Quando será que a AMD vai resolver fazer drivers de verdade para o Linux?

Iniciado por HugoC, 31 de Março de 2013, 02:50

tópico anterior - próximo tópico

irtigor

Os dois textos mostram exatamente o que falei:

-- A versão disponível por padrão no ubuntu não é muito boa (o 12.04 padrão é impraticável pra quem tem intel HD e quer jogar).
-- Desempenho realmente ruim em alguns cenários (o que obviamente puxa o "total de desempenho" pra baixo).

Sergio Benjamim

Citação de: irtigor online 02 de Abril de 2013, 11:22
Os dois textos mostram exatamente o que falei:

-- A versão disponível por padrão no ubuntu não é muito boa (o 12.04 padrão é impraticável pra quem tem intel HD e quer jogar).
-- Desempenho realmente ruim em alguns cenários (o que obviamente puxa o "total de desempenho" pra baixo).

É, bem que eu estranhei os testes dos links, deve ser isso mesmo. Tem que testar com os drivers atualizados, inclusive a Intel disponibilizou um instalador gráfico para esses drivers, eu estou testando.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

irtigor

Eu até acho que o phoronix tem um conteúdo interessante, mas tem que tomar muito cuidado (o autor sempre teve uma tendência ao exagero).

hugoleal85

No primeiro link que indiquei o comparativo é entre Windows 7 X Ubuntu 12.04. Já no segundo link o comparativo é entre Windows 8 X Ubuntu 13.04. Em ambos o Windows obteve desempenho superior, sendo assim não é simplesmente uma questão de atualização de drivers.

No meu PC com Intel Core i5 Sandy Bridge + Windows 7 é possível jogar o Thrine 2. Tentei a mesma coisa com várias distros Linux e não consegui rodar o game.

Como disse antes, acho muito improvável que a limitação esteja no Linux. Penso que o problema está realmente nos drivers para o pinguim (ou na necessidade de alguma otimização, tal qual o permitido pelo directx no Windows).

Assim que drivers mais recentes + Wayland e o Mir estiverem disponíveis farei um novo teste (e tenho certeza que o resultado deverá ser bem diferente).

Se alguém por aqui com um Core i5 Sandy Bridge conseguir rodar o Thrine 2 de forma nativa no Linux, favor indicar o caminho utilizado.

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

irtigor

Eu posso fornecer um exemplo, vou assumir que é relevante estatisticamente (bateria, melhor e pior resultado removido):

OpenArena v0.8.5, na resolução ideal do aparelho: Windows 3% melhor.
OpenArena v0.8.5, fora da resolução ideal do aparelho: Windows 25% melhor.

Comparei com 13.04+git, que realmente usa a ultima versão dos programas, diferente do 13.04 normal -- mas não sei se ele usou as flags que são usadas no pacote padrão, por exemplo.

Basicamente, eu aceito o que está nos gráficos (apesar de não conter todas as informações necessárias), mas discordo do método/conclusões.

--------
O titulo é um bom exemplo de exagero, que leva à conclusões precipitadas, a mostra não tem um bom tamanho pra apoiar a afirmação. Dá pra dizer que - aceitando o método - no aparelho testado, na média, o Windows teve uma melhor desempenho que o Ubuntu 13.04, e só.

irtigor

Voltando a falar da AMD, eles liberaram código que vai possibilitar o uso da decodificação por hardware com o driver aberto.

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=amd_opensource_uvd&num=1

nomade

Citação de: irtigor online 03 de Abril de 2013, 20:28
Voltando a falar da AMD, eles liberaram código que vai possibilitar o uso da decodificação por hardware com o driver aberto.

Cara, muito bom isso!
Ubuntu Studio 22.04 LTS

stonebit

Citação de: clodoaldops online 01 de Abril de 2013, 13:32
-minha nvidia-gt240 funciona muito bem com ubuntu, mint, mageia e fedora
-isso pesou muito na época em que comprei o pc
-pra min é intel ou nvidia
-qdo vejo amd/ati passo longe

Nunca tive problemas com processadores amd e placa de video ati
Alem de ser barata me ajuda muito nas edições e em alguns jogos (no windows)
so comecei a ter problemas quando passei a usar o ubuntu mais nada que afete gravimente o funcionamento do sistema.
nao largo a AMD pois nunca me decepcionou e é bem mais barata. Intel e Nvidia são otimas mais precisar desenbolsar $$ xD
tambem nao largo o ubuntu =D nem que eu tenha q usar um Geforce FX hehehe

mais vem de cada um , eu dou preferencia a AMD
CPU: AMD Phenom II X4 965BE      RAM: 8GB DDR3 1800 Corsair Platinum
GPU: ATI Radeon HD6670 DDR3    S.0: Ubuntu 12.10 x64 Dual boot Windows 7 x64

haereticus

Citação de: stonebit online 11 de Abril de 2013, 11:39
Citação de: clodoaldops online 01 de Abril de 2013, 13:32
-minha nvidia-gt240 funciona muito bem com ubuntu, mint, mageia e fedora
-isso pesou muito na época em que comprei o pc
-pra min é intel ou nvidia
-qdo vejo amd/ati passo longe

Nunca tive problemas com processadores amd e placa de video ati
Alem de ser barata me ajuda muito nas edições e em alguns jogos (no windows)
so comecei a ter problemas quando passei a usar o ubuntu mais nada que afete gravimente o funcionamento do sistema.
nao largo a AMD pois nunca me decepcionou e é bem mais barata. Intel e Nvidia são otimas mais precisar desenbolsar $$ xD
tambem nao largo o ubuntu =D nem que eu tenha q usar um Geforce FX hehehe

mais vem de cada um , eu dou preferencia a AMD

+1

Meu note é 100% AMD.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

hugoleal85

Parece-me que a AMD voltou a acelerar seu ciclo de desenvolvimento para o pinguim, haja vista os últimos lançamentos de drivers para a arquitetura livre. Entretanto não há como negar que o nível dos drivers dos concorrentes, especialmente os da Intel, ainda são bem superiores aos dela.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

rudregues

Citação de: irtigor online 03 de Abril de 2013, 20:28

Li essa matéria http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/04/amd-libera-drivers-para-decodificacao-de-video-em-maquinas-com-linux.html e cheguei nesse tópico aqui do fórum após pesquisar. Mas tenho algumas dúvidas:
-Tenho um Lenovo G475, ele possui uma APU e-350 ( placa gráfica 6310m) e de acordo com o que li, a parte do UVD dele nunca funcionou direito no linux. É possível que a qualidade do driver aberto melhore e supere o fechado por isso? Essa liberação de código vai ajudar a melhorar os drivers de qualquer placa da AMD ou apenas algumas placas? Alguém sabe onde posso acompanhar o desenvolvimento dos drivers com esse novo código?
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

rudregues

Citação de: rudregues online 12 de Abril de 2013, 11:49
Essa liberação de código vai ajudar a melhorar os drivers de qualquer placa da AMD ou apenas algumas placas?
Consegui encontrar (em inglês) uma resposta parcial: http://www.engadget.com/2013/04/03/amd-open-source-UVD-driver/ 
Serão as Radeon HD 4000 até 7000, mas não fica claro se as de notebook (que terminam com m) estão nessa listagem ou apenas desktop.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.