Será que o Ubuntu vai rodar bem no meu PC antigo (Celeron D 3.46 GHz, 1 GB RAM)?

Iniciado por Adriano Silva, 19 de Dezembro de 2014, 00:50

tópico anterior - próximo tópico

Adriano Silva

Prezados, tenho um pc antigo (Celeron D 3.46 GHz, 1 GB RAM) que tá pedindo arrego no windows 7. Vou formatá-lo pra ver se consigo ressuscitá-lo, e estive pensando em instalar Linux. Quero que o computador funcione decentemente, por isso minha dúvida, com essa configuração dá pra rodar bem o ubuntu ou seria melhor outra versão mais leve?

galactus

Se ficar no Ubuntu:

Primeira opção: Lubuntu 32 bits 12.04!

Segunda opção: Xubuntu 32bits 12.04!

Se fosse minha esta máquina: Debian 7 + LXDE + JFS + Kernel 486!

Veja, este processador overclocka fácil, mas mesmo aos 4.4GHz ele não consegue executar vídeos 1080p direito! Tem placa de vídeo dedicada? Não pode colocar mais memória, subir pra 2GB? A coisa vai ficar feia se quiser fazer um monte de coisas, vai ter que ser uma de cada vez!

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

rjbgbo

Uso o lubuntu 14.04lts de 32bits em um notebook como essa configuração, e por incrível que pareça até roda mais estável que o unity 14.04lts 32bits em um duo-core de 4gb de ram
mas, veja os browsers cada vez sugam mais dos pcs.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

alevian

Uso em um assim - no caso, um HP a6010br, velho de guerra.
Tô no 12.04 com Gnome ainda, mas ele roda bem o Xubuntu 14.04.

Uma limitação frequente, por exemplo, é fechar o navegador, se abrir muitas janelas do Firefox.

No geral, para navegação, pequenas planilhas, textos e coisas assim rodará bem.

Como o colega disse, se quiser investir uns R$60,00 para dobrar a memória, pode ter um ganho de performance interessante
Se estiver em São Paulo, próximo à Santa Efigênia, acha fácil 1Gb por esse preço. Apenas tome o cuidado de usar boas marcas, a mesma frequência e o mesmo tipo.
Linux User 586375

Adriano Silva

Obrigado pelas respostas.

A placa de vídeo é integrada, e não vou colocar mais memória porque daqui a uns meses vou comprar um notebook. Só quero que ele sobreviva mais um tempo sem travamentos, que tornaram-se uma constante agora.

Sou leigo em Linux, sempre usei windows. E depois que comprar o note vou doar o pc para uma tia que tem noções esparsas de informática. Então o SO tem que ser bem amigável, de preferência o mais parecido possível com windows.

Estou em dúvida entre o Lubuntu e o Xubuntu. Um dos aplicativos obrigatórios será um software CAD, uso o AutoCAD 2014 nesse pc e ele roda sem travar em 2D, desde que não tenha mais nada em execução. Quando instalar o Linux vou instalar também o DraftSight ou outro similar, nesse caso o que seria melhor, XFCE ou LXDE?

Em relação aos browsers, qual deles é o mais leve? Poderiam também me indicar um antivírus?

Obrigado pela atenção.

galactus

Citação de: Adriano Silva online 20 de Dezembro de 2014, 02:52
Obrigado pelas respostas.

A placa de vídeo é integrada, e não vou colocar mais memória porque daqui a uns meses vou comprar um notebook. Só quero que ele sobreviva mais um tempo sem travamentos, que tornaram-se uma constante agora.

Sou leigo em Linux, sempre usei windows. E depois que comprar o note vou doar o pc para uma tia que tem noções esparsas de informática. Então o SO tem que ser bem amigável, de preferência o mais parecido possível com windows.

Estou em dúvida entre o Lubuntu e o Xubuntu. Um dos aplicativos obrigatórios será um software CAD, uso o AutoCAD 2014 nesse pc e ele roda sem travar em 2D, desde que não tenha mais nada em execução. Quando instalar o Linux vou instalar também o DraftSight ou outro similar, nesse caso o que seria melhor, XFCE ou LXDE?

Em relação aos browsers, qual deles é o mais leve? Poderiam também me indicar um antivírus?

Obrigado pela atenção.

Nossa, vocês gostam de tirar leite de pedra mesmo! AutoCAD 2014 nesta máquina.....    :o :o :o

Acho que o AutoCAD 2014 não vai rolar não, se funcionar é pelo Wine, dá uma olhada no site do Wine para a versões suportadas do AutoCAD: https://appdb.winehq.org/appview.php?appId=86

Dá uma olhada nas alternativas livres: http://askubuntu.com/questions/121528/how-to-get-autocad-working-with-wine

Vai ser uma curva de aprendizado muito grande em pouco tempo, o ambiente gráfico mais parecido com o Windows sua máquina não aguenta, que seria o KDE.
Testa o LXDE primeiro, depois o XFCE para ver qual você se adapta melhor. Baixa os Live-CDs 32bits e testa.

Dos navegadores modernos e atualizados com as novas tecnologias da web, o Opera 26 é o mais leve disparado. Pode baixar direto do site deles mesmo.

Não precisa de Antivírus no Linux, só se for escanear arquivos do Windows. 

Mais uma vez, a sua curva de aprendizado será muito grande em pouco tempo, se desliga das coisas do Windows, Linux não é Windows! Tem muita coisa diferente.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

jkmsjq

Para DraftSight, use a versão 12.04. Pelo que eu saiba, a versão 14.04 ainda não é compatível.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Anderson_Coelho

Que eu saiba o Draftsight não terá mais suporte para sistemas 32 bits, funcionando apenas em 64 bits incluindo o Ubuntu 14.04.

Como já foi citado, o que consome muita memória RAM hoje são os navegadores. Recomendo que você teste dois para ver se consegue se adaptar: o Qupzilla e Pale Moon. O primeiro é mais leve e simples, o segundo é uma "otimização" do Firefox, muito completo e mais leve que Firefox e Chrome. Dica: em navegadores use alguma extensão que bloqueia flash de rodar automaticamente, como o Flashblock para Firefox/Pale Moon. Isso pode deixar a navegação mais rápida em algumas páginas.

Adriano Silva

Vou tentar o xubuntu, se conseguir rodar bem vou ficar com ele mesmo.

Obrigado a todos pela atenção.