Verificação de Senhas

Iniciado por alissones, 19 de Dezembro de 2013, 23:17

tópico anterior - próximo tópico

alissones

Boa noite a todos.

Meu nome é Alisson e moro na cidade de Diamantina. Sou analista de TI em uma empresa naqual não direi o nome por questões de privacidade e ética profissional.

O que estou querendo fazer, pode soar um pouco estranho a princípio, mas que será justificaddo ao final.

Na empresa, todos os desktops, são windows 7 e todos os servidores são linux, sendo 8 ubuntu server 13.10, 3 debian 6 e 1 fedora 16.

Ao dar suporte a uma funconária, vi que a mesma possui a senha: "123456", e percebi que parece ter mais funcionários com esta mesma senha.

Então estou querendo fazer o seguinte: Verificar quais são os usuários que possuem senha fracas e bloqueá-los de forma que ele me procurem e eu os force a trocar por uma senha mais forte.

Minha idéia é a seguinte: executar uma aplicação que busque num arquivo texto uma série de senhas não permitidas, compare com a senha de todos os usuários, e me mostre aqueles que tem senha igual a alguma do arquivo texto.

123456
12345
1234
senha
password
123456789
12345678
1234567890
abc123

Não preciso saber a senha do usuário, só preciso saber se a senha dele é fraca.

Alguém pode me ajudar?

zekkerj

Não tem nada de estranho no seu pedido, verificação de força das senhas é uma prática comum.
Só acho que antes de iniciar isso, você deve se precaver com uma autorização de seus superiores, pois tal prática pode ser considerada abusiva.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

alissones

Eu já tenho a autorização... em toda empresa que começo a trabalhar, sempre executo 2 tarefas inicias: