Problema na instalação do Ubuntu

Iniciado por Anderson Varela, 24 de Novembro de 2013, 17:26

tópico anterior - próximo tópico

Anderson Varela

Estou tentando instalar o ubuntu a partir de uma partição no pen drive dando boot dentro do Windows 8, o problema é que o ubuntu não carrega e aparece a mensagem "ubuntu/winboot/wubildr.mbr" e um código "0xc000007b". Alguém por favor sabe como resolver este problema, gravei o ISO  e criei a partição a partir do Winboot...

ragazzid

Olá amigo, só para confirmar, você quer instalar o ubuntu no seu pendrive, certo?
--- RagazziD ---

Anderson Varela

Não no Drive eu já instalei o problema é quando inicio o computador e tento inicializar com o ubuntu, daí os erros aprecem...

ragazzid

Então você conseguiu instalar o ubuntu no pendrive certo?
"ubuntu/winboot/wubildr.mbr" e um código "0xc000007b".

isso ai acontece quando o boot não está certo, então vamos por partes

O Windows 8 só inicializa com boot UEFI, o ubuntu vai inicializar com os 2, porém você tem que configurar eles.

Você quer manter o boot do pendrive no pendrive sem alterar qualquer coisa no Windows 8, certo?

Para arrumar o boot no pendrive vc tem q rodar um live do ubuntu e reparar a partição apenas do PENDRIVE (provavelmente seu sdb), ai quando você escolher o pendrive para inicializar deve rodar tudo certinho, sabe reparar o boot do pendrive?
--- RagazziD ---

Anderson Varela

Inicialmente eu quero manter o Windows mas posteriormente migrar de vez para o ubuntu.

Eu não sei bem reparar, me fala como é?

ragazzid

Perfeito, portanto não faça NADA no sda (considerando que esse seja a seu HD com Windows)

Você tem 2 opções:
  1
Reinstalar o ubuntu no pendrive e selecionando o sdb como unidade a receber o bootloader

2
Leia esse tutorial:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Recuperando-GRUB-do-Ubuntu

e execute-o porém, você deve ter em mente que quando digitar o fdisk -l a partição Windows não vai aparecer pq o Windows 8 usa UEFI e o fdisk não suporta isso, considerando que as modificações que você vai fazer são apenas no pendrive, isso não vai importar.

Para executar o boot no HD você deve desabilitar o UEFI e habilitar o Legacy Boot (você faz isso na bios) e quando quiser o Windows você volta pra UEFI, tem como deixar o ubuntu como UEFI, porém há risco de prejudicar sua partição do Windows... mas segue o tutorial para deixar o ubuntu com o UEFI boot:

$ sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install boot-repair

9. Depois de instalado, basta executar o boot-repair e clicar em "Recommended repair".

Se lhe for questionado:
"The boot of your PC is in Legacy mode. You may want to retry after changing it to EFI mode?"
Responda: "YES"

Ele também irá solicitar que copie e cole alguns comandos no terminal, faça isso.

10. No final de todo o processo, reinicie o PC e o GRUB 2 deverá aparecer como gestor de boot.

Obs.: aqui, depois deste processo, voltei a desligar o "LEGACY MODE" e ligar o "SECURE BOOT", e tudo funciona perfeitamente.

parte de: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Dual-boot-UEFI-Ubuntu-e-Windows-8
--- RagazziD ---

Tota

Citação de: Anderson Varela online 24 de Novembro de 2013, 17:26
Estou tentando instalar o ubuntu a partir de uma partição no pen drive dando boot dentro do Windows 8, o problema é que o ubuntu não carrega e aparece a mensagem "ubuntu/winboot/wubildr.mbr" e um código "0xc000007b". Alguém por favor sabe como resolver este problema, gravei o ISO  e criei a partição a partir do Winboot...

Ola

Você esta tentando instalar o Ubuntu via wuby, o que, para a versão 13.x do Ubuntu não é a mais apropriada.

Ou voce usa o Ubuntu aartir de um dvd/pendrive ou faz dualboot.

O wuby não é mais desenvolvido pelos mantenedores e dá problemas de conflito com o windows 8 e uefi

http://askubuntu.com/questions/240299/installing-ubuntu-besides-windows-8

Seumerro está descrito aqui=> http://askubuntu.com/questions/211281/cannot-boot-wubi-installed-ubuntu-with-windows-8