Driver de Video Intel

Iniciado por leigoLinux, 06 de Agosto de 2014, 17:59

tópico anterior - próximo tópico

leigoLinux

Pessoal estou com uma duvida extrema. Eu tenho ubuntu 14.04 64 bits instalado aqui, com placa de video Intel Sandy Bridge Hd 3000. Eu tenho alguns jogos da steam instalados aqui e sempre percebi que os graficos ficam meio opacos, com cores não tao vivas e a qualidade grafica não fica 100%. Só percebi que o desempenho da minha placa de video não tem o desempenho total no linux, pois tive que instalar o windows para atualizar o Android do meu smartphone sony xperia E dual. Incrivel não? Não atualizava a versão do android pelo proprio smartphone e so poderia atualizar pelo software da sony que só tem suporte para windows. Um sistema unix que so tem software para windows ou mac. Absurdo isto. Nem pelo wine deu certo, pq quando desligava o smartphone para continuar o procedimento o wine fechava. Então instalei o windows 7, não tive escolha. E aproveitei e instalei os jogos por 1 dia para ver o desempenho. E a qualidade grafica do meu notebook, nos mesmo jogos que tenho instalado no meu ubuntu, tem um desempenho grafico muito superior. Mesmo aumentando a qualidade grafica no jogo não fica com muito desempenho, no ubuntu. Então eu so contei esta historia pq percebi que minha placa de video so tenho otimo desempenho no windows 7 e no ubuntu não. Então instalei o Intel Graphics Installer para atualizar o driver de video do ubuntu para uma versão mais atual. E nada de melhoras. Atualizei a versão do kernel para 3.16 pois estava a padrao do ubuntu e nada de melhoras. Alguem sabe como configurar ou o que instalar para ter o maximo desempenho grafico da video no ubuntu? Pq sinceramente não quero instalar o windows para jogar.
Obs.: Eu so estou com o ubuntu agora, e a resolução dele ta no maximo igual a que  foi detectado no windows. O computador funciona normalmente, so para os jogos que o grafico não fica perfeito, mas fica jogavel. Se alguem conseguir me ajudar, agradeceria.

delhmc

Olá, boa noite... Seria bom você formatar o seu texto (Estruture-o em forma de parágrafos) pra ficar melhor da gente ler, ok? rs vlw!

JuarezFranco

Eu tenho alguns jogos da steam e uns outros que rodo pelo wine. Aqui os da steam acho até mais real doq no do windows. O procedimento que fiz quando formatei meu note foi instalar o drivers de video da seguinte maneira.

1º adiciona o repositório de drivers de video
Citarsudo add-apt-repository ppa:oibaf/graphics-drivers

2º passo é entrar na área de suporte e downloads do site da intel. E lá vai ter o drivers para linux. Baixe a versão 64 bits que é seu caso. É um arquivo .deb. Portando ao executado vai abrir a central de aplicativos. Se não adicionar o repositório acima vai apresentar um erro ao abrir a central de apps
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Anderson_Coelho

Nesses jogos que você está comparando o desempenho no Ubuntu e no Windows, você está usando o Wine?

No meu caso aqui, tenho uma APU da AMD e os jogos que tentei rodar no Wine ficaram bem piores que no Windows, mas o desempenho de vídeo é semelhante nos dois sistemas. Pode ser configuração do Wine também, se for o caso.

Citação de: delhmc online 06 de Agosto de 2014, 19:26
Olá, boa noite... Seria bom você formatar o seu texto (Estruture-o em forma de parágrafos) pra ficar melhor da gente ler, ok? rs vlw!

Sem querer ser chato, mas essa dica é boa mesmo.

leigoLinux

Desculpem por escrever um texto grande demais e com nenhuma formatação.
 Eu segui o procedimento de instalação dos drivers com o comando citado abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:oibaf/graphics-drivers

Agora o driver da intel eu não entendi, pois instalei o "Intel Graphics Installer" , executei-o e reiniciei o notebook. Apenas este sistema já deveria encontrar o driver mais atual da intel e ja instalar.
 Ainda assim os graficos não estão 100%.
 Se tiverem mais dicas eu agradeço.

Obs.: Não estou usando o wine, apenas instalei o steam para linux e os jogos pela propria ferramenta steam.

JuarezFranco

Após dar esse comando

Eu baixei o driver do site aqui nesse link.
https://01.org/linuxgraphics/downloads

No seu caso procure um link com esse nome "Graphics Installer 1.0.6 for Ubuntu* 14.04, 64-bit"
Senti diferença.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

leigoLinux

Isto eu ja havia feito,

Mas infelizmente, não surtiu diferença.

O interessante que no windows, o grafico fica muito superior. Eu não sou defensor do windows, e nem sou usuário mais, desde a versão 12.04 do ubuntu. Mas antes eu nunca havia tentado instalar jogos nele.
Agora que percebi que o steam esta com bastante jogos pra linux, eu resolvi baixar alguns, e alguns são ate online.
CitarO desempenho do jogo fica bom, mas as cores ficam opacas. Mesmo configurando o jogo na maximo do grafico que é possivel, não aparece sombras, não aparece alguns efeitos e as cores ficam opacas.

