Avast - como configurar no Ubuntu e outro problema encontrado ...

Iniciado por arcanjoebc, 17 de Dezembro de 2013, 19:12

tópico anterior - próximo tópico

arcanjoebc

Amigos do forum, resolvi fazer uma atualização da dica já encontrada aqui, a meu modo e etc ...

Abra um terminal (sei que tem muita gente que detesta isso, mas é mais fácil): na pesquisa no computador, digitar a palavra "terminal" e clicar no ícone correspondente com esse nome. Irá abrir uma janela de modo texto, digite:

$ pwd
resultado no meu caso "/home/Area de Trabalho/"
Mude para a pasta do usuário, da seguinte forma

$ cd ~
$ pwd    e aparecerá:

/home/usuario/

No lugar de "usuário" estará o nome de seu usuário, o que destes quando instalastes o Ubuntu. Bom, precisas saber se existe uma pasta oculta chamada ".avast". As pastas ocultas no linux começam com "." (ponto final) então digite o seguinte comando para verificar se a pasta existe:

$ ls -la

Veja no resultado se a pasta existe. Se existir, a delete assim:

$ sudo rm -rf .avast

se não existir continue daqui para baixo:

$ sudo gedit /etc/init.d/rcS

Antes do comando chamado "exec" coloque a seguinte linha:

echo 128000000 >/proc/sys/kernel/shmmax
exec

Salve o arquivo e reinicie a máquina para dar resultado.

Entre no avast e faça a atualização sem problemas, lembrando de conseguir uma licença free, clicando na tela quando esta aparecer.

Bem, no meu caso funcionou, atualizei o Avast e rodei o anti-vírus no meu HD-Externo Samsung, assim:

$ sudo avastgui

Porém, quando encontrou o vírus em um arquivo do tipo .ISO, não pode renomear e passar para a quarentena, não sei o porquê, aliás, especulo ... talvez seja por causa das permissões, mas com meus conhecimentos pequenos, não pude fazer nada, por isso, pergunto: tem que executar como root, em vez do comando sudo? Levei uma tarde fazendo o teste, para o Avast não poder abrir a .ISO, renomeá-la e colocá-la na quarentena, o que faço para não perder mais tempo?

Everaldo

P.S.: aliás, achei estranho, mas é uma .ISO do Slackware, terei que perder a imagem?

zekkerj

CitarPorém, quando encontrou o vírus em um arquivo do tipo .ISO, não pode renomear e passar para a quarentena, não sei o porquê
Simples. O arquivo ISO é uma imagem de CDROM e o CDROM é somente leitura. Não tem como renomear ou mover arquivos.

Se for uma ISO do Linux, é muito provável que seja um alarme falso.

Aliás, pra quê vc quer o Avast no Linux?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

jkmsjq

Citação de: arcanjoebc online 17 de Dezembro de 2013, 19:12
[...] é uma .ISO do Slackware, [...]

Sendo um arquivo .iso de uma distro GNU/Linux, baixada do site oficial do projeto: relaxa! Falso positivo... :D
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

selvaking

Citação de: zekkerj online 17 de Dezembro de 2013, 23:01
Aliás, pra quê vc quer o Avast no Linux?

Tbm tenho interesse em ver esta pergunta do zekkerj respondida.
;)
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

arcanjoebc

Citação de: jkmsjq online 18 de Dezembro de 2013, 12:13
Citação de: arcanjoebc online 17 de Dezembro de 2013, 19:12
[...] é uma .ISO do Slackware, [...]

Sendo um arquivo .iso de uma distro GNU/Linux, baixada do site oficial do projeto: relaxa! Falso positivo... :D

Copiei as imagens .ISO para a partição do Ubuntu e o avast funcionou, porém, não manda os vírus encontrados para a quarentena. Achei que fosse um problema com as permissões do HD Externo, e passei o comando "sudo chown -R everaldo.everaldo /media/everaldo/samsung , mas não resolveu. então tentei executar o Avast assim, pelo terminal:

$ sudo avastgui

Ele foi até achar os vírus, mas deu a mesma mensagem, que coloco abaixo, pois o Avast permite criar um arquivo "log.txt" contendo informações:

12:22:48: An error occured in avast! engine: A operação não é suportada para este tipo de arquivo.
12:22:48: Não foi possível renomear o arquivo '/media/everaldo/SAMSUNG/Dados-HD/backup-linux/Docs-linux/company-fenix/400milhoes.part1.rar/Mulheres.rar/Mulheres/Mulheres/Sexo Feminino/heloisa.txt' para '/home/everaldo/.avast/chest/000010.'
12:22:48: Não foi possível mover o arquivo '/media/everaldo/SAMSUNG/Dados-HD/backup-linux/Docs-linux/company-fenix/400milhoes.part1.rar/Mulheres.rar/Mulheres/Mulheres/Sexo Feminino/heloisa.txt' para a Quarentena.
18:35:14: An error occured in avast! engine: A operação não é suportada para este tipo de arquivo.
18:35:14: Não foi possível renomear o arquivo '/media/everaldo/SAMSUNG/Dados-HD/backup-linux/Docs-linux/company-fenix/400milhoes.part1.rar/Mulheres.rar/Mulheres/Mulheres/Sexo Feminino/heloisa.txt' para '/home/everaldo/.avast/chest/000010.'
18:35:14: Não foi possível mover o arquivo '/media/everaldo/SAMSUNG/Dados-HD/backup-linux/Docs-linux/company-fenix/400milhoes.part1.rar/Mulheres.rar/Mulheres/Mulheres/Sexo Feminino/heloisa.txt' para a Quarentena.

Esses arquivos são endereços para enviar e-mails ... mas o trabalho que fiz nunca dera resultado ... o caso é que não sei o que fazer, podem me ajudar?

Everaldo

zekkerj

Veja só, vc está encontrando arquivos suspeitos de virus dentro de arquivos compactados. Eliminar esses virus exige alterar o compactado, o que está além da capacidade do seu AV.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D