Desempenho do software... [Resolvido]

Iniciado por feeble, 27 de Abril de 2013, 19:55

tópico anterior - próximo tópico

feeble

Olá!

Meu primeiro contato com o linux foi em um Tele centro  aqui da cidade em 2009, a primeira vista não gostei muito do Ubuntu, mas depois de um tempo percebi que além de ter uma interface muito mais do que agradável, é seguro também.

Bom, atualmente eu tenho certas limitações e não posso utilizar o Ubuntu em minha máquina pessoal. O Ubuntu parece consumir muito do hardware, trava muito, tenho tido muitos problemas, mas mesmo assim uso ele, por que é simplesmente magnifico.

mas o que me levou a me cadastrar no fórum foram as seguintes perguntas:

* É possível diminuir esse consumo direto do hardware da minha máquina?

* Por que os programas no Ubuntu pesam o dobro que em outras distros?

* Por que apartir do Ubuntu 12.04 o sistema passou a ter bastantes problemas com instalações de programas, plugins...?

Se alguém puder me dar uma resposta detalhada de como posso usar o Ubuntu de uma maneira mais agradável em minha máquina seria de extrema ajuda.

EdvaldoSCruz

Citação de: feeble online 27 de Abril de 2013, 19:55
Olá!

Meu primeiro contato com o linux foi em um Tele centro  aqui da cidade em 2009, a primeira vista não gostei muito do Ubuntu, mas depois de um tempo percebi que além de ter uma interface muito mais do que agradável, é seguro também.

Bom, atualmente eu tenho certas limitações e não posso utilizar o Ubuntu em minha máquina pessoal. O Ubuntu parece consumir muito do hardware, trava muito, tenho tido muitos problemas, mas mesmo assim uso ele, por que é simplesmente magnifico.

mas o que me levou a me cadastrar no fórum foram as seguintes perguntas:

* É possível diminuir esse consumo direto do hardware da minha máquina?

* Por que os programas no Ubuntu pesam o dobro que em outras distros?

* Por que apartir do Ubuntu 12.04 o sistema passou a ter bastantes problemas com instalações de programas, plugins...?

Se alguém puder me dar uma resposta detalhada de como posso usar o Ubuntu de uma maneira mais agradável em minha máquina seria de extrema ajuda.

Seu computador é fraquinho, clique aqui então: Como instalar o KDE no Ubuntu, remover o Unity,Gnome & Otimizar o sistema
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

NBPX

Poste a configuração do seu computador para podermos avaliar o problema.

Talvez o seu problema de lentidão esteja relacionado a uma instalação via Wubi. Uma instalação dedicada é mais rápida. Experimente o Ubuntu 13.04 que está mais rápido também. Desabilitar a transparência e o desfoque da Unity também pode ajudar.

Eu já tive vários problemas de lentidão e acabei resolvendo com uma instalação nova e fazendo as coisas que disse acima.

Em último caso você poderia considerar a hipótese de usar algum ambiente gráfico mais leve que a Unity.

feeble

Bom pessoal... Obrigado por responderem, cara eu só posso dizer que adoro o Ubuntu simplesmente é magnifico, mas desinstalei ele ontém infelizmente, por que realmente depois que o Gnome ganhou essa nova interface... Ficou meio complicado sabe, mas minha máquina não é tão ruim, os requisitos são:

HD de 500gb

Memória RAM: 3gb(utilizável:2,74gb)

Processador:  Intel Core i3 2.13GHz

Sistema operacional de 32bits

Desejo muito usar o Ubuntu, o Windows é definitivamente fechado, não possui um design muito bom, tem que se preocupar muito com segurança... Já o Ubuntu... É muito bonito, perfeito, porém lento atualmente... O gedit é perfeito para programar HTML e CSS por identificar a linguagem e destacar as tags. O Ubuntu é simplesmente magnifico, mas ele realmente não roda bem em minha máquina, eu tenho o cd do 10.04, na época em que a empresa responsável pelo sistema distribuia gratuitamente, instalei ele, mas mesmo assim o Ubuntu continua relamente lento... Acho que minha máquina é configurada para Windows, não sei se é bem isso, mas acho que tem algo a ver com a configuração do hardware por que minha máquina veio com o Windows Seven Home Premium... A propósito, é um notebook da CCE.