O básico eu fiz, to com o Ubuntu 14.04 todo atualizado, Intel Grafics 1.6 instalado, ate o kernel eu atualizei para a ultima versão 3.16 (baixa latencia).

Enfim, é isto. Mas não é por isto que vou deixar de utilizar o ubuntu.

leigoLinux

Estava pensando, eu não encontrei nenhuma ferramenta de ajuste grafico no linux.
No windows, existem ferramentas para intel, radeon, etc, sobre a configuração de qualidade grafica, cores, estes detalhes da placa grafica. Não sei especificar.

No linux tem esta ferramenta? Eu so encontrei a do linux para configurar resolução, estas coisas básicas, mas nada do video mesmo, aceleração grafica, nada disto.

irtigor

Voce provavelmente esta comparando bananas com maçãs, ou seja, no Windows o jogo roda com directx e no Ubuntu com opengl. Isso porque provavelmente são jogos feitos pro Windows e adaptados pra rodar no Linux, que não seja tudo exatamente igual é ate esperado.

----
Outra coisa, pelo que li sobre o assunto, geralmente é uma terceira parte que faz e mantêm o porte. Mais uma variável.

leigoLinux

Então o que tenho que fazer? OU não tem o que fazer?

É que pesquisei na internet mas não achei uma resposta satisfatoria, não tem muitos assuntos abordando isto, e as respostas para os problemas são geralmente parecidos.

Realmente eu sou novato no mundo dos jogos no linux. Sinceramente depois que começei a utilizar o ubuntu em 2012, removi o windows completamente e como percebi que não tinha jogos da steam pra linux entao nem tentei instalar via wine. Mas enfim, atualmente que tentei.

Resumindo, no momento não é possivel deixar os jogos do steam para linux com o mesmo desempenho e qualidade grafica que tenho no windows, é isto? Se for isto, pra mim tudo bem, eu entendo.

JuarezFranco

Qual jogo vc compro da steam? Aqui eu tenho CS 1.6 e acredite o gráfico é mt melhor doq o do janelas. Tenho tbm TDs os half lifes e jogo quase no full os gráficos. Mesma coisa q no janelas. Tenho team fortress, portal e CS source, esses são todos pra linux. Minha placa de video é intel HD( a mesma q a sua). Acho que seu problema pode n ser a placa fe video. Pode ser Oq o irtigor disse sobre o DirectX e OpenGL, mas os jogos q tenho n me dão dor de cabeca sem contar os jogos que rodo no wine. Flat out 2 medalha of honor 2010 e pes 2014.  

Meus jogos para linux : cs1.6, CS source, half life, half life source, half life2, hl2 ep1, hl2 ep2, portal, team fortress2.  Todos rodam com as mesmas configurações do windows

. Os half lifes e cs1.6 acho melhor no linux do que no windows

Sergio Benjamim

Citação de: leigoLinux online 07 de Agosto de 2014, 10:00
 Agora o driver da intel eu não entendi, pois instalei o "Intel Graphics Installer" , executei-o e reiniciei o notebook. Apenas este sistema já deveria encontrar o driver mais atual da intel e ja instalar.

O "driver" da Intel está embutido no próprio kernel Linux, se quer atualizar terá que atualizar o kernel inteiro, como você fez atualizando para o 3.16. Esse Intel Graphics Installer altera outros componentes do sistema.

Modificar o kernel padrão do sistema não é muito recomendável, principalmente esses kerneis novos pouco testados.

Citação de: leigoLinux online 07 de Agosto de 2014, 10:00

E não é recomendável ficar instalando PPA que altera componentes essenciais do seu sistema, como o Xorg e o Mesa (e foram eles atualizados, não o driver de vídeo).

Tenha em mente que Linux não é windows...
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

JuarezFranco

CitarE não é recomendável ficar instalando PPA que altera componentes essenciais do seu sistema, como o Xorg e o Mesa (e foram eles atualizados, não o driver de vídeo).

Então na vdd eu tive que adicionar esse PPA pra instalar o driver que baixei direto do site da intel. Sem ele na HR de instalar da um erro.

jkmsjq

Serei mais uma vez, o chato!

Jogos é Windows, e pronto!

Jogos no GNU/Linux, na sua maioria absoluta, é gambiarra.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Sergio Benjamim

Citação de: juarezfranco online 09 de Agosto de 2014, 15:36
CitarE não é recomendável ficar instalando PPA que altera componentes essenciais do seu sistema, como o Xorg e o Mesa (e foram eles atualizados, não o driver de vídeo).

Então na vdd eu tive que adicionar esse PPA pra instalar o driver que baixei direto do site da intel. Sem ele na HR de instalar da um erro.

Põe aspas nesse "driver". O driver da intel vem no kernel linux.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !