Qual a melhor versão para usar em Lice CD?

Iniciado por pedrovbb, 01 de Junho de 2013, 18:00

tópico anterior - próximo tópico

pedrovbb

Então pessoal, desculpem por qualquer coisa, pois é meu 1º post, mas pesquisei e não achei uma resposta satisfatória.
Eu quero o seguinte: uma distro para usar em live-cd perfeitamente, pois meu objetivo é usar em Live-CD para testar o hardware (se tem problemas), fazer backup dos arquivos e etc, então preciso de uma distro/versão que permita que eu use o poder do terminal/aplicativos padrão e que seja rápida (tenha um bom desempenho sem travamentos, já que estarei rodando a partir do CD).
Usava a versão 10.10 (última versão sem unity), pois fiz um teste com a versão 12.04 do Ubuntu, mas aparentemente o Unity é um pouco pesado. Porém vi análises informando que a nova versão (13.04) está mais leve e mais rápida. Outra versão que eu estava testando era a Gnome-shell remix (12.04, também sem unity).

Ou posso continuar usando versões antigas, como a 10.10 ou a gnome-shell remix sem receio de serem versões antigas e que continuará funcionando normalmente sem problemas?  ::)

wizardkof

eu tenho até hoje um USB de 8GB da versão ubuntu 12.04 e uso ele normalmente com aquela opção de salvar todos os dados e configurações com unity 2D normalmente, não se se pra voce serve como resposta mas é isso.
No caso usando CD mesmo as configurações seriam perdidas.

jkmsjq

Qualquer distro rodando em LiveCD rodará lenta. Isso porque a velocidade de acesso aos dados no CD é mais lenta do que diretamente no HD ou mesmo num pendrive.

Portanto, o mais indicado seria instalar em um Live Pendrive, aí sim, rodaria normalmente, além de ter a opção de salvar as alterações realizadas no S.O. no próprio pendrive.

LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

EdvaldoSCruz

Citação de: pedrovbb online 01 de Junho de 2013, 18:00
..............................................................Usava a versão 10.10 (última versão sem unity), pois fiz um teste com a versão 12.04 do Ubuntu, mas aparentemente o Unity é um pouco pesado. Porém vi análises informando que a nova versão (13.04) está mais leve e mais rápida. Outra versão que eu estava testando era a Gnome-shell remix (12.04, também sem unity).

Ou posso continuar usando versões antigas, como a 10.10 ou a gnome-shell remix sem receio de serem versões antigas e que continuará funcionando normalmente sem problemas?  ::)

A versão 12.04 PP LTS é pesada, por ter suporte de 5 anos, já a versão 13.04 não é LTS e por isso é mais leve e o suporte é bem curto.

Quanto a usar versões antigas, você tem o livre arbítrio de usá-las, mas não há suporte para elas.

É a mesma coisa você ter um carro DeLorean hoje em dia, mas não há suporte (peças e nem mecânico que consiga consertar, caso queira).

Entendeu  :o
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

pedrovbb

Obrigado pelas respostas, mas vamos lá...

Citação de: wizardkof online 01 de Junho de 2013, 18:06
eu tenho até hoje um USB de 8GB da versão ubuntu 12.04 e uso ele normalmente com aquela opção de salvar todos os dados e configurações com unity 2D normalmente, não se se pra voce serve como resposta mas é isso.
No caso usando CD mesmo as configurações seriam perdidas.
Citação de: jkmsjq online 01 de Junho de 2013, 18:38
Qualquer distro rodando em LiveCD rodará lenta. Isso porque a velocidade de acesso aos dados no CD é mais lenta do que diretamente no HD ou mesmo num pendrive.
Portanto, o mais indicado seria instalar em um Live Pendrive, aí sim, rodaria normalmente, além de ter a opção de salvar as alterações realizadas no S.O. no próprio pendrive.

Entendi o ponto de vista de vocês, e sei sobre a questão da velocidade de acesso ser menor usando um CD em vez de pendrive, o problema é que no meu caso preciso que seja um CD mesmo, por isso a pergunta.

-------------------//-------------------------//----------------------

Citação de: EdvaldoSCruz online 01 de Junho de 2013, 19:07
..............................................................Usava a versão 10.10 (última versão sem unity), pois fiz um teste com a versão 12.04 do Ubuntu, mas aparentemente o Unity é um pouco pesado. Porém vi análises informando que a nova versão (13.04) está mais leve e mais rápida. Outra versão que eu estava testando era a Gnome-shell remix (12.04, também sem unity).