NBPX

Melhor que o meu notebook em vários aspectos. Não entendo o porque de estar lento. Você fez o que eu disse acimar?

Qual a sua placa gráfica?

feeble

Citação de: NBPX online 28 de Abril de 2013, 13:39
Melhor que o meu notebook em vários aspectos. Não entendo o porque de estar lento. Você fez o que eu disse acimar?

Qual a sua placa gráfica?

Cara... No Windows, quando formatado, ele instala uma atualização chamada "Intel HD Grafics" que permite com que o sistema use uma boa resolução, e melhora o desempenho do hardware.

Me disseram que Esse Intel HD Grafics é o driver da placa gráfica, mas não sei se o Ubuntu instala esse atributo, não entendo muito, não sei manipular bem o sistema.

Raul Liota da Rosa

Porque você não instalou a versão 64bits?

feeble

Citação de: Raul Liota da Rosa online 28 de Abril de 2013, 14:12

É possível instalar um sistema 64bits em um pc 32bits?

Ou isso não é relativo ao tipo de hardware?

Arthur Bernardes

Amigo, se aparecer um Intel Core i3, que não suporte 64 Bits, eu pago pra ver.

NBPX

Citação de: feeble online 28 de Abril de 2013, 14:30

Se o nosso amigo acima estiver certo o seu Core i3 é de 64bits. Se for então pode instalar um sistema de 64bits.

No Linux eu não tenho certeza, mas no Windows a versão de 64bits permite usar mais memória RAM do que a de 32 bits. Mais memória disponível deve melhorar o desempenho das aplicações e do sistema.

Para tirarmos a dúvida digite no terminal (Ctrl+Alt+T)  sudo lshw -C cpu e cole aqui a saída. Este comando vai exibir informações sobre seu processador.

Mas eu acho que o problema pode estar relacionado ao chip gráfico. Intel HD Graphics é o chip gráfíco ou placa de vídeo (falando de uma maneira grosseira) e talvez seja também o nome do respectivo driver. O Driver é um "software" utilizado para controlar um hardware.

feeble

Citação de: NBPX online 28 de Abril de 2013, 15:58
Citação de: feeble online 28 de Abril de 2013, 14:30

Se o nosso amigo acima estiver certo o seu Core i3 é de 64bits. Se for então pode instalar um sistema de 64bits.

No Linux eu não tenho certeza, mas no Windows a versão de 64bits permite usar mais memória RAM do que a de 32 bits. Mais memória disponível deve melhorar o desempenho das aplicações e do sistema.

Para tirarmos a dúvida digite no terminal (Ctrl+Alt+T)  sudo lshw -C cpu e cole aqui a saída. Este comando vai exibir informações sobre seu processador.

Mas eu acho que o problema pode estar relacionado ao chip gráfico. Intel HD Graphics é o chip gráfíco ou placa de vídeo (falando de uma maneira grosseira) e talvez seja também o nome do respectivo driver. O Driver é um "software" utilizado para controlar um hardware.

A resposta foi a seguinte:

*-cpu:0                 
       description: CPU
       product: Intel(R) Core(TM) i3 CPU       M 330  @ 2.13GHz
       vendor: Intel Corp.
       physical id: 4
       bus info: cpu@0
       version: 6.5.2
       serial: 0002-0652-0000-0000-0000-0000
       slot: CPU 1
       size: 933MHz
       capacity: 3200MHz
       width: 64 bits
       clock: 133MHz
       capabilities: boot fpu fpu_exception wp vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe nx rdtscp x86-64 constant_tsc arch_perfmon pebs bts xtopology nonstop_tsc aperfmperf pni dtes64 monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm sse4_1 sse4_2 popcnt lahf_lm arat tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid cpufreq
       configuration: id=5
     *-logicalcpu:0
          description: Logical CPU
          physical id: 5.1
          capabilities: logical
     *-logicalcpu:1
          physical id: 5.2
     *-logicalcpu:2
          physical id: 5.3
     *-logicalcpu:3
          physical id: 5.4
     *-logicalcpu:4
          physical id: 5.5
     *-logicalcpu:5
          physical id: 5.6
     *-logicalcpu:6
          physical id: 5.7
     *-logicalcpu:7
          physical id: 5.8
     *-logicalcpu:8
          physical id: 5.9
     *-logicalcpu:9
          physical id: 5.a
     *-logicalcpu:10
          physical id: 5.b
     *-logicalcpu:11
          physical id: 5.c
     *-logicalcpu:12
          physical id: 5.d
     *-logicalcpu:13
          physical id: 5.e
     *-logicalcpu:14
          physical id: 5.f
     *-logicalcpu:15
          physical id: 5.10
  *-cpu:1
       physical id: 1
       bus info: cpu@1
       version: 6.5.2
       serial: 0002-0652-0000-0000-0000-0000
       size: 933MHz
       capacity: 933MHz
       capabilities: vmx ht cpufreq
       configuration: id=5
     *-logicalcpu:0
          physical id: 5.1
     *-logicalcpu:1
          physical id: 5.2
     *-logicalcpu:2
          physical id: 5.3
     *-logicalcpu:3
          physical id: 5.4
     *-logicalcpu:4
          physical id: 5.5
     *-logicalcpu:5
          physical id: 5.6
     *-logicalcpu:6
          physical id: 5.7
     *-logicalcpu:7
          physical id: 5.8
     *-logicalcpu:8
          physical id: 5.9
     *-logicalcpu:9
          physical id: 5.a
     *-logicalcpu:10
          physical id: 5.b
     *-logicalcpu:11
          physical id: 5.c
     *-logicalcpu:12
          physical id: 5.d
     *-logicalcpu:13
          physical id: 5.e
     *-logicalcpu:14
          physical id: 5.f
     *-logicalcpu:15
          physical id: 5.10

Raul Liota da Rosa

Todo processador que tiver mais de um core é 64bits, pois a tecnologia 32bits não consegue gerenciar mais de um core.

No caso do feeble o problema não é nem reconhecer mais memória, pois ele 3GB de memória e isso um SO de 32bits reconhece perfeitamente, mas o que pode estar afetando o desempenho é justamente porque o sistema 32bits não consegue gerenciar mais de um core, caso do i3, que tem mais de um core, sendo assim ele deve estar sobrecarregando um core e não utilizando outro direito. Sendo assim eu aconselho a instalar um SO 64bits.

Lembrando não adianta instalar um SO 64bits e usar programas 32bits, pois esses programas não gerenciados corretamente, e assim utilizaram muito processamento.

clodoaldops

Notebook de minha filha (ci3 + 3gb/ram + 320gb/hd + plava-video-Intel) tem LinuxMint-13-MATE-32bits instalada em dual-boot com W7HB, funcionando perfeitamente e sem nenhuma lentidão!

NBPX

feeble

Tudo bem, mas a questão é... O que fazer?

O desempenho do Ubuntu comparado ao desempenho do Windows 7 em minha máquina é uma super diferença, outra coisa que notei, é que a máquina sobreaquece muito com o Linux, já com o Windows, ele sobreaquece, mas logo depois resfria novamente.

Li todas respostas, mas no final a questão é... O que fazer?

Obs: Instalei o Ubuntu 10.04, e creio que o cd enviado pela Canonical(quando ela distribuia gratuitamente) é uma versão 64bits, por que a resposta do comando "sudo lshw -C cpu" mostra width:64bits.

vale lembrar também, que instalei o Ubuntu 10.04 por questão de conforto, essa nova interface gráfica do Ubuntu... complicado.

Em Drivers de hardware, o sistema não mostra nenhum driver instalado e nem pesquisa os mesmos.

Se eu mudar para o Kubuntu(nunca experimentei KDE) ficaria melhor? Muda alguma coisa?

O Ubuntu 12.04 e 12.10 tem um desempenho pior ainda, leva alguns segundos para abrir um programa. Ex: Mozilla Firefox.