Instalar programas no Linux (ubuntu) é ainda uma tarefa complicada

Iniciado por Ro301, 23 de Junho de 2014, 10:10

tópico anterior - próximo tópico

Ro301

Olá,

Estou à espera de todas as criticas, principalmente do pessoal que acha que todos temos a obrigação de saber tudo o que eles sabem. Não é bem assim. Quando compramos um carro não precisamos de saber como funciona a máquina de diagnostico para sabermos o problema do carro. O sistema operativo assim como o carro foram feitos para o cidadão comum.

O Linux é ainda uma grande nave intergalactica a descobrir. Se antes só os super-homens tinham coragem de o explorar, hoje essa malta alimenta o espírito que até um cidadão comum o pode fazer. Será mesmo?

E para ajudar o cidadão comum temos criticas e "desenrasque-se"? Não, temos uma comunidade pronta a ensinar como tudo funciona. Depois é só apertar os cintos intergalaticos e ir para o infinito.

Pois bem, instalar software ainda é uma experiência desagradavelmente frustrante.

O modo mais fácil é através da central de programas. Para os antigos cidadãos da janela existe aqui uma semelhança. Contudo, nem sempre os programas que queremos baixar estão lá.

Então existem pelo menos duas "extensões" para o Ubuntu (pelo menos as que já me deparei):

RPM - ?????

TAR.BZ e TAR.BG - ????

Então à quem diga para ir a essa pasta (depois de baixada para a nossa nave) e procurar um ficheiro que diz "instalar". Supostamente é só seguir as instruções. Que fácil! Nada. Vem tudo em inglês e muitas vezes um texto enorme repleto de funções e passos.

Há então quem diga - Porra, cara instala via Dash! Só se encontrar esses códigos e mesmo assim já me aconteceu várias vezes dar erro. E o pior é que ficamos sem saber se ele instalou alguma coisa antes de dar erro. Então como limpo o que gravou?

No windows quando dava erro não instalava nada. E se instalava era muito fácil de ver.

Na nave linux é tudo diferente.

Então este tópico serve para aqueles que queiram abordar de forma simples este assunto que nos explique como instalar dos vários modos e desinstalar. Repito de modo simples. Imaginem que precisam de comunicar com outros seres, então usem vocabulário simples e não falem connosco como se fossemos experts de linux.

Bem, se visitasse-mos outros seres de outros planetas iríamos perguntar "Não tem marmelada para o pequeno almoço" e eles iam encolher os ombros. Talvez nem camas têm, nem casas nem WC. E mesmo no nosso querido e amado planeta terra existe tantas diferenças e hábitos culturais (mesmo dentro do nosso próprio Pais).

Então o problema de lidar com a diferença não deve ser um obstáculo, sem dúvida. Para quem quer conhecer mais deve estar aberto aos hábitos e filosofias do sistema Linux. Eu estou. Só fica difícil (mesmo muito) esta parte de instalação e desinstalação de software.

Tota

Ola

Realmente todo e qualquer sistema operacional demanda uma curva de aprendizado, e esta é mais ou menos complicada em decorrência do nível de conhecimentos em informática de cada um.

Leitura e estudos é um dever de cada usuário, já que qualquer utilização avançada requer obviamente conhecimentos avançados.

No caso do Linux, as centrais de programas, e instaladores de pacotes das distribuições são suficientes para um utilizador típico, não sendo requerido nenhum conhecimento prévio.

Em relação e comparação ao sistema Windows, o mais utilizado, nosso pinguim é infinitamente mais "fácil", visto já vir com uma coletânea selecionada de programas já instalados e funcionais, como os de escritório, redes, internet, fotos, filmes e midia, etc. que no "concorrente" demanda a compra de programas adicionais como o Office, e outros, que na maioria das vezes é até pirateado, dando mais trabalho ainda em suas instalações.

Isto posto, resolvi pesquisar no fórum e encontrei este excelente tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=24521.0

Tenho certeza que ele será um ponto de início a todos os que, como você, se interessam em conhecer com mais profundidade o sistema.

Estudos e treino do guia foca linux são também obrigatórios para qualquer ser de qualquer planeta, já que o universo GNU/Linux é um só.

Bons estudos.

[]'s

jkmsjq

Instalar aplicativos no Ubuntu é difícil...?  :o :o

Tem a Central de Programas do Ubuntu (tudo gráfico, nem no Windows tem isto!), Synaptic (precisa instalar previamente no Ubuntu) o próprio terminal (para quem assim o desejar, é claro!).

