Partição e segurança na DeepWeb

Iniciado por BrunoConte, 02 de Abril de 2014, 01:41

tópico anterior - próximo tópico

BrunoConte

Olá, este é meu primeiro post aqui, então desde já peço perdão por alguma (ou muitas falhas) e erros de iniciante.

Bom, quero adentrar ao mundo do Linux. Já li algumas coisas a respeito, o guia do iniciante, baixei a versao LTS do Ubuntu 12.04 (vejo que em breve será lançada outra LTS).

Gostaria de conhecer a deepweb e pelo que li, a melhor coisa a se fazer é acessá-la usando o Linux. Tentei instalar o Ubuntu da forma que li no guia do iniciante: criando 3 partições. E aí já começaram os problemas.

Não sei porque, mas meu HDD já tem 2 partições primárias: a primeira de 100mb e a segunda com o restante do HDD (com o windows 7 instalado). Embora ao ver somente o "(C:)" no "meu computador". Desta forma, foi impossível de particinar o HDD em mais 3 partições primárias (Home, /, swap), visto que só são possíveis 4.

A primeira pergunta é: o que seria mais seguro de se fazer para acessar a deepweb, sem que tenha acesso às minhas informações um usuário mal intencionado (se é que me entendem)?:
1 - Formatar o HDD, excluindo a primeira partição e assim instalar primeiramente o ubuntu com suas 3 partições e na quarta instalar o windows (quero evitar de ter q fazer isso)?; ou
2- Criar somente duas partições (ou uma) primária e o resto virtual? Qual deveria ser primária e qual deveria ser a virtual?; ou
3- Usar o Tails através de um CD/pen-drive?; ou
4- Usar o Ubuntu através de um CD/pen-drive?

Segunda pergunta: É melhor usar uma versão LTS ou a mais atual possível (para a questão da DW)?
Terceira pergunta: Posso acessar os dados que estão na partição do windows através do Ubuntu? Se sim, é seguro (para a questão da DW)? Como negar o acesso? Se não, como posso ter acesso?
Quarta pergunta: É seguro usar minha rede de casa com o Ubuntu para acessar a DW, existe alguma forma de rastreamento? Visto que o Ubuntu possui um anti-virus e firewall muito bons (como já li a respeito)?

Se alguém tiver algum site bacana que fale sobre o assunto de DW, eu agradeceria caso me fosse recomendado. Coisas sobre segurança, primeiros passos, algum forum dentro da DW ou aqui na surface que seja pra ajudar iniciantes...

Veja que o foco aqui não é uma dúvida sobre DW e sim sobre Ubuntu.

Espero que o texto tenha ficado claro, no local certo, não esteja repetido e que eu não tenha cometido muitos erros  :P

Agradeço desde já quem leu e mais ainda se alguém puder ajudar ;D

Tota

Citação de: BrunoConte online 02 de Abril de 2014, 01:41
Gostaria de conhecer a deepweb e pelo que li, a melhor coisa a se fazer é acessá-la usando o Linux.

A deepweb não depende de sistema operacional. Ela utiliza o protocolo html comum à Internet. A diferença é apenas nos pacotes utilizados para acesso anônimo à rede.

Não sei porque, mas meu HDD já tem 2 partições primárias: a primeira de 100mb e a segunda com o restante do HDD (com o windows 7 instalado). Embora ao ver somente o "(C:)" no "meu computador". Desta forma, foi impossível de particinar o HDD em mais 3 partições primárias (Home, /, swap), visto que só são possíveis 4.

Seu HD vem com uma partição de recuperação e ela é "invisível" quando procura por ela no Windows.

A primeira pergunta é: o que seria mais seguro de se fazer para acessar a deepweb, sem que tenha acesso às minhas informações um usuário mal intencionado (se é que me entendem)?:

A deep web não é pensada para invadirem sua máquina (dá para fazer) mas sim você ter acesso anônimo à rede ( o que é impossível de se fazer sem deixar "rastros")

1 - Formatar o HDD, excluindo a primeira partição e assim instalar primeiramente o ubuntu com suas 3 partições e na quarta instalar o windows (quero evitar de ter q fazer isso)?; ou
2- Criar somente duas partições (ou uma) primária e o resto virtual? Qual deveria ser primária e qual deveria ser a virtual?; ou
3- Usar o Tails através de um CD/pen-drive?; ou
4- Usar o Ubuntu através de um CD/pen-drive?

Se ainda não tem bons conhecimentos em informática fique com a opção 4 que listou por pelo menos dois s tres meses para conhecer o sistema.
Instale no windows o programa unetbootin e grave a ISO do Ubuntu no pendrive usando o programa. Seu pendrive deve ter no mínimo 4 gigas (8 é melhor) para poder usar o modo de persistência (verá ao instalar) e preservar os dados novos que instalar no pendrive como o onion, programa para acessar a dw.

