synaptic não abre

Iniciado por joãobritodesouza, 15 de Setembro de 2015, 15:00

tópico anterior - próximo tópico

joãobritodesouza

Após instalar o audacity via central de programas do ubuntu, estava tentando fazer meu microfone funcionar no ubuntu, segui um tutorial. Ai por curiosidade agente que usa ubuntu e curioso fui olhar no synaptic e pra minha surpresa os pacotes audacity e lib não estavam instalados, marquei e adivinha deu pau no sistema. Tanto que tive que resetar via botão reset, e adivinha, nunca mais o pc foi o mesmo estou tentando resolver sem precisar formatar. Já tentei: dpkg --configure -a; sudo apt-get clean && sudo apt-get update e sudo apt-get install -f. E adivinha nada. Aí entrei num site e disseram pra eu digitar no terminal sudo apt-get install synaptic --reinstall e apareceu o seguinte:

root@professor-POS-MG31AG:/home/professor # sudo apt-get install synaptic -reinstall

w:não usando travamento para arquivo de trava somente leitura /var/lib/dpkg/lock
E: Impossível escrever para /var/cache/apt/
E:As lista de pacotes ou os arquivos de estado não puderam ser analisados ou abertos

root@professor-POS-MG31AG:/home/professor #

Digitei tudo pois se usasse o pc que está com problema travaria o sistema.

galactus

Nossa, que estranho. Usou algum PPA? Que tutorial foi esse que para instalar um programa detona o Synaptic?  Veja, esse erro acontece porque dois programas não podem utilizar o apt ao mesmo tempo. Não sei o que aconteceu aí para corromper o synaptic, mas vamos lá.

Vamos tentar o seguinte, reinicie o sistema e  espere até a tela de Login aparecer.

Na tela de Login, passe para o terminal antes de logar-se em modo gráfico. Faz CTRL + ALT + F1

Aí sim você se loga no sistema com o seu usuário.  Depois faça login como root:  sudo su   

Agora como root, remova o synaptic junto com seus arquivos de configuração:  apt-get purge synaptic

Seguido de: apt-get update

Depois dele removido e os repositórios atualizados, instale-o novamente: apt-get install synaptic

Se tudo correu bem até aí, faça logoff  como root: exit   

E depois com o seu usuário: exit

Volte ao modo gráfico: CTRL + ALT + F7

Agora sim faça o login em modo gráfico e tente usar o Synaptic. 

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

joãobritodesouza

Tentei tudo galactus, entei reinstalei o sistema.

mag00

Sei que isso não vai ajudar em nada mas, desde que instalei o 14.04 que estou sem o synaptic. Pensei até que fazia parte da atualização eliminá-lo. Passei então a usar o Ubuntu Software Center apenas.

Pelo visto estou equivocado. Putz.... Mais de ano já passou e nunca reparei nisso.... :/

Boa sorte aí.