O que mais existe são pacotes já compilados na extensão .deb na internet. Para instalar basta apenas dar dois cliques em cima do arquivo, digitar a senha e pronto...!!!

Quanto aos pacotes .rpm, o Ubuntu não tem nada a ver com isto. Os pacotes do Ubuntu são .deb e não .rpm!

Agora é claro, se o usuário faz download de um aplicativo para ser compilado, não pode reclamar do sistema operacional, pois este, não tem culpa ou responsabilidade pela escolha que o desenvolvedor fez de disponibilizar um pacote para ser compilado!. Se o usuário assim o baixar, precisa se disponibilizar a aprender a realizar a compilação e instalação "na unha" do programa. Novamente, o Ubuntu não tem nada a ver com isto!

E como Tota já disse:

Citação de: Tota online 23 de Junho de 2014, 10:29
[...]

Estudos e treino do guia foca linux são também obrigatórios para qualquer ser de qualquer planeta, já que o universo GNU/Linux é um só.

Bons estudos.

[]'s

E só para terminar o texto: O Linux não é o Windows
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

garfo

Entendo que fora da Central de Programas as coisas ficam complicadas mesmo. Muitos usuários recém-chegados ao ubuntu vão direto pro Baixaki baixar programas pra linux, e caem do cavalo, pois a maioria dos programas lá são daqueles de compilar na mão. Eu já vi isso acontecer pessoalmente.  :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

rodrigo.miguel

O tempo gasto para escrever o tópico já daria pra aprender o mínimo necessário sobre o assunto discutido...

platao

Citação de: rodrigo.miguel online 23 de Junho de 2014, 19:24
O tempo gasto para escrever o tópico já daria pra aprender o mínimo necessário sobre o assunto discutido...

|+ 1
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

pylm69

Citação de: platao online 23 de Junho de 2014, 21:05

|+ 1
+2

Aliás, compilar algo em linux é infinitamente mais prático que compilar algo em windows, além de vc poder ativar, desativar coisas muito facilmente pois 90% dos desenvolvedores disponibilizam um configure pra fazer o trabalho pro usuário.
Rolling Release é o máximo \o/

Adriano R.N.

Eu estraguei meu hd com um tapa e tive que comprar um novo. Como meu filho está fazendo um curso de hardware resolvi manter o windows + gnu linux.

No janelas passei uma tarde inteira instalando driver's e programas, um a um, não aguentava mais aquele next > next > next > ...

Já no Xubuntu fiz assim...
Driver's (não instalei nenhum, os livres são ótimos para meu uso e reconheceu tudo de cara)

Aplicativos:
Usei um comando que escrevi há uns 5 ou 6 anos e que faço pequenas mudanças a cada instalação, com ele removi e instalei tudo de uma vez, veja o comando:

sudo apt-get remove --purge gnumeric* abiword* && sudo apt-get install xubuntu-restricted-extras faac faad flac icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264 arj smplayer devede vlc k3b sound-juicer soundconverter audacity winff p7zip-full p7zip-rar p7zip rar unrar unace-nonfree gufw openshot openshot-doc imagination kde-l10n-ptbr inkscape chromium-browser chromium-browser-l10n dvd95 pdfsam gparted preload cheese mixxx luciole luckybackup libreoffice libreoffice-java-common libreoffice-pdfimport libreoffice-presenter-console libreoffice-ogltrans keepassx stellarium samba hardinfo supertux xmoto gnome-games openarena openarena-data openarena-server skype portmap nfs-common nfs-kernel-server nfs-user-server

Como minha internet é uma carroça, fiz o comando antes de ir dormir e deixei o sistema trabalhar, no outro dia estava pronto.

Camarada, se você está com dificuldade, não é mais simples perguntar como que se instala?
Note que desperdício, você escreveu, escreveu, escreveu... e não perguntou nada que ajude de fato.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Anderson_Coelho

Pois é... é exatamente o que o Adriano R.N. disse.

Lembro de quando eu formatava um PC com Windows e tinha que ir na net baixar os programas um por um e instalá-los. Aliás, comparando com instalar programas no Linux, difícil é mexer com Windows Update e manter os programas atualizados.

No (X)Ubuntu eu simplesmente, depois de instalar o sistema, eu uso terminal, adiciono as PPA's que eu quero, dou um update e digito "sudo apt-install [programas]". O terminal é uma ferramenta sem igual para instalar programas, creio que ele deveria ser a opção primária de todos para essa tarefa.

asghan

Q coisa, o primeiro contato q tive com Linux foi o Sackware, internet discada na época e hj os caras dão "pitis" pq tem "um pouco" de dificuldade em usar Ubuntu, a distro mais fácil e prática, puts, não sei mais q mundo vivo.

