma máquina com dois HDs em dual boot, sendo um com Windows 8 e outro com Ubuntu 14.04.3.

Já rodava anteriormente o mesmo hardware com Windows 7 e o Ubuntu 12.04 respectivamente. Naquela ocasião eu tomei o cuidado de fazer a instalação de ambos os sistemas independentemente, ou seja, para instalar o W7 eu desconectei o outro HD, e posteriormente para instalar o Ubuntu 12.04 eu desconectei o HD com o W7.

Fazendo as instalações dessa maneira ambos os sistemas funcionavam com BOOT individual e eu definia o que queria usar logo ao ligar o PC, via boot selector. Independente disso, eu mapeei as duas partições que tinha no HD do windows para enxergá-las no linux. Até aí, tranquilo e sem novidade. Fiquei alguns anos rodando o sistema assim de boa.

Os problemas surgiram quando em 2014 eu quis atualizar o linux para o 14.04 e já aproveitei para atualizar o windows também para o 8.

Inicialmente fiz o mesmo procedimento. Desconectei o HD do linux e instalei o Windows 8 em uma instalação limpa no HD onde antes estava o Windows 7. Na hora de atualizar o linux, eu não queria uma instalação limpa pois tinha muita coisa configurada e rodando no 12.04, optei por apenas atualizar mesmo, só que esqueci de desconectar o HD do windows. Daí pra frente foi só terror... :/

OK, exagerei no "terror", mas o fato é que agora quando o PC está desligado e inicializo o sistema direto pelo linux, ele não reconhece as partições do windows. Logo na inicialização dá um erro perguntando se eu quero recuperar a partição, mas não tenho coragem de avançar pois receio detonar meu windows. E, pulando essa etapa, as partições são mostradas no linux, mas ficam inacessíveis.

O fato mais curioso disso vem na explicação à seguir.

Quando o PC está desligado e inicializo o sistema pelo windows, e posteriormente reinicio a máquina (sem desligar, só um reboot mesmo) e entro no linux, aí o desgramado reconhece as partições do windows.

Fiquei um bom tempo achando que os sistemas tinham "perdido contato" por algum problema de versões, sei lá, mas quando descobri esse glitch meu cérebro travou. Como não tenho know-how pra resolver o problema, desencanei e tenho usado assim mesmo nesse último ano e meio.

Mas agora queria ver se consigo resolver de vez isso e assim voltar a ter o linux reconhecendo as partições windows sem ter que ficar fazendo esse gato aí.

Alguém saberia me dizer o que pode estar ocorrendo?

Obrigado.

*** Informações adicionais ***
Descobri agora (nem lembrava mais disso) que uma das partições NTFS que ele não consegue carregar na verdade está no próprio HD do linux. Quando tento forçar a montagem dela via GParted, recebo a seguinte mensagem:
CitarCould not mount /dev/sdb4 on /media/exchange
The disk contains an unclean file system (0, 0).
Metadata kept in Windows cache, refused to mount.
Failed to mount '/dev/sdb4': Operation not permitted
The NTFS partition is in an unsafe state. Please resume and shutdown Windows fully (no hibernation or fast restarting), or mount the volume read-only with the 'ro' mount option.
Na tela do GParted, na coluna "Partition", todas as partições têm uma chave desenhada ao lado, mas essa partição não tem.
Com essa mensagem me veio à mente uma situação que aconteceu comigo logo depois de reinstalar os sistemas, que foi o fato de no windows eu ter vacilado ao tentar fazer um "safe remove" (naquele ícone perto do relógio) de um pen-drive mas ter clicado no HD do linux. Como a partição "exchange" citada ali acima é uma partição de troca de dados entre linux e windows, o windows deu uns paus loucos e pediu pra eu remover o HD linux, afinal meti um safe remove nele.
Só que se eu removo o HD do linux, o grub não entra e o windows não carrega... tenso... acabei que fucei tanto no windows que resolvi o problema por lá, mas ficou essa sequela no linux.
*** fim da edição ***

mag00

Olá novamente.

Resolvi o  meu problema. Depois de alguma pesquisada mais detalhada por aí descobri que o windows 8 tem uma função chamada fastboot lá nas opções de energia.

Com essa função habilitada ele não "desliga" os HDs, mas coloca-os meio que em hibernação.

Desabilitei essa tranqueira e agora o linux reconheceu as partições novamente. :D

Fica aí como experiência.

Thanks.