Segunda pergunta: É melhor usar uma versão LTS ou a mais atual possível (para a questão da DW)?

Tanto faz, como já explicado acima

Terceira pergunta: Posso acessar os dados que estão na partição do windows através do Ubuntu? Se sim, é seguro (para a questão da DW)? Como negar o acesso? Se não, como posso ter acesso?

Pode sem problemas. Não tem nada a ver com a deepweb como já dissemos.

Quarta pergunta: É seguro usar minha rede de casa com o Ubuntu para acessar a DW, existe alguma forma de rastreamento? Visto que o Ubuntu possui um anti-virus e firewall muito bons (como já li a respeito)?

Sim, existem formas de rastreamento que ficam do outro lado da rede. Ao ligar sua maquina na rede, o seu provedor lhe dá um numero IP, e este é guardado nos computadores do provedor, com data e hora do acesso até o desligamento da rede. Se você cometer algum crime, violar as leis de seu país, ou fizer coisas que seu provedor não permita, o numero IP e o mac address de sua placa de rede servirão de prova que sua maquina acessou tal site em tal horário em tal dia.

Com isto a policia pode apreender seu HD e fazer uma varredura nele para recuperar os arquivos ilegais. ( e não adianta deletar do HD, seus dados continuam lá, sendo preciso técnicas especiais para remover sem deixar "rastros").

Como pode ver, anonimidade na Internet é uma falácia.

A deep web é apenas um local da rede onde poderá encontrar várias coisa ilegais, como produzir uma bomba, trafico de drogas, etc, coisas que podem ser acessadas por qualquer browser, afinal, quem não deve não teme, não é mesmo?

Um conselho? Não faça nada na deep web que não faria com seu navegador "normal".

O Ubuntu não utiliza nem precisa de anti vírus, não existem vírus para o GNU/Linux (pelo menos recentemente)

Firewall não bloqueia invasões pela deep web.

Se alguém tiver algum site bacana que fale sobre o assunto de DW, eu agradeceria caso me fosse recomendado. Coisas sobre segurança, primeiros passos, algum fórum dentro da DW ou aqui na surface que seja pra ajudar iniciantes...

Um google para deep web já deverá responder a 90% de suas duvidas sobre ela.

http://www.ebc.com.br/tecnologia/2013/08/deep-web-riscos-e-usos-possiveis

Boa sorte.

BrunoConte

Bom, creio eu ter sanado todas as minhas dúvidas. Mas quando me refiro à invasões e acesso aos meu dados, quero dizer o seguinte: eu clicar sem querer em algum link que seja uma isca, que propicie alguém a tentar invadir o PC. Se o cara conseguir, não quero que ele possa fazer algo, nem tampouco ver meus dados pessoais ou colocar algum cookie ou sei lá o que. Já rodei o Google inteiro a respeito de DW e ainda não encontrei conteúdo suficiente pra fazer com que eu a acesse de forma confiante e segura.

E outra, se sem querer clico em algum link que seja proibido? Vou preso? Não quero deixar rastros. Não me entenda mal, não busco por conteúdo ilícito. Talvez alguns livros sobre teorias de conspiração? Na verdade quero conhecer o que tem por lá, e é isso que me preocupa: clicar em algum lugar proibido.

Sei que para eliminar os rastros, só formatar não adianta, pois fisicamente os dados ainda existem lá, portanto ele precisa ser sobre-escrito (em parte, pode ser comparado a uma desfragmentação), me corrija se estiver errado.

Agradeço muito a paciência, atenção e ajuda que me deste, Tota  ;D

DIFUNTO666

Olá, não responderei sobre a deepweb pois não a conheço então não tenho o que dizer, mas sobre o particionamento do HD eu posso, reparei que você esta tentando particionar um HD já particionado e isso não vai funcionar. Você pode virtualizar um HD no próprio windows, usar o Virtual Box ou usar um software que faz essa partição com o HD já particionado, um que uso mas não comprei e nem uso craqueado é o minitool partition wizard, ele é pago mas você pode particionar um HD normalmente com o trial dele, só que se você quiser juntar as partições você tem 2 opções, ou compra o software ou procure um outro que faça o mesmo free pois se você incentivar a pirataria não estará prejudicando somente aquele cara que deu um duro danado para fazer aquele software para alimentar a família, também prejudicará o linux pois se todos usam outras SO com softwares craqueados, o que vai motivar aos programadores de faze softwares para o linux e ganhar dinheiro nele se ninguém usa o linux? "Para que vou usar um sistema operacional que não tem o programa que preciso e ainda com crack?" Esse é o pensamento do povo infelizmente, mas concordo que o linux não é tão amigável ao usuário que mal sabe utilizar um mouse, se um dia eu aprender a desenvolver SO vou fazer um linux que seja muito fácil ao usuário ou lançar um Ubuntu novo melhorado =P