A versão 12.04 PP LTS é pesada, por ter suporte de 5 anos, já a versão 13.04 não é LTS e por isso é mais leve e o suporte é bem curto.
Quanto a usar versões antigas, você tem o livre arbítrio de usá-las, mas não há suporte para elas.
É a mesma coisa você ter um carro DeLorean hoje em dia, mas não há suporte (peças e nem mecânico que consiga consertar, caso queira).

Entendi sim, não sabia sobre esse lance do LTS.  :o
Sendo assim, então quer dizer que em Live-CD a versão 13.04 se daria melhor que a versão 12.04, correto?
Com relação ao suporte, acho que no meu caso não faria diferença, já que o propósito que eu quero é para testar hardware e usar algumas aplicações, como o navegar na internet, fazer backup de arquivos e etc, não usar o sistema definitivamente. Então digamos que desconsiderando esse caso da falta de suporte, qual rodaria melhor pelo CD: 10.10 ou 13.04?

garfo

Citarqual rodaria melhor pelo CD: 10.10 ou 13.04?

A versão 10.10.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

zekkerj

Citação de: EdvaldoSCruz online 01 de Junho de 2013, 19:07

Cara, não tem absolutamente nada a ver a versão ser LTS com ser lenta ou pesada. Se a versão 12.04 é lenta, é pq os aplicativos que foram escolhidos pra ela pesam, não pq o suporte é de longo termo...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

pedrovbb

Mais alguém tem alguma opinião diferente dos demais até agora?
Pesquisei também sobre outras distros a achei o LinuxMint muito interessante, farei testes com ele também.

sigur

Na minha opinião, recomendo usar o Lubuntu pelo live CD.

EdvaldoSCruz

O SliTaz 4.0 ou o Lubuntu ;D
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

clodoaldops

pedrovbb

Citação de: sigur online 02 de Junho de 2013, 14:15
Citação de: EdvaldoSCruz online 02 de Junho de 2013, 14:45
O SliTaz 4.0 ou o Lubuntu ;D
Citação de: clodoaldops online 02 de Junho de 2013, 21:33
Citação de: sigur online 02 de Junho de 2013, 14:15

+1

Obrigado pela resposta de vocês, então testarei o Lubuntu também.
Mas uma coisa: em relação ao terminal e/ou funções básicas, como copiar arquivos de uma partição para outra pelo Live-CD, muda alguma coisa? (Desconsiderando a interface, é claro). Os comando do terminal mudam de uma distro para outra? Alguma tem mais "poder" do que outra no quesito eficiência?

clodoaldops

Lubuntu é o "ubuntu ligth", é o ubuntu c/ desktop lxde que é bem mais leve e roda bem até com 512mb/ram, o modo de usar é o mesmo do ubuntu.

filipe donato

Pensando em uma distro que seja leve para que vc possa fazer backups ou testar hardware:
Linux mint 14 ou 15 com xfce
Pois o xfce é mais leve que o unity e por ser o Mint a distro já vem com alguns codecs instalados permitindo a execução de algum vídeo ou música caso precise. Como é baseada em ubuntu vc ficará bem familiarizado com ela.
Geralmente uso essa distro em um pen drive, mas com kde em vez do xfce, por ser bem flexível funcionado em pc's com menos recursos gráfico até um com recursos melhores (lembrando que o xfce é mais leve que kde).

pedrovbb

Citação de: filipe donato online 03 de Junho de 2013, 21:02
Pensando em uma distro que seja leve para que vc possa fazer backups ou testar hardware:
Linux mint 14 ou 15 com xfce
Pois o xfce é mais leve que o unity e por ser o Mint a distro já vem com alguns codecs instalados permitindo a execução de algum vídeo ou música caso precise. Como é baseada em ubuntu vc ficará bem familiarizado com ela.
Geralmente uso essa distro em um pen drive, mas com kde em vez do xfce, por ser bem flexível funcionado em pc's com menos recursos gráfico até um com recursos melhores (lembrando que o xfce é mais leve que kde).

Bela resposta a sua amigo!
É justamente o que tenho notado, baixei e estou testando no momento o LinuxMint15 versão MATE, pois pelo o que li, no meu caso é melhor que a Canonical, mas corrija-me se estiver errado. Até o momento tem me agradado.