Boa sorte autor de tópico e te sugiro mais calma e paciência, acho q o problema com a instalação não é muito haver com o sistema Linux.

Cara na boa, vai dar um rolê, esfrie a cabeça e tente novamente, quando tiver uma dúvida, entre no fórum e encontrará ótimos amigos para te ajudar.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

pylm69

Quem nunca teve problemas com internet no windows após instalação que atire a primeira pedra, principalmente com notebooks, onde nada era reconhecido, tive que usar um live linux pra baixar o driver .-.
Rolling Release é o máximo \o/

ankiris

Realmente alguns programas são disponibilizados apenas para compilação e fica muito tenso instalar, principalmente para um usuário comum. Tive grandes dificuldades para entender quão maravilhosa é a linha de comando no linux, uso Ubuntu há 9 meses e amei as facilidades do sistema, posso instalar 10 programas com um comando, atualizar também.

Nesses nove meses me deparei apenas com 2 ou três programas que só poderiam ser compilados e tinham enormes instruções, eram programas betas baseados na tecnologia do btc, então dá para dar um desconto.

Uma dica que eu dou para os iniciantes como eu... Estude o ubuntu, teste, divirta-se com ele, quanto mais você souber sobre seu sistema operacional mais tempo economizará.

Vale muito investir um pouco de tempo para estudar linux, quanto mais aprendo sobre esse sistema mais me encanto.

asghan

A diferença entre o sistema Linux e o proprietário é q vc faz parte do sistema, coisa q não acontece nos sistemas proprietários.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Ro301

Também acho. O tempo que você gastou para dar uma opinião sem nexo dava perfeitamente para limpar o seu quarto.

Ro301

Citação de: Adriano R.N. online 24 de Junho de 2014, 00:18
Eu estraguei meu hd com um tapa e tive que comprar um novo. Como meu filho está fazendo um curso de hardware resolvi manter o windows + gnu linux.

No janelas passei uma tarde inteira instalando driver's e programas, um a um, não aguentava mais aquele next > next > next > ...

Já no Xubuntu fiz assim...
Driver's (não instalei nenhum, os livres são ótimos para meu uso e reconheceu tudo de cara)

Aplicativos:
Usei um comando que escrevi há uns 5 ou 6 anos e que faço pequenas mudanças a cada instalação, com ele removi e instalei tudo de uma vez, veja o comando:

sudo apt-get remove --purge gnumeric* abiword* && sudo apt-get install xubuntu-restricted-extras faac faad flac icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264 arj smplayer devede vlc k3b sound-juicer soundconverter audacity winff p7zip-full p7zip-rar p7zip rar unrar unace-nonfree gufw openshot openshot-doc imagination kde-l10n-ptbr inkscape chromium-browser chromium-browser-l10n dvd95 pdfsam gparted preload cheese mixxx luciole luckybackup libreoffice libreoffice-java-common libreoffice-pdfimport libreoffice-presenter-console libreoffice-ogltrans keepassx stellarium samba hardinfo supertux xmoto gnome-games openarena openarena-data openarena-server skype portmap nfs-common nfs-kernel-server nfs-user-server

Como minha internet é uma carroça, fiz o comando antes de ir dormir e deixei o sistema trabalhar, no outro dia estava pronto.

Camarada, se você está com dificuldade, não é mais simples perguntar como que se instala?
Note que desperdício, você escreveu, escreveu, escreveu... e não perguntou nada que ajude de fato.

Desde já agradeço a sua opinião.

Em relação a eu ter escrito, escrito e escrito é porque gosto de escrever, escrever, escrever. Não é nenhum sacrifício para mim. Não vejo como desperdício de tempo escrever. Desperdício de tempo é algo muito discutível.

Você deve ter muitos gostos que para mim podem ser desperdício de tempo.

Agora em relação ao que escrevi não estar a perguntar nada isso tem a ver com a interpretação. Quem não tem hábitos de leitura pode não encontrar nada num grande texto como num pequeno texto.

Também é verdade que as pessoas se assustam em ler na internet. De maneira que lhes cansa.

Não querendo cansa-lo mais, veja o lado do texto de uma forma interactiva, curiosa e participativa. Ao invés de pensar que procuro a formula mecânica da resposta.