Dúvida e problema com compartilhamento de partição com windows.

Iniciado por ThalyssonVieira, 25 de Fevereiro de 2014, 08:50

tópico anterior - próximo tópico

ThalyssonVieira

Olá pessoal! Sou um "meio novato", já uso o Ubuntu a um tempo, e desta vez particionei meu HD em três: em uma partição está o Ubuntu 12.04, na outra o Windows 8 e a terceira é destinada a meus arquivos.

Ai acontece o seguinte: se eu estiver no ubuntu e criar um arquivo ou copia-lo na minha partição de arquivos, quando eu estiver no Windows 8 não consigo ver ou ter acesso aos arquivos criados. Já o contrário ocorre sem problemas, ou seja, quando estou no windows e crio um arquivo na partição de arquivos posso acessar este arquivo quando estou no ubuntu.

A partição de Arquivos está no formato NTFS.

Valeu!

galactus

É simples, o Windows não reconhece partições do Linux, na verdade seus vários sistemas de arquivos: ext2, ext3 , ext4 , XFS e etc...
Mas, como você já percebeu, o Ubuntu reconhece o NTFS e o FAT32.

Existia um programa experimental para fazer o Windows reconhecer ext3 , mas não sei se ainda existe ou se o seu desenvolvimento parou.

Então é preciso fazer algumas escolhas. Vai usar uma partição NTFS para os seus dados onde os dois sistemas podem ter acesso?  Ou fazer cópias eventuais de dados do Ubuntu para a partição do Windows, para ler dentro do Windows?

Lembrando que o Ubuntu não pode desfragmentar e nem corrigir erros de montagem ou desmontagem do NTFS.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

rmlazzari

Talvez minha questão caiba nesse tópico... é assim: tenho 2 HDs de 500GB cada num desktop, chamado RENATO-DESKTOP, que só tem o Ubuntu. Ambos estão formatados para ext4.

Em um HD a que o Ubuntu chamou de "Computador" (que no Windows seria o C:), tem o SO e as aplicações. No outro, agora chamado de "Estante", (antigamente era D:) tenho um monte de filmes. Tenho, também, perto do televisor, um notebook chamado "Leda-PC" que tem saída HDMI, prá moçada assistir aos filmes do volume "Estante" direto na TV. Esse notebook usa o Windows 7. E por fim tenho mais um outro PC desktop (usando WinXP) chamado "Gabriel-PC" que a pessoa gostaria de acessar esses filmes. Todos os três estão numa rede padrão do Windows, chamada "WORKGROUP".

Do meu desktop eu enxergo os dois computadores com Windows, e acesso o que houver nas pastas compartilhadas deles, mas nenhum deles consegue acessar os filmes daqui. Ambos enxergam o Renato-desktop, enxergam que há a pasta Filmes nesse Renato-desktop mas não conseguem ver os arquivos.

A propósito é isso que tenho feito como gambiarra: como do "Renato-desktop" tenho acesso ao "Gabriel-PC" (que tem o XP), copio o filme para a pasta compartilhada deste, e como este acessa o "Leda-PC", copio do Gabriel para Leda e, ufa!... consigo assistir na TV.

Ah, sim, todo mundo vê a pasta "Filmes" no Renato-desktop porque no compartilhamento de pastas do Nautilus eu setei para que essa pasta seja compartilhada, inclusive por anônimos.

O que já tentei:

1 - Instalei o Samba no Renato-desktop e alterei o SMB.conf para reconhecer redes Windows.

2 - Setei as pastas dentro da pasta Filmes como compartilhadas também e elas também são enxergadas pelo Windows mas não como sub-pastas e sim como se não estivessem dentro da Filmes, como se estivessem na mesma linha hierárquica. (Uma dúvida: sub-pasta herda automaticamente as permissões da pasta-pai? Será que apenas redundei quando setei as permissões às sub-pastas e aos filmes?). Só não setei os arquivos dentro das pastas porque não encontrei a opção "Compartilhamento de rede local" para arquivos. Encontrei, em "Propriedades" desses arquivos algo parecido: em "Proprietário" há um misterioso "Eu"... "Eu, quem?", me pergunto... Em "Grupo" está "renato" e tenho opções para adm, cdrom, dip, lpadmin, plugdev, renato (default), sambashare e sudo. Não há o grupo "WORKGROUP". Não quis mexer nada nessas propriedades de arquivos por não saber exatamente o que eu estaria fazendo.

Será que o Windows não vê os arquivos daqui porque os HDs são ext4? Ou será que eu não estou sabendo compartilhar direito? Como li em algum lugar que o Linux não se dá muito bem com os nomes longos ou com espaços, e esses arquivos têm nomes Windows (por exemplo, a pasta "Filmes\12 Angry Men - 1957" contém o arquivo "12 Angry Men - 1957.mkv"), será que fica impossível para os PCs Windows lerem os HDs Ubuntu?

Obs.: Em ambos os PCs com Windows a mensagem é a mesma: "O Windows não pode acessar \\RENATO-DESKTOP\Filmes".
E obs2.: Os donos dos PCs não querem mudar para Ubuntu, pelo menos por enquanto... Tem um que nem do XP quer sair, hehe...