bom, um abraço o/

Tota

Citação de: BrunoConte online 02 de Abril de 2014, 22:57
Bom, creio eu ter sanado todas as minhas dúvidas. Mas quando me refiro à invasões e acesso aos meu dados, quero dizer o seguinte: eu clicar sem querer em algum link que seja uma isca, que propicie alguém a tentar invadir o PC. Se o cara conseguir, não quero que ele possa fazer algo, nem tampouco ver meus dados pessoais ou colocar algum cookie ou sei lá o que. Já rodei o Google inteiro a respeito de DW e ainda não encontrei conteúdo suficiente pra fazer com que eu a acesse de forma confiante e segura.

A forma segura (pelo menos e menos insegura possível) é usar a conta convidado no Linux e/ou criar uma conta convidado (sem privilégio algum) no Windows.

Com isto, nada é gravado no seu disco, e se o for, no momento do logout tudo é apagado. além disto, pelo sistema de permissões do GNU/Linux, os seus dados pessoais são todos preservados, já que o convidado não tem permissão de alterar seus arquivos.

A única forma 100% segura de acesso à rede é não acessar a rede, mas isto é paranoia, certo?

E outra, se sem querer clico em algum link que seja proibido? Vou preso? Não quero deixar rastros. Não me entenda mal, não busco por conteúdo ilícito. Talvez alguns livros sobre teorias de conspiração? Na verdade quero conhecer o que tem por lá, e é isso que me preocupa: clicar em algum lugar proibido.

Na verdade não é bem assim. Não é clicar que vai levar você para a cadeia. Baixar para sua maquina sim, é um problema.

Os provedores mantêm um log de sua navegação, e seu browser guarda um cache de sua navegação, mas você tem suas liberdades civis, ou seja, pode navegar e ir aonde quiser. Já participar de chats de pedofilia, baixar conteúdo ilegal para seus arquivos, etc, isto já viola algumas formas de conduta, senão legais pelo menos morais.

Para conhecer a dw, basta navegar nela (não vai ver nada de especial), pois só sabendo onde procurar é que encontrará "ilicitudes".  Não basta abrir o browser e sair clicando. A coisa no "underground" funciona de forma diferente.

É preciso entrar na parte obscura da Usenet, ficar logado com o povo de lá, nas salas corretas, fazer amizades e depois alguém vai escrever para você:

Vá ao site //13.123.134.xxx e procure a imagem acima a direita. No texto da imagem clique na letra "A" e você vai ser redirecionado para outra tela. Lá clique no "til" e use a senha xxxxx.

Aí sim, você vai realmente entrar na deep web.

Fiz muito disto, já fui cracker em meio-período, não com propósitos ilegais, mas porque estudava código de máquina e engenharia reversa. Nunca vendi ou forneci códigos a quem quer que seja.

Espero ter dado uma idéia do proceso.

Sei que para eliminar os rastros, só formatar não adianta, pois fisicamente os dados ainda existem lá, portanto ele precisa ser sobre-escrito (em parte, pode ser comparado a uma desfragmentação), me corrija se estiver errado.

Não é bem assim, só sobrescrever também não remove os dados gravados "por baixo", existem técnicas que recuperam estes arquivos sobrescritos. Para não se recuperar nada, só pegando o hd e destruindo com uma marreta. Mas isto também é paranoia...

Mão à obra: Instale o Ubuntu num pendrive com modo persistente, depois de instalado entre no sistema e instale o tor e o onion (se o firefox não estiver instalado faça a instalação também) Tutorial aqui => http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/01/como-instalar-e-configurar-o-tor-no-ubuntu-para-navegar-como-anonimo.html

Navegue na quase anonimidade ( Já que o tor não o levará à deep web), observado tudo o que já foi comentado. Não há nenhuma pirataria ou ilicitude agindo desta forma.

[]'s

Tota

Citação de: DIFUNTO666 online 03 de Abril de 2014, 10:11
... mas sobre o particionamento do HD eu posso, reparei que você esta tentando particionar um HD já particionado e isso não vai funcionar....

Como não? Você não usa um programa trial que faz isto? Se ele faz isto, como não funcionar?

O próprio Windows possui um "Gerenciador de discos", e nele é perfeitamente possível se mover ou redimensionar uma partição para se criar outras. Inclusive ele é extremamente amigável, pois basta clicar na lateral da partição e arrastar com o mouse para o tamanho desejado.

Veja uma explicação aqui => http://canaltech.com.br/tutorial/software/Como-redimensionar-uma-particao-no-Windows-7/

É bem básica, mas dá uma idéia do processo.

Creio que você usou um programa trial à toa....

Quanto a "crack", "crackear", etc. nem vou comentar...

[]'s